Pular para o conteúdo


Gisele Bündchen recebeu alerta médico sobre alimentação: 'Quer viver?'

Gisele Bündchen recebeu alerta médico sobre alimentação: 'Quer viver?'

Da busca pelo bem-estar em sua nova vida nos EUA, até o lançamento do seu segundo livro, Gisele Bündchen — modelo, empresária, mãe e escritora, entre muitos predicados — conta que atravessou uma jornada. E esse caminho esteve intrinsecamente ligado à forma que a gaúcha passou a se relacionar com a alimentação durante sua trajetória.

Gisele abriu as portas de sua casa em Miami para receber a jornalista Renata Capucci. Na entrevista ao Fantástico, ela ensinou duas receitas e abriu o coração sobre sua nova fase, após perder a mãe e se separar do jogador Tom Brady. A versão estendida da conversa, com cenas inéditas, foi exibida com exclusividade no GNT, neste sábado, 16/03, às 20h30, e será reprisada no domingo, 17/03, a partir de 16h, também no GNT.

Aos 43 anos, Gisele confessa que nem sempre prezou por uma alimentação equilibrada: "Eu só comia porcaria, até os meus 23 anos. Comecei nessa jornada por causa dos meus problemas de saúde", ela explica, em relação ao seu quadro de pânico e depressão. "Meu médico falou pra mim: Gisele, você quer viver? Você vai ter que mudar tudo que está fazendo", relata Gisele no papo com a repórter.

Gisele Bündchen fala, em entrevista ao Fantástico, sobre sua relação com a alimentação depois de problemas de saúde aos 23: — Foto: Globo

Antigos hábitos

À jornalista, Gisele contou que sua rotina não era nada regrada, e que nunca se preocupou em manter disciplina em relação aos hábitos:

Eu tomava café todo dia, começava a manhã com um café gigante. Eu fumava, na época. Bebia álcool toda noite — por que eu estava o dia inteiro tomando café, aí, chegava a noite [...], eu bebia uma tacinha de vinho para conseguir descansar e desligar", relembra Gisele.

E comer bem? A gaúcha revela que nunca foi uma prioridade. "Eu misturava tudo. Não me importava. Eu não entendia como o alimento era realmente importante para a minha saúde. Estava no mercado, é seguro de eu comer. Estava na prateleira do supermercado, estava ótimo", completa ela, mencionando como via a comida antes de virar a chave.

Gisele Bündchen ensina receita de smoothie e wrap de frango, receitas do seu livro, para Renata Capucci — Foto: Globo

Dietas restritivas

A modelo, que já foi vegetariana e teve um período crudívoro — dieta na qual os alimentos são consumidos crus, ou aquecidos em até 40 graus Célsius —, atualmente descarta a ideia de seguir uma dieta restrita. Para Gisele, a origem dos alimentos e estar atenta aos sinais do corpo deveriam ser o ponto de partida da alimentação.

"Eu acho que o nosso alimento tem que nos dar energia, não nos tirar energia [...]. Eu não acredito em dietas. Eu acho que dieta é uma coisa que não é sustentável, não é uma coisa que você consegue manter durante muito tempo", opina a modelo

Gisele, por sua vez, decidiu começara a entender sua alimentação "Então, o que eu decidi: eu quero saber de onde vem a comida. Eu acho que essa é a primeira coisa, né? Acho que a gente ficou mais preocupado com a aparência do que com o valor nutritivo das coisas, e, pra mim, o valor nutritivo e a nossa saúde é a coisa mais importante", ressalta.

Além de modelo e empresária, Gisele Bündchen mostra o talento e gosto para cozinha — Foto: Globo

Conhecimento reunido em livro

Quando sua experiência com alimentação, bem como suas experiências na cozinha, esbarraram com a curiosidade e admiração de outras mães, frequentadorqs do mesmo círculo social da modelo e de seus dois filhos, Gisele teve a ideia de reunir suas receitas em um livro.

"Nutrir: receitas simples para corpo e alma", com lançamento previsto para meados de abril de 2024, traz as receitas que Gisele tem na própria rotina, e traz indicações para quem tem vontade de mudar a forma que se relaciona com a comida. A modelo acredita que qualquer pessoa pode embarcar no caminho de uma alimentação melhor, uma vez que conseguiu ter sua própria virada de chave.

Gisele Bündchen lança livro reunindo receitas e aprendizados para a jornada em busca de uma boa alimentação. — Foto: Globo

Transformação do paladar

Gisele destaca que comer bem é um hábito revolucionário, e que o paladar vai se adaptando com os novos sabores:

"O corpo é incrível, como o nosso paladar se transforma. Para quem comida batata frita, tudo frito [...]. tomava refrigerante, comia todos os doces que você imagina [...]. Eu fazia tudo isso e não me sentia bem, estava sempre cansada", relembra a modelo.

Ela continua, frisando como é possível qualquer pessoa iniciar este tipo de processo: "Eu acho que tem que dar o primeiro passo. E começa assim: uma refeição no dia. Tenta fazer um suco de manhã, tenta fazer uma sopinha. [...] É igual exercício físico, né? [...] Você se sente tão bem fazendo aquilo, que quando você não faz parece que tem alguma coisa faltando", exemplifica.

Aprenda as receitas que Gisele preparou para Renata Capucci:

Artigos