Saltar para o conteúdo

Portal:Aviação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Principal Categorias e Tópicos Colaboração e Projetos 
Bem vindos ao
Portal da Aviação

Este portal é parte integrante do Projeto Aviação.
O projeto livre que todos podemos editar.

10046 artigos de aviação em português
19 usuários ativos no projeto

Sugestões para o portal

Artigo destacado Apresentação
Dois Mirage III do OCU

A Unidade de Conversão Operacional N.º 2 (No. 2 OCU, mas também referida por OCU) (em inglês: No. 2 Operational Conversion Unit) é uma unidade de treino de aviões de combate da Real Força Aérea Australiana (RAAF). Localizada na base aérea de Williamtown, em Nova Gales do Sul, a unidade treina militares para a pilotagem de aviões McDonnel Douglas F/A-18 Hornet, conduz cursos de refrescamento para pilotos que voltam a pilotar a aeronave, e treina ainda futuros instrutores de pilotagem em Hornet. Os pilotos que nunca pilotaram esta aeronave entram na OCU depois de se qualificarem na pilotagem de aviões a jacto no Esquadrão N.º 79 e depois de por uma instrução de aviões de combate aéreo no Esquadrão N.º 76. Uma vez qualificados no F/A-18, são colocados numa das unidades operacionais da Asa N.º 81: o Esquadrão N.º 3, o Esquadrão N.º 75 ou o Esquadrão N.º 77.

Esta unidade foi criada como Unidade de Treino Operacional N.º 2 (No. 2 OTU) em Abril de 1942, em Port Pirie, no Sul da Austrália e, no mês seguinte, foi transferida para a base aérea de Mildura, em Vitória. Durante a Segunda Guerra Mundial, providenciou treino de pilotagem numa grande variedade de aeronaves como no P-40 Kittyhawk, Vultee Vengeance, Avro Anson, CAC Boomerang, Supermarine Spitfire e Airspeed Oxford. Extinta em Março de 1947, a No. 2 OTU voltou a iniciar operações em Williamtown em Março de 1952 em resposta à necessidade de uma melhor instrução de pilotagem, devido à participação australiana na Guerra da Coreia. Foi rebaptizada como Unidade de Conversão Operacional N.º 2 em Setembro de 1958 e, ao longo da sua existência, conduziu treinos em aeronaves CAC Sabre, Dassault Mirage III e Macchi MB-326, conduzindo actualmente treino numa única aeronave, o Hornet.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter

Aviação é a atividade científico-tecnológica, econômica e de transportes que tem por objetivo o estudo, o desenvolvimento e a exploração (utilização, com ou sem fins comerciais) dos aeródinos. É comum as pessoas incorretamente associarem "aviação" como sinônimo de aeronáutica, embora na realidade a aviação seja apenas um dos dois ramos da aeronáutica, sendo o outro ramo a aerostação.

O desenvolvimento primordial da aviação teve início no século XVIII, com a construção do primeiro balão de ar quente, um veículo capaz de se deslocar pela atmosfera. Depois, os avanços mais significativos vieram com com George Cayley, que construiu o primeiro aeródino tripulado e fez os primeiros experimentos científicos com aerodinâmica, e posteriormente com os irmãos Wright e Santos Dumont, que são creditados como os pioneiros na construção dos aeroplanos. Desde então, a aviação vem evoluindo significativamente e tornando-se um importante meio de transporte.


Artigo bom Imagem em destaqueVE
Líder de esquadrão Jackson enquanto comandante do Esquadrão N.º 75 na Nova Guiné, em setembro de 1942

Leslie Douglas (Les) Jackson, DFC & Bar (Brisbane, 24 de fevereiro de 1917 — Southport, 17 de fevereiro de 1980) foi um piloto e ás da aviação australiano na Segunda Guerra Mundial creditado com cinco vitórias aéreas. Nascido em Brisbane, ele era um empresário quando ingressou na Reserva da Real Força Aérea Australiana (RAAF) em 1937. Chamado para o serviço activo logo após a eclosão da guerra em setembro de 1939, ele serviu no Esquadrão N.º 23 na Austrália antes de ser enviado para o teatro do Sudoeste do Pacífico com o Esquadrão N.º 21 em Singapura. Em março de 1942 ele ingressou no Esquadrão N.º 75 em Port Moresby, na Nova Guiné, pilotando caças P-40 Kittyhawks sob o comando do seu irmão mais velho, John. Durante a Batalha de Port Moresby, Les abateu quatro aeronaves japonesas.

