Gaga ganhou proeminência como uma artista após o lançamento do seu álbum de estúdio de estreia, intitulado The Fame, em 2008. O disco foi um sucesso a nível crítico e comercial, tendo atingido o número um no Reino Unido, Canadá, Áustria, Alemanha e Irlanda, enquanto nos Estados Unidos alcançou a posição máxima de número dois na Billboard 200. As canções "Just Dance" e "Poker Face", co-escritas e produzidas por RedOne, tornaram-se sucessos internacionais de número um, atingindo o topo da Billboard Hot 100 nos EUA, bem como em vários outros países. O álbum, mais tarde, conseguiu um total de sete indicações e dois prêmios nos Grammy Awards. No início de 2009, ela embarcou na sua primeira turnê, a The Fame Ball Tour. No quarto trimestre do ano, lançou o extended play (EP) The Fame Monster, que contém os êxitos internacionais "Bad Romance", "Telephone" e "Alejandro", e embarcou na sua segunda turnê, a The Monster Ball Tour. The Fame Monster vendeu 6 milhões de cópias e foi o álbum mais vendido de 2010. O seu segundo álbum de estúdio, Born This Way, foi lançado em 23 de Maio de 2011 e vendeu 2,2 milhões de cópias nos EUA e 8 milhões mundialmente. Além disso, produziu os singles "Born This Way", "Judas" e "The Edge of Glory", que tornaram-se sucessos mundiais. Em 2013, Gaga lançou seu terceiro álbum de estúdio, Artpop. Após o álbum, sentiu-se inspirada para que começasse uma mudança de imagem em sua carreira musical e visual. Lançou seu quarto álbum de estúdio em 2014, Cheek to Cheek, um projeto de música jazz em parceria com Tony Bennett. Em 2016, ela lançou seu quinto álbum de estúdio Joanne, que apresenta influências fortes do country e rock.
Influenciada por artistas como David Bowie, Michael Jackson, Madonna e Queen, Gaga é reconhecida pelas suas contribuições extravagantes, diferentes e exageradas à indústria musical através da sua moda, actuações e vídeos musicais. Ela vendeu um número estimado de 23 milhões de álbuns e 64 milhões de singles no mundo, o que fez dela uma das recordistas de vendas de discos no mundo. As suas conquistas incluem nove Grammy Awards e treze MTV Video Music Awards. A artista apareceu consecutivamente na lista dos "Artistas do Ano" da revista Billboard (conseguindo o título definitivo em 2010), posicionou-se no número quatro na lista das "100 Maiores Mulheres na Música" do VH1, e é regularmente destacada em listas elaboradas pela revista Forbes e foi nomeada uma das pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Em 2012, Gaga foi posicionada no número quatro na lista das "15 Mulheres Mais Bem Sucedidas Do Entretenimento " da Billboard, faturando mais de 25 milhões de dólares.
Além disso, Gaga também iniciou uma carreira como atriz, dentre os quais se destacam trabalhos como a série televisiva American Horror Story: Hotel, que lhe rendeu um Globo de Ouro de melhor atriz, e o filme A Star Is Born (2018), no qual atuou ao lado de Bradley Cooper e para o qual contribuiu também com a trilha sonora. Após o lançamento da película, Gaga foi aclamada pelos críticos, nomeada ao Óscar de melhor atriz e vencedora na categoria de melhor canção original, à qual levou a estatueta pela música "Shallow". Com isto, Gaga se tornou a primeira artista musical a vencer cinco premiações na mesma temporada: Óscar, Grammy, Globo de Ouro, Bafta e Critics' Choice. Devido a isso, foi convidada pelo Óscar para fazer parte dos membros votantes dos trabalhos musicais e de atuação.
The Cherrytree Sessions é o primeiro extended play (EP) da artista americana Lady Gaga, lançado em 3 de Fevereiro de 2009. É constituído de duas canções tocadas ao vivo nos escritórios da Cherrytree Records, conhecido como The Cherrytree House, e um remix de "Eh, Eh (Nothing Else I Can Say)" com um piano elétrico e beatbox como seu instrumental. The Cherrytree Sessions foi inicialmente lançado somente através da Borders e via download digital, antes de ser relançado como CD em Agosto de 2010. Um vídeo das performances ao vivo foi publicado no site oficial da Cherrytree Records. O EP recebeu opiniões positivas dos críticos, que elogiaram as habilidades vocais de Gaga.
Um vídeo de Gaga visitando a The Cherrytree House foi postado no site oficial da Cherrytree Records. O vídeo começa com Gaga e Space Cowboy fazendo uma surpresa para o gerente da gravadora, Martin Kierszenbaum, em seu escritório. Depois de discutirem as suas viagens internacionais, Gaga começa a interpretar uma versão acústica de "Brown Eyes" no piano onde se apresentou para Kierszenbaum a primeira vez em que se encontraram. Ela e Space Cowboy em seguida, executaram uma versão simplificada de "Just Dance" no teclado, antes de Gaga voltar ao piano para interpretar uma versão acústica de "Poker Face".
"Judas" tem um som semelhante ao de singles anteriores de Gaga, como "Poker Face", "LoveGame", "Bad Romance" e "Alejandro", e contém três distintos ganchos e um break influenciado pela house music. O break contém influências de techno-tribal e dubstep. A cantora explicou que as linhas faladas durante o break, falam sobre ela estar além da sua capacidade de se redimir, em termos das visões tradicionais que uma mulher deve ser. A capa do single foi desenhada por Gaga no Microsoft Word e possui um fundopreto com a palavra "Judas", escrito em letras maiúsculas vermelhas, em fonte de impacto e tirou uma foto com seu celular para a textura. Foi lançado através de sua websérie, Transmission Gagavision. Críticos observaram semelhança entre "Judas" e "Bad Romance", mas elogiaram a produção musical da canção, elogiando a sua energia e o break robótico.
Após a liberação da venda dos ingressos, vários concertos na Europa e na América do Norte esgotaram rapidamente, ocasionando a adição de novas datas em ambos os continentes. A série de concertos foi considerada minimalista em comparação com as turnês anteriores, mas recebeu elogio da crítica devido aos visuais, pela habilidade vocal e Gaga e pela conexão com o público.
Assim como nas turnês anteriores, a digressão foi separada em segmentos, sendo cada um precedido pro uma troca de figurino. Apesar de Gaga não ter compartilhado esboços ou detalhes sobre as roupas antes do início da turnê, foram relatados que quase 50.000 cristais Swarovski foram utilizados para desenhar as roupas de Gaga e dos dançarinos. Sarah Tanno, maquiadora oficial da turnê, revelou que os cristais foram utilizados até mesmo nos olhos de Gaga a fim de "criar um efeito multidimensional de brilho no palco." No Instagram, Gaga compartilhou uma foto antes do primeiro show, dando uma prévia de sua peruca em tons laranja e verde.