Pular para o conteúdo

Por Sonia Schneiders, Receitas


Vinho reservado e reserva: conheça as diferenças — Foto: Reprodução/Unsplash

Na América do Sul, especialmente entre os vinhos chilenos, argentinos e uruguaios, os termos reservado e reserva são constantemente encontrados nos rótulos. Para dar dicas sobre tudo que você precisa saber na hora de ler estes rótulos, o podcast Que Vinho Foi Esse? esclarece as diferenças entre estes dois tipos de vinhos e outras curiosidades.

"Essa classificação é muito importante, porque a gente está falando de quanto tempo o vinho amadurece, tanto em barrica, quanto em garrafa, antes de ele ser comercializado", destaca Patrícia Brentzel, que, ao lado de Isabelle Moreira Lima, comanda o podcast.

🎧 Ouça o episódio completo:


O que é um vinho reservado?


"
É um termo que é amplamente usado nos vinhos chilenos, mas já está nos rótulos argentinos e uruguaios. Reservado é um termo que foi criado pela indústria massiva chilena, até para confundir um pouco a cabeça do consumidor. Ele fica na dúvida entre o reservado e o reserva. O reservado é um vinho mais simples, normalmente mais massivo", comenta Patrícia Brentzel.

O que são os vinhos reserva?


O vinho reserva sugere uma passagem pela barrica de carvalho
, mas ele tem uma qualidade superior de uva e vinificação ao reservado. "O reserva é algo bem confuso, porque, nestes países – Chile, Uruguai e Argentina – não existe uma legislação que regula a utilização da palavra reserva como existe na Espanha. O que existe na cabeça dos consumidores é que sempre estes vinhos passam por barrica. Mas não necessariamente a gente pode falar de tempo, como a gente fala na Espanha, que é obrigatório tanto tempo. Então, tem vinhos que passam mais, tem vinhos que passam menos", explica Patrícia.

Qual a diferença dos vinhos da América do Sul para os da Espanha?


O vinho Reserva espanhol deve envelhecer pelo menos três anos, sendo dois em barrica de carvalho e um em garrafa, isso para os tintos. Para os brancos, o amadurecimento total é de dois anos. O Gran Reserva espanhol só é elaborado a partir de safras que são consideradas extraordinárias, acima da média. O tempo de envelhecimento é de pelo menos 5 anos, sendo, minimamente um ano e meio em carvalho e o restante em garrafa, para o caso dos tintos. Os brancos e rosés, 4 anos, sendo 6 meses em barrica de carvalho.

Vinhos reservado e reserva têm diferenças no tempo de amadurecimento — Foto: Reprodução/Unsplash

Veja também:

Artigos