Saltar para o conteúdo

Palácio Vorontsov (São Petersburgo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Palácio Vorontsov
Воронцовский дворец
Palácio Vorontsov (São Petersburgo)
Palácio Vorontsov
Informações gerais
Estilo dominante Barroco
Arquiteto(a) Bartolomeo Rastrelli
Início da construção 1749
Inauguração 1757
Geografia
País Rússia
Localização São Petersburgo,  Rússia
Coordenadas 59° 55′ 53″ N, 30° 19′ 55″ L
Mapa
Localização em mapa dinâmico

O Palácio Vorontsov (em russo: Воронцовский дворец) é um palácio barroco que está localizado no centro histórico de São Petersburgo, entre a Rua Sadovaya e o rio Fontanka em São Petersburgo, na Rússia.

O palácio de 50 quartos foi construído com enormes custos pelo italiano Bartolomeo Rastrelli para o Conde Mikhail Illarionovich Vorontsov, chanceler e parente materno da Imperatriz Isabel. O palácio levou 8 anos para ser construído, começando em 1749. Depois que sua sobrinha Isabel renunciou, Vorontsov foi efetivamente exilado da corte e vendeu sua residência principal para a coroa.

Paulo I da Rússia deu o Palácio à Ordem Soberana e Militar de Malta, da qual era Grão-Mestre. Outro arquiteto italiano que também trabalhava na Rússia, Giacomo Quarenghi, foi então convidado a modernizar o palácio. Entre 1798 e 1800, Quarenghi acrescentou uma capela católica para servir exilados aristocratas franceses que residiram na capital russa na virada do século XIX.

Desde 1810, o Palácio Vorontsov abriu uma sucessão de escolas militares exclusivas, incluindo o conhecido Corpo de Pajens (1810-1918) e a Escola Militar Suvorov (a partir de 1955). O palácio é cercado da Rua Sadovaya por uma grade elaborada de ferro e é separado do terrapleno de Fontanka por um jardim. A Capela da Ordem de Malta passou por uma extensa restauração em 2003 e é atualmente utilizado para recitais de órgão.[1]

Referências

  1. Malta Cepella. «Site ofcial» (em russo). Consultado em 21 de dezembro de 2016. Arquivado do original em 31 de maio de 2011