Saúde
 

Por Crescer Online


Quando as crianças ainda usam fraldas, os pais devem ficar bem atentos com a higiene para evitar que os pequenos sejam infectados por agentes infecciosos, o que pode causar uma grande dor de cabeça para as famílias. Um dos principais problemas da infância é a infecção urinária, que é caracteriza pela multiplicação bacteriana em qualquer parte que compõe trato urinário, como rins, ureteres, bexiga e uretra. O uso inadequado das fraldas pode contribuir para esse quadro.

“Geralmente, as bactérias que contaminam o trato urinário são oriundas do intestino. Elas ficam na fralda e podem subir pelo canal da uretra e contaminar a via urinária”, afirma o pediatra Tadeu Fernandes. De acordo com a nefropediatra Vera Hermina Kalika Koch, do Instituto da Criança e do Adolescente do Hospital das Clínicas/FMUSP, “manter a fralda suja por muito tempo não é nada bom. As fezes podem aderir tanto na uretra do menino quanto na da menina”, diz.

O uso inadequado das fraldas pode contribuir para o quadro de infecção urinária — Foto: Crescer
O uso inadequado das fraldas pode contribuir para o quadro de infecção urinária — Foto: Crescer

Para prevenir, é necessário fazer a higiene local correta, um bom treinamento para a retirada da fralda, incentivo ao funcionamento do intestino por meio de hábitos alimentares saudáveis e o estímulo da ingestão de líquidos (para identificar se ela é adequada, observe a cor da urina. Ela deve estar sempre clara).

Quer ficar por dentro das notícias sobre o universo da maternidade/paternidade? Assine grátis a newsletter semanal da CRESCER, com as principais notícias da semana

Sobre o treino para o desfralde, é essencial que o pequeno entenda o que é bexiga cheia e vazia. E urine com conforto. “A menina tem de se sentar com as pernas a 90 graus e apoiar os pés no chão ou em um suporte. O assento deve ter tamanho adequado de forma que ela não sinta medo de cair no vaso e contraia o períneo. Isso porque, se fizer isso, vai urinar, de forma errada, prendendo parte do xixi”, explica Vera Koch.

Em relação à anatomia, pode-se dizer que as meninas correm mais risco que os meninos de ter o problema. “O canal da uretra delas é muito curto, coisa de poucos centímetros. Por isso, a infecção urinária é mais frequente na proporção de cerca de cinco a sete meninas para um menino”, esclarece Fernandes.

Saiba como assinar a Crescer para ter acesso a nossos conteúdos exclusivos

Mais recente Próxima Internações infantis por SRAG seguem em alta no Brasil, aponta Fiocruz
Mais de Crescer

“Queríamos acabar com a ideia de que só a mãe sabe onde estão as coisas ou o que precisa ser feito”, explicou a idealizadora

Dinda: conheça o aplicativo de gestão familiar que visa diminuir a sobrecarga das mães

O concurso acontece neste sábado (16), na Cidade do México. Pela primeira vez na história, quase 10% das candidatas têm filhos

Miss Universo 2024: veja quem são as 13 candidatas que são mães

Enquanto estava no quarto da maternidade, Lediane Silva, de 26 anos, encontrou seu bebê vestido com uma roupinha bem especial. Assista ao vídeo!


Mãe é pedida em casamento na maternidade horas após parto: “Aceita casar com o papai?”

A pequena Maitê Moura, 9, do Pará, divertiu a web em vídeo viral, que alcançou mais de 1 milhão de visualizações. Assista!

Menina coloca pais em saia-justa durante discurso em aniversário: "Eu pedi muito para minha irmã nascer. O que você fez, mãe?"

A mãe, Mariane Botelho, 35, de Minas Gerais, ficou muito emocionada ao ver a gravação. "Ela gosta de pertencer, de ver o que todos os colegas estão fazendo e ela também", diz à CRESCER. Confira!

Menina com síndrome de Down pula corda pela primeira vez e é aplaudida pelos colegas em vídeo emocionante: 'É o sonho de toda mãe atípica'

O edifício foi construído nos anos 1990 pelo patriarca da família, que deu um apartamento para cada um dos três filhos

Família inteira chama atenção ao morar em mesmo prédio, no Paraná; conheça

Especialista responde e dá dicas de como explicar ao seu filho como lidar com as finanças

Método do envelope: tendência do TikTok funciona para ensinar a criança a poupar dinheiro?

Nesta quarta-feira (13), CRESCER reuniu médicos e especialistas da Rede D'Or para falar sobre a importância de saber identificar quando a ida ao pronto-socorro é realmente necessária

Quando levar a criança para o pronto-socorro? Veja em que situações é preciso correr para o hospital

Em entrevista exclusiva à CRESCER, a atriz, mãe de Rael, de 5 anos, destacou a importância de expor os desafios e a realidade da maternidade. "Eu acho que nas fragilidades a gente protege e empodera outras mulheres - e isso cura e ajuda a nos curar", disse. Confira!

Isis Valverde: "É muito bom ser mãe, algo tão único e especial, mas tem momentos que não são perfeitos, assim como a vida"

No Dia Mundial da Gentileza, educadora dá dicas importantes para estimular as crianças desde cedo a exercitarem essa habilidade

Seu filho é uma pessoa gentil? 6 formas de ensinar