Conheça os tipos de bacalhau
O bacalhau é destaque em várias receitas incríveis e tem lugar garantido na ceia de fim de ano e também na Páscoa. Mas você sabia que apenas três espécies podem ser chamadas de bacalhau? O Mais Você esclareceu a dúvida.
O Cod Gadus Morhua e o Cod Gadus Macrocephalus são os verdadeiros bacalhaus e, por isso, têm o preço mais caro. Há ainda o Gadus Ogac, ou bacalhau da Groenlândia que não costuma ser importado e comercializado no Brasil. Veja abaixo as diferenças entre os tipos Morhua e Macrochephalus!
O Gadus Morhua, também conhecido como bacalhau do Porto, é o tipo mais nobre de bacalhau e é conhecido por ter mais qualidade. As postas dele são mais altas e fartas e, quando são cozidas, se desmancham em lascas com facilidade.
Já o Gadus Macrocephalus, chamado também de bacalhau do Pacífico, é mais barato e tem a carne mais branca que o bacalhau do Porto. Aliás, ela não se desmancha com perfeição e perde um pouco no sabor.
Peixe salgado tipo bacalhau
Segundo a legislação brasileira, qualquer outro tipo de peixe salgado não pode ser chamado de bacalhau. Eles devem ser vendidos com a denominação peixe salgado tipo bacalhau. A vantagem é que são bem mais econômicos. Dentre eles, há o popular Saithe, de coloração mais escura, sabor forte e a carne fica macia depois do cozimento. Para desfiar, é a melhor opção.
Outra opção é o Ling, com carne branca muito saborosa e que combina com pratos assados, grelhados ou cozidos. O Zarbo é o menor do peixe tipo bacalhau. Sua carne é mais escura e combina com o preparo de bolinhos, caldos e pirões. A Polaca é outra opção do peixe tipo bacalhau e traz carne branca e suave.
Aqui no Receitas você encontra diversas opções deliciosas com o bacalhau. Experimente o bolinho de bacalhau, a torta de bacalhau e o escondidinho de bacalhau.