Parto
 
Por


Entre as superstições e crenças mais comuns das últimas semanas de gravidez, a "barriga baixa" é muito conhecida pela maioria das gestantes como um sinal de que a hora do parto se aproxima cada vez mais. Mas, afinal de contas, será que essa relação é realmente verdadeira?

Barriga baixa na gravidez — Foto: Freepik
Barriga baixa na gravidez — Foto: Freepik

Segundo Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra, médico associado à FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), o termo conhecido como "barriga baixa" é, na verdade, uma expressão popular para quando o bebê encaixa na bacia da gestante. Portanto, ela pode sim significar que o parto se aproxima!

"Em especial na primeira gravidez, por volta da 36ª semana de gestação, a cabecinha do bebê, que já está na posição cefálica, ou seja, de cabeça para baixo, se encaixa na bacia, ultrapassando o estreito superior da entrada da bacia, o que faz com que a altura do útero baixe, dando assim a impressão da barriga baixa", explica o ginecologista. Essa alteração de posição do bebê é um dos indicativos de que a hora do nascimento está cada vez mais próxima, portanto a barriga baixa também!

O especialista ainda esclarece que, da segunda gravidez em diante, é comum que, nos casos das pacientes que já tiveram parto normal anterior, a barriga baixa apareça muito próxima ao parto, vindo em conjunto com o próprio trabalho de parto e as contrações. Nesses casos, portanto, é possível que as mães não percebam a barriga baixa.

Além disso, é importante que as gestantes também fiquem atentas caso a barriga venha a abaixar ainda muito precocemente, podendo ser um sinal de fraqueza dos músculos da barriga e/ou da pelve, obesidade ou até mesmo uma posição errada do bebê no útero. Nesses casos, é importante que ela tenha um acompanhamento cuidadoso com o obstetra de confiança, encontrando uma solução possível e evitando qualquer problema em sua gestação.

A gestante pode sentir alguma dor por conta da barriga baixa?

De acordo com Pupo, quando o polo cefálico [cabeça do neném] ultrapassa o estreito superior da bacia, existe uma acomodação dos ossos da bacia que, por terem pouca mobilidade, pode sim causar um incômodo, como se estivesse distendendo os ossos da bacia. Isso causa uma sensação de dor na púbis, podendo gerar um desconforto por um tempo curto ou que perdure por alguns dias.

Barriga baixa e parto prematuro

O obstetra explica que existe uma confusão entre barriga baixa e trabalho de parto prematuro, uma vez que algumas gestantes possam acreditar que, quando a barriga abaixa, significa que é a hora do parto em si. Apesar disso, Pupo esclarece que os médicos levam mais em conta a presença de contrações e frequência ritmada antes do período que seria o período esperado para o parto, o que realmente pode indicar trabalho de parto prematuro. "Então, o sinal que de fato a gente valoriza nesse aspecto é a presença de contrações que vêm em intervalos cadenciados e rítmicos num período que antecede as 37 semanas e um dia", conclui Pupo.

Fonte: Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra, médico associado à FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

Mais recente Próxima Shantal Verdelho revela como superou violência obstétrica e ressignificou experiência de parto
Mais de Crescer

Uma postagem de uma mãe sobre todos os motivos para NÃO ter mais de um filho dividiu a internet. Entenda;

"Sempre quis ter dois filhos, mas agora prefiro um"

Exemplo de luta e resistência, Dean Clifford superou todas as expectativas médicas, ao conviver com a epidermólise bolhosa há mais de 40 anos

Homem supera expectativa de vida de 5 anos e celebra 43 anos

A criança sobreviveu, mas está no hospital, em estado crítico. O caso aconteceu na Filadélfia, nos Estados Unidos

“Foi um acidente”, diz avó de menina de 2 anos que caiu de janela

O caso teria acontecido em uma província localizada no norte da China

Homem pula para salvar menino arrastado por correnteza

Britânica queria mostrar a outros pais que nem tudo precisa ser perfeito o tempo todo, mas acabou sendo duramente criticada nas redes sociais

Mãe posta vídeo de bagunça em casa e é chamada de "preguiçosa"

Bunny Hedaya explicou que os termos proibidos não são palavrões e motivo surpreende

Mãe deixa filho falar palavrões, mas proíbe cinco palavras

Ushma Kansara, 33, desenvolveu depressão pós-parto após Amara, sua filha de apenas quatro dias, ter parado de respirar. Devido ao trauma do ocorrido, Ushma "ainda não pode ser deixada sozinha" com a filha. Entenda;

Mãe não consegue ficar sozinha com a filha após trauma com engasgo

“A família tem, desde a coroação do Rei, o mesmo sobrenome pela primeira vez. Isso é muito importante para qualquer um", disse uma fonte ligada à Família Real

Filhos de Meghan e Harry ganham novo sobrenome e quebram tradição real de mais de 60 anos

Daniel, 32, e Jhonatan, 30, adotaram cinco irmãos — um deles recém-nascido. O casal ficou famoso ao participar do quadro The Wall, do Domingão (TV Globo), mas Jhonatan morreu tragicamente, semanas depois, em decorrência de dengue hemorrágica. Foi quando Daniel se viu sozinho e o único responsável por cinco crianças: "A adoção me fez o melhor pai do mundo, e eu não tenho medo desse desafio"

"Não pude vivenciar o luto", diz enfermeiro que perdeu o marido após adotar cinco crianças