Segunda Frota dos Estados Unidos
A Segunda Frota dos Estados Unidos (U.S. 2nd Fleet) foi uma divisão da Marinha dos Estados Unidos designada para operações no Atlântico Norte. A sua área de atuação atinge o Atlântico a partir do Pólo Norte até o Mar do Caribe, indo da costa do Estados Unidos até o meio do Oceano Atlântico [1].
Era responsável pela operação da Marinha na Costa Leste dos Estados Unidos, a Segunda Frota, é uma das três frotas numeradas sediadas no território norte-americano, sendo a Terceira e a Quarta as outras duas.
A Segundo Frota tinham sob sua responsabilidade mais de uma centena de navios de guerra distribuídos por instalações da Marinha americana ao longo da Costa Leste. O maior número de navios tinha como base a Naval Station Norfolk.
História
[editar | editar código-fonte]Como outras frotas numeradas da marinha americana, a Segunda Frota foi estabelecida em 1943, durante a II Guerra Mundial pelo Almirante Ernest King, para operações de força-tarefa em áreas geográficas específicas [2].
De 1950 quando foi desativada a Quarta Frota dos Estados Unidos até meados de 2008, estava também sob a sua responsabilidade a região do Atlântico Sul [3].
Foi formalmente desativada em 2011.
Referências
- ↑ GlobalSecurity. «U.S. Second Fleet» (em inglês). Consultado em 5 de janeiro de 2011
- ↑ Commander Second Fleet. «U.S. Second Fleet History» (em inglês). Consultado em 5 de janeiro de 2011
- ↑ U.S. Department of Defense. «Navy Re-Establishes U.S. Fourth Fleet» (em inglês). Consultado em 5 de janeiro de 2011