• Redação Galileu
Atualizado em
Perder habilidade de voar foi um grande benefício para as formigas (Foto: Egor Kamelev/Pexels)

Perder habilidade de voar foi um grande benefício para as formigas (Foto: Egor Kamelev/Pexels)

Se você acredita que formigas são fracas, está muito enganado. Esses insetos são capazes de transportar pesos bem maiores do que o seu próprio. E, segundo um estudo publicado na Frontiers of Zoology e realizado por cientistas do Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa, no Japão, e da Universidade de Sorbonne, na França, a razão para essa força pode estar conectada com o fato das formigas operárias terem perdido a habilidade de voar. 

"As formigas operárias evoluíram de insetos voadores", disse, em nota, o professor Evan Economo, que lidera a Unidade de Biodiversidade e Biocomplexidade da universidade japonesa. "Sempre presumimos que perder o voo ajudava a otimizar seus corpos para o trabalho no solo, mas temos muito que aprender sobre como isso é feito."

Ser capaz de voar pode ser um sonho comum entre as pessoas, mas a realidade do voo é que ele impõe fortes restrições à estrutura de um corpo. Nos insetos voadores, os músculos das asas ocupam a maior parte do tórax — às vezes mais de 50%. Isso significa que outros músculos, que são usados ​​para apoiar e mover a cabeça, as pernas e o abdômen, são contraídos e sofrem uma pressão maior.

Porém, segundo os pesquisadores, uma vez que as restrições de vôo são removidas, todo o espaço no tórax é liberado, permitindo que os músculos restantes se expandam e se reorganizem. Isso foi observado durante o estudo em 3D do esqueleto das formigas e de sua estrutura corporal. Seu tórax, parte central do corpo, hoje é mais robusto e aguenta muito mais peso.

Por outro lado, ao observar as vespas sem asas, os pesquisadores descobriram uma resposta completamente diferente à perda das asas. As vespas sem asas são solitárias e consomem os alimentos à medida que os encontram. As formigas, entretanto, fazem parte de uma colônia, uma sociedade complexa.

"Estamos interessados ​​em saber o que faz de uma formiga ser da forma que é e em entender as principais inovações por trás de seu sucesso", explicou o professor Economo. “Sabemos que um fator é a estrutura social, mas essa força individual é outro fator essencial”.