Saúde
 

Por Fernanda Montano


Como o leite materno ajuda a formar o paladar da criança (Foto: Thinkstock Photo) — Foto: Crescer
Como o leite materno ajuda a formar o paladar da criança (Foto: Thinkstock Photo) — Foto: Crescer

A amamentação costuma ser um fator de preocupação para as mães antes mesmo de o bebê nascer. E não é para menos. Afinal, o leite materno é o alimento mais completo que seu filho pode receber. Mas como ele é produzido? E se, depois que a criança nascer, a produção não for suficiente? Como estimular? Veja a seguir a resposta para seis perguntas comuns sobre a produção do leite materno.

1. A partir de que idade gestacional a prolactina, hormônio que estimula a produção do leite materno, entra em ação?
A prolactina é um hormônio produzido pela adeno-hipófise inclusive em mulheres não gestantes e até em homens. Durante a gravidez, a produção desse hormônio aumenta até 20 vezes em comparação ao período não gestacional. A ação começa a partir do segundo trimestre e, ao final da gravidez, a atividade tanto da prolactina quanto do lactogênio (outro hormônio, produzido na placenta) é tão intensa que a gestante só não produz leite antes do parto porque a alta taxa de estrogênio no organismo não permite. A prolactina interfere na disposição sexual da mulher, reduzindo a libido e ressecando a vagina. Esses efeitos podem ser sentidos com maior intensidade depois do parto, durante a amamentação.

+ Meu bebê não toma nenhum tipo de leite. Será que vai faltar cálcio? Como substituir? Discuta com outras mães no FÓRUM CRESCER.

2. Quando o colostro pode começar a vazar? É ruim se isso acontece antes do bebê nascer?
É absolutamente normal vazar líquido dos seios durante a gravidez. O colostro é produzido pelas mamas antes do leite materno. No final da gravidez, os seios já são capazes de produzir esse pré-leite rico em proteínas para o bebê. Em algumas mulheres, o colostro vaza bastante antes mesmo do parto, em outras ele nem dá sinal, o que também é absolutamente normal. Para evitar surpresas, saiba que o vazamento pode acontecer especialmente durante as relações sexuais, quando a liberação é estimulada. Pode ser desconfortável, mas você e seu parceiro não precisam se preocupar. Para não ficar com a roupa molhada, você pode usar absorventes para seios dentro do sutiã. Se preferir continuar usando o acessório durante a noite, será necessário dormir de sutiã. Caso não sinta o colostro pingando antes do nascimento do bebê, não se preocupe. Ele aparece poucas horas depois do parto, mesmo que a mãe não consiga vê-lo.

3. Quando o leite propriamente desce?
A descida do leite ou apojadura costuma ocorrer em torno do terceiro dia pós-parto. Até lá, o bebê pode ser saciado com o colostro. Quanto mais o bebê suga, mais a produção é estimulada.

4. O que ajuda na produção do leite materno?
Um ambiente tranquilo e sem estresse, a ingestão da quantidade adequada de líquidos e, sobretudo, a própria amamentação, ou seja, o estímulo da sucção do bebê por meio da livre demanda e de um posicionamento adequado. Beba bastante água, tente não ficar nervosa durante o período de aleitamento, durma bem, tenha uma alimentação saudável, amamente sempre que o bebê quiser e o ajude a acertar a pega. Isso será suficiente para que você produza todo o leite que seu filho vai precisar.

amamentacao; bebe; mae; leite materno (Foto: Thinkstock) — Foto: Crescer
amamentacao; bebe; mae; leite materno (Foto: Thinkstock) — Foto: Crescer

5. Se a produção está baixa, o que a mãe pode fazer?
A mulher deve, sobretudo, rever todo o processo de amamentação, respeitando preceitos básicos, como repouso materno entre cada mamada do bebê, evitar o estresse, manter-se hidratada e ter uma alimentação saudável. A massagem prévia à amamentação, com ordenha inicial, e as compressas de água morna também podem ser úteis. Porém, o mais importante é respeitar a livre demanda e se certificar de que a pega está adequada. A ingestão de remédios somente deve ser feita em casos específicos e sob orientação médica.

