De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café, o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. A bebida está presente no dia a dia dos brasileiros e muita gente não vive sem ela. Para quem tem o costume de comprar o produto em mercados, é importante saber escolher um bom café.
"Um café de qualidade é caracterizado por grãos bem selecionados, provenientes de regiões conhecidas por suas condições climáticas ideais e práticas agrícolas adequadas", afirmou Joshua Stevens, fundador da rede de cafeterias Café Cultura, presente nas regiões sul e sudeste do país. Confira as dicas de Joshua, que é barista, para escolher um café para a sua casa.
Como escolher um bom café
- Verifique a origem dos grãos e a data de torra, prefira cafés frescos.
- Certificados como o Rainforest Alliance e Orgânico podem atestar práticas sustentáveis e de qualidade na produção.
- Embalagens herméticas e opacas são melhores para preservar o aroma e o sabor, evitando a oxidação e a perda de qualidade causada pela luz e umidade.
- Embalagens com válvula, que deixa ar sair e evita o ar entrar, podem indicar que ali há um café de qualidade.
- O café não precisa ser caro para ser bom: a chave é buscar marcas que ofereçam um bom equilíbrio entre qualidade e custo, considerando produções locais ou marcas menos comerciais.
Claro que o melhor café também vai depender do gosto do consumidor, mas algumas características da bebida dizem muito a respeito da sua qualidade, como explica Joshua:
"A qualidade do café é percebida pelo seu aroma intenso, sabor distinto, acidez balanceada, corpo adequado e a harmonia entre esses elementos na bebida final".
Veja também: