Federação dos Jovens Verdes Europeus
Tipo | Organização político-partidária juvenil Europeia |
Fundação | 1988 |
Sede | 34 Rue du Taciturne, Bruxelas B-1000, Bélgica |
Filiação | Global Young Greens |
Secretária-geral | Cinta González Sentís |
Porta-vozes | Benedetta Scuderi e Sean Currie |
Organização de origem | Partido Verde Europeu |
Sítio oficial | www |
A Federação dos Jovens Verdes Europeus, tipicamente conhecida como FYEG (/ˈfiːɛɡ/ FEE--egg), é uma organização de cúpula que reúne movimentos e organizações de jovens verdes de toda a Europa, contando com 40.000 membros.[1] O objetivo da FYEG é defender a justiça climática e social ao nível europeu. É, desde 2007, a ala jovem do Partido Verde Europeu.
A FYEG reúne 32 organizações membros, 2 candidatas e 2 membros associados, juntamente com duas organizações parceiras - os Jovens Verdes Globais e a Rede de Cooperação e Desenvolvimento da Europa de Leste. É um parceiro próximo da Fundação Verde Europeia, do Partido Verde Europeu e da Academia Verde. É também membro de pleno direito do Fórum Europeu da Juventude (EYF), que opera no âmbito dos quadros de envolvimento dos jovens do Conselho da Europa e da União Europeia e trabalha em estreita colaboração com ambos os órgãos.
História
[editar | editar código-fonte]A Federação dos Jovens Verdes Europeus foi criada em 1988, tendo Gérard Onesta como um dos membros fundadores. A ideia para a criação de uma federação europeia foi apresentada em Estrasburgo, em 1988, por jovens membros franceses, belgas, luxemburgueses e alemães de partidos Verdes.
Em 2002, durante uma Assembleia Geral da FYEG em Belgrado, foi fundada a rede de Cooperação e Desenvolvimento (CDN), com o objectivo de melhor apoiar as organizações de jovens Verdes no Leste e Sudeste da Europa, que eram frequentemente menores e menos desenvolvidas do ponto de vista organizacional do que as suas congéneres na Europa Ocidental.
A partir de então, a FYEG tornou-se mais política e reforçou os seus laços com o Partido Verde Europeu (EGP) e o European Youth Forum (EYF). Em 2007, tornou-se na ala jovem oficial do EGP e passou a ter direito de eleger os órgãos da EGP.
Em 2009, a FYEG lançou a sua primeira campanha europeia interna para promover jovens candidatos nas eleições europeias. Três eurodeputados, à data entre os mais jovens de sempre, foram eleitos para o Parlamento Europeu: Ska Keller, Jan Philipp Albrecht e Karima Delli. Programas semelhantes em eleições posteriores foram igualmente bem sucedidos, sendo de destacar os êxitos de Terry Reintke, Linnéa Engström e Ernest Urtasun.
Na Assembleia Geral de 2018, a FYEG celebrou o seu 30º aniversário e, pela primeira vez, elegeu duas mulheres como co-porta-vozes: Zuzana Pavelková, da Mladí zelení e Katri Ylinen, da ViNO.
Atividades
[editar | editar código-fonte]À semelhança de muitas outras organizações juvenis político-partidárias europeias, as principais atividades da FYEG consistem em fazer lobby junto do seu partido-mãe nos canais internos e externos, participando no discurso político europeu mais alargado sobre tópicos relevantes para si e para as suas organizações membros - nomeadamente a migração e os direitos LGBTQ+[2] - e na organização de intercâmbios internacionais de jovens com financiamento da UE e do Conselho da Europa. Estas incluíram sessões de estudo nos Centros Juvenis do Conselho da Europa em Estrasburgo e Budapeste,[3] bem como campos de verão e sessões de formação em vários locais na Europa.[4]
Estruturas
[editar | editar código-fonte]Assembleia Geral
[editar | editar código-fonte]A Assembleia Geral é o órgão máximo de decisão da FYEG. Todas as organizações membros de pleno direito têm dois votos na Assembleia Geral, as organizações candidatas têm um voto e as organizações observadoras (parceiras) podem enviar observadores.
A Assembleia Geral é realizada anualmente num país diferente. É durante a Assembleia Geral que são eleitos os membros das diferentes estruturas.
Comité Executivo
[editar | editar código-fonte]O Comité Executivo (CE) é o segundo órgão de decisão mais elevado da FYEG. Ocupa-se da gestão quotidiana da federação. O CE é composto por 8 membros. No seio do CE, existem dois co-porta-vozes e um tesoureiro e os seus membros são eleitos pelo período de um ano, podendo renovar os seus mandatos três vezes.
Comité Consultivo e de Controlo Financeiro (FCAC)
[editar | editar código-fonte]As tarefas do FCAC incluem a realização de uma reunião anual dedicada ao controlo das finanças da FYEG. Um relatório escrito desta reunião deve ser apresentado ao Comité Executivo, proporcionando assim uma auditoria interna e a apresentação deste relatório anual aos delegados da Assembleia Geral.
Os membros da FCAC são eleitos por dois anos pela Assembleia Geral.
Comité Consultivo
[editar | editar código-fonte]O Comité Consultivo acompanha o funcionamento do Comité Executivo e do pessoal e auxilia na resolução de conflitos entre membros e/ou pessoal do Comité Executivo. Geralmente são ex-membros do Comité Executivo ou pessoas que estiveram envolvidas na FYEG. O Comité Consultivo assegura a transferência de conhecimentos dentro da FYEG e atua como um órgão de resolução de conflitos. É eleito por dois anos pela Assembleia Geral e é composto por 5 membros. As ações do Comité Consultivo são tomadas apenas mediante solicitação dos membros do Comité Executivo ou de outros órgãos da FYEG.
Grupos de trabalho
[editar | editar código-fonte]Os Grupos de Trabalho são o local onde os activistas se reúnem, debatem temas e desenvolvem campanhas e ideias. São responsáveis pela construção e comunicação de posições ao nível interno e externo, mediante a aprovação do Comité Executivo. Cada grupo de trabalho é composto por pelo menos 5 pessoas de 5 organizações membros diferentes.
Pessoal administrativo
[editar | editar código-fonte]O pessoal administrativo conta com pelo menos um Secretário Geral (eleito por três anos pela Assembleia Geral) e um Assistente de Projetos. O Secretário Geral é responsável pela gestão quotidiana da FYEG no que diz respeito a finanças, coordenação do escritório, angariação de fundos, representação, elaboração de relatórios, networking e representação legal. O Assistente de Projetos é responsável pela gestão de projetos, organização de eventos da FYEG e pelo apoio administrativo ao Secretário Geral.
Membros
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ «Zoom support meeting 'hacked' with child abuse images». BBC News (em inglês). 24 de abril de 2020. Consultado em 26 de março de 2021
- ↑ «Leave No One Behind - Open letter to MEPs on World Refugee Day». Federation of Young European Greens (em inglês). 19 de junho de 2020. Consultado em 25 de julho de 2021
- ↑ «Call for Prep Team - Study Session 2021». Federation of Young European Greens (em inglês). 15 de julho de 2021. Consultado em 25 de julho de 2021
- ↑ «Call for Prep Team: Summercamp "It's Not Just A Transition: Youth in Rural Areas"». Federation of Young European Greens (em inglês). 2 de março de 2020. Consultado em 25 de julho de 2021