+ A partir de que idade posso dar chocolate para o meu filho?

6. Qual é a composição do leite ao longo da amamentação?
Podemos dividir a produção do leite em três fases distintas. A primeira fase, também chamada de fase do colostro, ocorre do período pós-parto até o terceiro dia do nascimento. Na segunda, de transição, o leite sofre mudanças graduais até assumir as características do leite maduro, o que ocorre por volta do 25º dia após a chegada do bebê. A terceira fase é a do leite maduro, que ocorre a partir do 25º dia de pós-parto.

Nesse período, a estrutura nutricional do leite irá acompanhar o amadurecimento do bebê. A constituição do leite ao longo da mamada também se divide em etapas. Nos primeiros minutos, ele parece mais aguado e contém fatores de proteção importantes para o sistema imunológico. A fração do meio é rica em proteínas e minerais como cálcio e fósforo. Já no final da mamada, o líquido é mais espesso e rico em gorduras. Daí a importância de o bebê sugar até esvaziar a mama. Destaca-se ainda a importância do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e da amamentação prolongada até os 2 anos ou mais, de acordo com recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde.

Fontes consultadas: Daniela Gonçalves, pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo (SP), e Paulo Nassar, ginecologista e obstetra, coordenador do Centro de Diagnóstico da maternidade Perinatal Barra, no Rio de Janeiro (RJ).

Mais recente Próxima
Mais de Crescer

Uma postagem de uma mãe sobre todos os motivos para NÃO ter mais de um filho dividiu a internet. Entenda;

"Sempre quis ter dois filhos, mas agora prefiro um"

Exemplo de luta e resistência, Dean Clifford superou todas as expectativas médicas, ao conviver com a epidermólise bolhosa há mais de 40 anos

Homem supera expectativa de vida de 5 anos e celebra 43 anos

A criança sobreviveu, mas está no hospital, em estado crítico. O caso aconteceu na Filadélfia, nos Estados Unidos

“Foi um acidente”, diz avó de menina de 2 anos que caiu de janela

O caso teria acontecido em uma província localizada no norte da China

Homem pula para salvar menino arrastado por correnteza

Britânica queria mostrar a outros pais que nem tudo precisa ser perfeito o tempo todo, mas acabou sendo duramente criticada nas redes sociais

Mãe posta vídeo de bagunça em casa e é chamada de "preguiçosa"

Bunny Hedaya explicou que os termos proibidos não são palavrões e motivo surpreende

Mãe deixa filho falar palavrões, mas proíbe cinco palavras

Ushma Kansara, 33, desenvolveu depressão pós-parto após Amara, sua filha de apenas quatro dias, ter parado de respirar. Devido ao trauma do ocorrido, Ushma "ainda não pode ser deixada sozinha" com a filha. Entenda;

Mãe não consegue ficar sozinha com a filha após trauma com engasgo

“A família tem, desde a coroação do Rei, o mesmo sobrenome pela primeira vez. Isso é muito importante para qualquer um", disse uma fonte ligada à Família Real

Filhos de Meghan e Harry ganham novo sobrenome e quebram tradição real de mais de 60 anos

Daniel, 32, e Jhonatan, 30, adotaram cinco irmãos — um deles recém-nascido. O casal ficou famoso ao participar do quadro The Wall, do Domingão (TV Globo), mas Jhonatan morreu tragicamente, semanas depois, em decorrência de dengue hemorrágica. Foi quando Daniel se viu sozinho e o único responsável por cinco crianças: "A adoção me fez o melhor pai do mundo, e eu não tenho medo desse desafio"

"Não pude vivenciar o luto", diz enfermeiro que perdeu o marido após adotar cinco crianças