Fique por dentro
 


Neste sábado (31), a britânica Jodie Grinham, 31, entrou para a história dos Jogos Paralímpicos. Depois de ganhar o bronze numa prova individual de tiro com arco, ela se tornou a primeira mulher grávida a conquistar uma medalha paralímpica.

Jodie Grinham se tornou a primeira atleta grávida da história a ganhar uma medalha nos Jogos Paralímpicos — Foto: Reprodução/Instagram
Jodie Grinham se tornou a primeira atleta grávida da história a ganhar uma medalha nos Jogos Paralímpicos — Foto: Reprodução/Instagram

Nos Jogos Olímpicos, essa situação não é uma novidade. Várias atletas já subiram ao pódio enquanto estavam grávidas. Porém, nas Paralimpíadas, é a primeira vez que isso acontece. Nas redes sociais, o Comitê Paraolímpico Internacional prestou uma homenagem à atleta. "Pioneira", escreveu a conta oficial da instituição.

A medalha veio depois de uma disputa apertada contra a também britânica Phoebe Paterson Pine, medalhista de ouro em Tóquio. Porém, desta vez, Jodie levou a melhor após vencer por um placar de 142 a 141.

Após a prova, a atleta conversou com jornalistas e contou como foi a experiência. "O bebê não parou de chutar. É quase como se ele estivesse dizendo 'O que está acontecendo? [O barulho] está muito alto, mamãe, o que você está fazendo?' Mas tem sido um lembrete adorável do apoio que tenho dentro da minha barriga", brincou.

A preparação para os Jogos

Jodie teve de adaptar sua rotina de treinos e até os equipamentos usados durante a competição — Foto: Reprodução/Instagram
Jodie teve de adaptar sua rotina de treinos e até os equipamentos usados durante a competição — Foto: Reprodução/Instagram

O caminho até o pódio não foi fácil. Grávida de sete meses, Jodie Grinham teve de adaptar sua rotina de treinamentos. Ela também planejou nos mínimos detalhes como seriam seus dias na capital francesa. Inclusive, deixou tudo organizado para caso o bebê resolvesse nascer durante a competição. Essa preocupação não é à toa. Em sua última gravidez, ela entrou em trabalho de parto com 28 semanas — exatamente a mesma idade gestacional com que estaria competindo durante os Jogos Paralímpicos de Paris.

Mesmo tomando todos esses cuidados, na última segunda (26), Jodie passou por um susto e teve de ir ao hospital após perceber que o bebê não estava se mexendo. Ela ficou dois dias em uma maternidade de Paris fazendo exames, enquanto os médicos preparavam um plano de ação para um possível parto prematuro. Felizmente, não era nada de mais grave e o bebê estava bem.

Essa foi a primeira vez que uma atleta paralímpica grávida subiu ao pódio durante os Jogos — Foto: Reprodução/Instagram
Essa foi a primeira vez que uma atleta paralímpica grávida subiu ao pódio durante os Jogos — Foto: Reprodução/Instagram

"Eu estive dentro e fora do hospital esta semana, tem sido muito difícil. Meu companheiro está com uma mala de maternidade pronta para o caso de ele ter que ir para Paris", disse. Embora seus médicos soubessem que pedir repouso completo seria inútil no momento, enfatizaram que ela deve descansar após o fim das competições.

Grinham já havia conquistado a medalha de prata nos Jogos do Rio 2016, competindo com John Stubbs na equipe mista. Na segunda-feira (2), ainda participará das quartas de final mistas e terá mais chance de medalhas.

Mais recente Próxima Motorista esquece criança dentro de ônibus escolar: "Ficou sozinha por 7 horas"
Mais de Crescer

“Queríamos acabar com a ideia de que só a mãe sabe onde estão as coisas ou o que precisa ser feito”, explicou a idealizadora

Dinda: conheça o aplicativo de gestão familiar que visa diminuir a sobrecarga das mães

O concurso acontece neste sábado (16), na Cidade do México. Pela primeira vez na história, quase 10% das candidatas têm filhos

Miss Universo 2024: veja quem são as 13 candidatas que são mães

Enquanto estava no quarto da maternidade, Lediane Silva, de 26 anos, encontrou seu bebê vestido com uma roupinha bem especial. Assista ao vídeo!


Mãe é pedida em casamento na maternidade horas após parto: “Aceita casar com o papai?”

A pequena Maitê Moura, 9, do Pará, divertiu a web em vídeo viral, que alcançou mais de 1 milhão de visualizações. Assista!

Menina coloca pais em saia-justa durante discurso em aniversário: "Eu pedi muito para minha irmã nascer. O que você fez, mãe?"

A mãe, Mariane Botelho, 35, de Minas Gerais, ficou muito emocionada ao ver a gravação. "Ela gosta de pertencer, de ver o que todos os colegas estão fazendo e ela também", diz à CRESCER. Confira!

Menina com síndrome de Down pula corda pela primeira vez e é aplaudida pelos colegas em vídeo emocionante: 'É o sonho de toda mãe atípica'

O edifício foi construído nos anos 1990 pelo patriarca da família, que deu um apartamento para cada um dos três filhos

Família inteira chama atenção ao morar em mesmo prédio, no Paraná; conheça

Especialista responde e dá dicas de como explicar ao seu filho como lidar com as finanças

Método do envelope: tendência do TikTok funciona para ensinar a criança a poupar dinheiro?

Nesta quarta-feira (13), CRESCER reuniu médicos e especialistas da Rede D'Or para falar sobre a importância de saber identificar quando a ida ao pronto-socorro é realmente necessária

Quando levar a criança para o pronto-socorro? Veja em que situações é preciso correr para o hospital

Em entrevista exclusiva à CRESCER, a atriz, mãe de Rael, de 5 anos, destacou a importância de expor os desafios e a realidade da maternidade. "Eu acho que nas fragilidades a gente protege e empodera outras mulheres - e isso cura e ajuda a nos curar", disse. Confira!

Isis Valverde: "É muito bom ser mãe, algo tão único e especial, mas tem momentos que não são perfeitos, assim como a vida"

No Dia Mundial da Gentileza, educadora dá dicas importantes para estimular as crianças desde cedo a exercitarem essa habilidade

Seu filho é uma pessoa gentil? 6 formas de ensinar