Jackson assumiu o comando do Esquadrão N.º 75 depois do seu irmão ter falecido em combate no dia 28 de abril de 1942, liderando-o na Batalha de Milne Bay no final daquele ano. Creditado com a quinta vitória aérea, ele tornou-se no primeiro ás da RAAF na campanha da Nova Guiné e recebeu a Cruz de Voo Distinto (DFC). Em 1944 Jackson era o líder da Asa N.º 78 (de caça) no oeste da Nova Guiné, sendo promovido a comandante de asa em setembro daquele ano. Condecorado com um bar para a sua DFC em março de 1945, ele serviu como instrutor-chefe de voo na Unidade de Treino Operacional N.º 8 na Austrália, e terminou a guerra como comandante do Quartel-General da Defesa Aérea, em Madang. Depois de deixar a RAAF em 1946, Jackson voltou ao mundo dos negócios, administrando duas garagens. Ele morreu em Southport, Queensland, em 1980.


Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter

Tópicos destacados
Biografia selecionadaVE Aeronave selecionadaVE
Retrato de Arkhip Lyulka
Retrato de Arkhip Lyulka

Arkhip Mikhailovich Lyul'ka (em russo: Архи́п Миха́йлович Лю́лька, em ucraniano: Архип Михайлович Люлька; Savarka, Governorato de Kiev, Império Russo, 23 de março de 1908Moscou, 1 de junho de 1984) foi um engenheiro soviético projetista de motores a jato, diretor da UEC Saturn e membro da Academia de Ciências da Rússia.

Biografia
Arkhip Lyulka nasceu em 23 de março de 1908 na vila de Savarka no Governorato de Kiev do Império Russo. Frequentou a escola da vila de Savarka e graduou-se no Instituto Politécnico de Kiev Igor Sikorski em 1931 (Mikhail Kravchuk foi seu professor). Trabalhou então durante dois anos na Fábrica de Turbogeradores de Carcóvia.

Lyulka foi um projetista e construtor de motores aeronáuticos da União Soviética de 1938 a 1990, quando os elementos de fabricação e projeto foram integrados como UEC Saturn em sede em Rybinsk. O escritório de projetos de Lyulka teve suas raízes no Instituto de Aviação de Carcóvia, onde Lyulka estava trabalhando com uma equipe projetando a instalação do ATsN (Agregat Tsentralnovo Nadduva - superalimentador centralizado) no bombardeiro Petlyakov Pe-8. Lyulka foi responsável por projetar os primeiros motores soviéticos de turbina a gás, preferindo evitar a cópia de equipamentos alemães capturados, conseguiu produzir motores caseiros.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Airbus A350 XWB
Airbus A350 XWB

O Airbus A350 XWB é uma aeronave widebody bimotor turbofan, desenvolvida e fabricada pela Airbus. O A350 é a primeira aeronave fabricada pela Airbus com fuselagem e asas feitas principalmente com fibra de carbono e polímero. Sua capacidade de passageiros varia de 280 a 366 passageiros. No início A350 foi criado para substituir o A330 e A340, e competir com o 787 Dreamliner.

Como abrange maior capacidade para passageiros seu foco mudou para o 777, que até então não tinha nenhum competidor a altura com a mesma capacidade, a não ser os grandes quadri-motores que eram muito menos eficientes. Já com foco nos Boeing 787, ficaram os Airbus A330neo, lançados em Julho de 2014, que se tornou o competidor ideal.

O A350 foi projetado em 2004, com o layout de fuselagem do A330 e novas características aerodinâmicas e motores. Em 2006, a Airbus redesenhou a aeronave, após críticas de companhias aéreas e a renomeou como A350 XWB (Xtra Wide Body). Os custos de desenvolvimento foram estimados em 11 bilhões de euros (15 bilhões de dólares, ou 9,5 bilhões de libras esterlinas). Até dezembro de 2015, a Airbus havia recebido 777 encomendas de 41 companhias aéreas. O primeiro voo foi realizado em 14 junho de 2013, partindo do Aeroporto de Toulouse-Blagnac, França.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
24 de agosto na aviaçãoVE Eventos atuaisVE
Boeing 707 da Pan American World Airways

Mais eventos: 23 de agosto24 de agosto25 de agosto


A aeronave envolvida no acidente, aqui aterrissando em Hong Kong em agosto de 2015.

