Estudar o Caminho é estudar a si próprio. Estudar a si próprio é esquecer-se de si próprio. Esquecer-se de si próprio é tornar-se iluminado por todas as coisas do universo. Ser iluminado por todas as coisas do universo é livrar-se do corpo e da mente de si próprio bem como o dos outros. Até mesmo os traços da iluminação são eliminados, e vida com iluminação sem traços continua para sempre.
Thangka é um tipo de pintura originária do Tibete, durante o reinado do rei Songtsen Gampo, no século VIII, que convidou artistas do Nepal ao Tibete para pintar os murais do templo de Tsuglagkhang, o templo principal da capital de Lhasa. Mais tarde, no século XI, a arte de Thangka começou a tomar influências do oeste quando o famoso monge e estudioso Rinchen Sangpo trouxe artistas da Caxemira. Todavia, as influências diminuíram quando o budismo enfraqueceu-se na Índia, resultando que o estilo Thangka prevalecesse mais no Nepal. A partir do século XIV, Thangka obteve influências da arte chinesa, porém até então um distinto estilo já havia se solidificado no Tibete.
Kodo Sawaki (japonês: 沢木興道, Sawaki Kōdō) (1880-1965) é considerado por alguns como o mais importante mestre zen japonês do século XX. Seus pais morreram cedo e ele acabou sendo adotado por um viciado em jogo e uma ex-prostituta. Aos 16 anos ele fugiu de casa para tornar-se um monge no Eiheiji, um dos dois principais templos da escola Sōtō de zen. Inicialmente sem sucesso, ele finalmente foi ordenado monge e começou seus estudos zen. Posteriormente passou a dar palestras e instruções sobre a prática do zazen. Durante os anos 1930 ele foi chamado para ser professor na Universidade de Komazawa. Concomitantemente tornou-se responsável pelo Antaiji, um templo zen no norte de Kyoto. Devido à suas contínuas viagens pelo Japão para praticar zazen com pessoas em todos os lugares ele ficou conhecido como "Kodo sem teto." Sawaki Kodo Roshi morreu a 21 de dezembro de 1965, em Antaiji. Ele foi sucedido por seu discípulo mais próximo, Kosho Uchiyama, que colecionou várias dos dizeres de Sawaki, publicados sob o título The Zen Teaching of "Homeless" Kodo (os ensinamentos zen de "Kodo sem teto".
Saiba mais...
Zen é o nome japonês da tradição C'han, surgida na China e associada em suas origens ao Budismo do ramo Mahayana. Foi ou é cultivado sobretudo na China, Japão, Vietname e Coreia. A prática básica do Zen na versão japonesa e monástica é o Zazen, tipo de meditação contemplativa que visa a levar o praticante à "experiência direta da realidade".
No Zen japonês monástico, há duas vertentes principais: Sōtō e Rinzai. Enquanto a escola Soto dá maior ênfase à meditação silenciosa, a escola Rinzai faz amplo uso dos koans. Atualmente, o Zen é uma das escolas budistas mais conhecidas e de maior expansão no Ocidente.
...o objetivo da prática budista é acabar com o ciclo de renascimento chamado Samsara (Pāli, Sanskrit), através da realização do praticante da verdadeira realidade (iluminação)?
Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.
Após fazer a criação, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.