Pular para o conteúdo


Cocada: entenda a história do doce que surgiu na Bahia com sobras de rapadura

Cocada: entenda a história do doce que surgiu na Bahia com sobras de rapadura

Um dos doces mais tradicionais das Festas Juninas, que é popular também em outros períodos do ano, a cocada tem herança escravocrata. Para explicar a história deste quitute brasileiro, criado com sobras de rapadura na Bahia, a influenciadora Tawany Rocha, estudante de História, resgata como foi o surgimento da cocada, no especial Cozinhando Histórias da Festa Junina.

"Durante o Brasil Colonial, três eram os alimentos abundantes aqui no nosso país: a cana-de-açúcar, o milho e o coco. E a cocada leva dois destes ingredientes: a cana de açúcar e o coco", explica Tawany, antes de começar a contar os fatos.

🥥 Criação das mulheres escravizadas

A estudante pontua que a cocada surgiu em um dos momentos mais tristes da história do Brasil: "Nesta época, vivemos um dos piores episódios da nossa história, a escravidão. O doce tem uma ligação com isso e eu te explico o porquê: as mulheres que trabalhavam nos engenhos, e também nas casas dos senhores, faziam rapadura com a cana-de-açúcar", explica a influenciadora.

"Com o resto to tacho, elas tiveram a ideia de criar um doce, unindo o resto de rapadura com o coco fresco. Além de ser gratuito, o coco era extremamente abundante naquele local, na Bahia", Tawany complementa.

O conhecimento das mulheres escravizadas na construção dos sabores tipicamente brasileiros é de fundamental importância, e a cocada é uma prova disso: "As cocadas baianas eram usadas tanto como oferenda para os deuses, quanto como alimento, naqueles momentos de reuniões dos escravizados", finaliza Tawany.

😋 Após relatar os acontecimentos sobre o surgimento do doce, a influeiciadora ensina uma receita de cocada em sua versão tradicional: "Agora que você sabe a história da cocada e a força que ela tem, está na hora de aprender a fazer o doce", ela destaca. Confira o passo a passo completo a seguir:

Saiba como surgiu a cocada — Foto: Divulgação/Cesar Galeão

Ingredientes

Cocada tradicional

  • 2 e meia xícaras de chá de coco fresco ralado
  • 1 e meia xícara de chá de açúcar
  • 1 xícara de chá de água

Modo de Preparo

Cocada tradicional

  1. 1 Em uma panela média, misture o açúcar e a água com a ponta do dedo para não espirrar na lateral da panela: isso evita que a calda queime até atingir o ponto de fio.
  2. 2 Leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar sem mexer, por cerca de 20 minutos, até a calda atingir o ponto de fio: para verificar, mergulhe uma colher e levante um pouco da calda, se formar um fio fino entre as gotas, está pronta.
  3. 3 Adicione o coco e misture apenas para envolver os flocos com a calda (evite mexer em excesso para não açucarar). Deixe cozinhar por mais 5 minutos em fogo médio, sem mexer. A cocada deve estar bem úmida neste momento.

Cocada é de origem baiana e existe em várias versões — Foto: Shutterstock

Agradecimento: Le Pink Collective pela gravação no Le Pink São João

Veja também:

Artigos