Vídeo selecionadoVE Sabia que...VE
Créditos: Autor: Usuário da Wikipédia > MKFI Fonte: Trabalho próprio do autor

Realização de Acrobacia aérea feita pelos Midnight Hawks da Força Aérea da Finlândia em seus caças BAE Systems Hawk Mk.51, no Show Aéreo de Turku de 2015.

Compartilhe: Compartilhe via Facebook Compartilhe via Google+ Compartilhe via Twitter
Lun KM concepção artística.

... o Ecranoplano Lun KM ou MD-160 (na imagem) é a maior aeronave de efeito solo já construída? Fontes: Jornal dos Clássicos - As fotografias inéditas do interior do Ekranoplan soviético - www.jornaldosclassicos.com, O MONSTRO DO MAR CÁSPIO: CONHEÇA O GIGANTE LUN EKRANOPLAN - blog.hangar33.com.br

... a Força Aérea Portuguesa já operou dois aviões Boeing 707 durante os anos 70, e que eles foram usados para transporte de militares, uma função que deixou de ser realizada com o fim da Guerra do Ultramar, tendo levado as aeronaves a passarem para a companhia aérea TAP? Fontes: Fotos da aeronave ao serviço da FAP, no website oficial da Força Aérea Portuguesa - www.emfa.pt, ONDE ESTÃO OS BOEING 707 DA FAP? - especialistasdaba12.blogspot.pt, Guerra Colonial Boeing 707 na Força - ultimas-curiosidades.blogspot.pt e A linha aérea imperial - www.revistamilitar.pt

... a primeira pessoa da história a falecer por causa da queda de um aeroplano foi o militar Thomas Selfridge em 17 de setembro de 1908?

... 2017 foi o ano mais seguro na história da aviação comercial? Fontes: 2017 foi o ano mais seguro da história da aviação comercial - sicnoticias.sapo.pt e 2017 was the safest year in aviation history - www.telegraph.co.uk

... Um A330 das linhas aéreas do Havaí fez uma viagem ao passado, ao sair da Nova Zelândia quando já passava da meia-noite de 1 de janeiro de 2018 e chegando ao Havaí quando ainda era manhã de 31 de dezembro de 2017? Isto se deu devido aos diferentes fusos horários no globo. Fonte: Avião levantou voo em 2018 e aterrou em 2017 - sicnoticias.sapo.pt

Categorias Colabore
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Aviação na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Este portal faz parte dos Projeto Aviação e Projeto Aeroportos do Brasil


  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados à aviação dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione {{Portal3|Aviação}} em artigos relacionados.
  • Para colaborar mais acesse aqui.
  • Convidamos os usuários da Wikipédia e os pesquisadores que visitam o nosso portal para participar dos novos Grupos de Trabalho do projeto Aviação. Você pode participar como anônimo ou pode criar um cadastro gratuito aqui e participar da Comunidade da Wikipédia Lusófona e do Projeto Aviação.
Nossos grupos
Veja também


Sobre a Wikipédia

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores e o conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser reutilizado sob a mesma licença, desde que respeitando os termos de uso. Todos podem publicar conteúdo on-line desde que criem uma conta e sigam as regras básicas, como verificabilidade ou notoriedade.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários e integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde coordenam esforços em projetos temáticos e espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.
Portais e projetos relacionados
Aviação em outros projetos Wikimedia
Aviação no Commons Aviação no Commons
Imagens e mídia
Aviação no Wikcionário Aviação no Wikcionário
Definições
Aviação no Wikilivros Aviação no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Aviação no Wikinotícias Aviação no Wikinotícias
Notícias
Aviação no Wikiquote Aviação no Wikiquote
Citações
Aviação no Wikisource Aviação no Wikisource
Biblioteca
Aviação na Wikiversidade Aviação na Wikiversidade
Recursos de aprendizado