Pular para o conteúdo


Pipoca foi descoberta de forma acidental: conheça a história

Pipoca foi descoberta de forma acidental: conheça a história

Você já se perguntou como surgiu a pipoca? Como aconteceu a transformação do milho nesta iguaria que é sucesso nas Festas Juninas, no cinema, em casa, nos encontros com amigos, em qualquer lugar e a qualquer hora? Para resgatar a história de alguns alimentos, a influenciadora e estudante Tawany Rocha apresenta o quadro Cozinhando Histórias da Festa Junina, que vai trazer versões sobre o descobrimento de famosos ingredientes e preparos de receitas clássicas.

"Há mais de 5 mil anos, as pessoas já comiam pipoca. Tá passada? Porque eu estou!", ela inicia, destacando que o preparo é popular desde seu surgimento. "A pipoca existe há muito tempo na nossa história e eu vou te contar da onde ela surgiu. Também vou te mostrar uma receita de pipoca, só que diferente: vai ter queijo e fica maravilhosa para acompanhar você como snack, mas também na Festa Junina", comenta Tawany.

😯 Descoberta acidental

De acordo com a influenciadora, tudo começa com a grande produção de milho nos países da América. "Os maiores cultivadores de milho sempre foram os indígenas, principalmente no México, mas também aqui na nossa América Latina", ela destaca.

Porém, como este milho se torna pipoca? "Tudo foi acidental, pegando um milho seco que acabou caindo na fogueira e 'puf', virou pipoca", conta Tawany, que complementa com a seguinte informação: "Inicialmente estouravam na espiga", ela informa, dizendo que não existia o costume de tirar os grãos da espiga para estourá-los.

"Quando descobriram, passaram a utilizar tanto na alimentação, como snack, como também como acessórios para festas", destaca Tawany.

🍿 A influenciadora ainda aproveitou para ensinar como fazer uma incrível pipoca com provolone. Aprenda a receita completa a seguir:

Pipoca com provolone — Foto: Divulgação/Cesar Galeão

Ingredientes

Pipoca com provolone

  • 160 gramas de milho para pipoca
  • 110 mililitros de óleo
  • 160 gramas de queijo provolone em cubos
  • 130 gramas de sal

Modo de Preparo

Pipoca com provolone

  1. 1 Para começar a preparar a receita, você precisa desidratar o provolone: dentro de uma vasilha, coloque 160 gramas de queijo provolone cortado em cubos e 130 gramas de sal. Deixe desidratar por 12 horas na geladeira.
  2. 2 Depois deste tempo, lave o queijo para retirar o sal e seque bem. Coloque em um refratário e reserve.
  3. 3 Adicione 110 mililitros de óleo em uma panela grande e frite o queijo desidratado.
  4. 4 Acrescente 160 gramas de milho para pipoca, mexa com uma espátula e cubra a panela com tampa.
  5. 5 Ao terminar de estourar, sua pipoca com provolone está pronta para servir.

E agora que você aprendeu a história da pipoca, e como fazer uma pipoca com provolone incrível, temos uma versão deliciosa de pipoca doce fácil e simples. E se você é do tipo que gosta de inovar, vem conferir como preparar um pudim de pipoca doce com calda de caramelo.

Pipoca foi descoberta de forma acidental: conheça versão da história — Foto: Divulgação/Cesar Galeão

Agradecimento: Le Pink Collective pela gravação no Le Pink São João

Artigos