Saltar para o conteúdo

Alyona Lanskaya

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Solayoh)
Alyona Lanskaya
Alyona Lanskaya
Nascimento 7 de setembro de 1985
Mahilou
Cidadania Bielorrússia
Alma mater
  • Belarusian-Russian University
Ocupação cantora
Distinções
  • Merited Artist of the Republic of Belarus
  • Gratitude from the President of the Republic of Belarus (2020)
Instrumento voz

Alyona Lanskaya (em russo: Алёна Ланская, bielorrusso: Алена Ланская; Mahilou, 7 de setembro de 1985) é uma cantora bielorrussa.[1]

Alyona Lanskaya é a artista que irá representar a Bielorrússia no Festival Eurovisão da Canção em 2013 com a canção "Rhythm of Love" ("Ritmo do Amor") escrita por Leonid Shirin, Yuri Vashchuk, e A. Shirin.

Eurofest 2012

[editar | editar código-fonte]

Lanskaya avançou para a final no dia 21 de Dezembro de 2011. No dia 14 de Fevereiro de 2012 com a sua canção "All my life" (Toda a minha vida), ganhou o direito de representar a Bielorrússia no Festival Eurovisão da Canção. Dez dias depois de Lanskaya ter vencido, rumores espalharam-se que os produtores da canção "All my life" manipularam o televoto e assim eles dando 12 pontos. O presidente declarou investigação imediata, e confirmaram depois que era verdade. E, por isso, foi disqualificada e a banda Litesound (que ficou em 2.º lugar no concurso), substituíram-a.

Eurofest 2013

[editar | editar código-fonte]

Depois da disqualificação no ano anterior, Lanskaya decide participar uma segunda vez com a canção "Rhythm of Love" (Ritmo do Amor) e conseguiu 12 pontos do júri e 12 pontos do televoto, fazendo-la a vencedora com 24 pontos, e então, vai representar a Bielorrússia na Malmo Arena, na Suécia.

Referências

  1. Наважылава, Вольга (2011). «Як «саламяная дзяўчынка» стала «белай ластаўкай»» (PDF). Бярозка (em bielorrusso) (6 (1000)): 57–61. ISSN 0320-7579. Consultado em 14 de março de 2020. Cópia arquivada (PDF) em 14 de março de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma cantora é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.