Saltar para o conteúdo

Diocese de Reiquiavique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Diocese de Reiquiavique
Reykiavikensis
Diocese de Reiquiavique
Localização
País  Islândia
Arquidiocese metropolitana Circunscrição eclesiástica imediatamente sujeita à Santa Sé
Estatísticas
População 325 671
Área 103 000 km²
Informação
Rito Latino
Criação 18 de outubro de 1968
Catedral Basílica do Cristo Rei
Padroeiro(a) São Torlaco
Governo da diocese
Bispo Dom David Bartimej Tencer, O.F.M.Cap.
Jurisdição Diocese
Página oficial catholica.is

A Diocese de Reiquiavique[1] (Reykjavík) é uma diocese de rito latino da Igreja Católica, que abrange todo o território da Islândia, que, em 1º de janeiro de 2011, tinha 10.207 católicos.[2] É administrada diretamente pela Santa Sé,[3] assim como todas as circunscrições eclesiásticas católicas dos países nórdicos.

A Prefeitura Apostólica da Islândia foi criada em 1923 e foi elevada à Administração Apostólica em 1929, que por sua vez foi elevada à condição de diocese em 1968. O atual bispo é o monsenhor Pierre Bürcher,[4] o quarto bispo da diocese, que participa da Conferência dos Bispos Escandinavos. O vigário-geral é o Pe. Patrick Breen, reitor da Basílica do Cristo Rei.

A Diocese de Reiquiavique é uma criação moderna. A igreja medieval foi representado pelas sés de Skálholt (criada em 1056) e Hólar (1106), mas estas tornaram-se luteranas durante a Reforma (essas duas sés foram fundidas em 1801 em uma única diocese sob a administração da Igreja da Islândia). A Islândia permaneceu sem prelados católicos até o estabelecimento da Prefeitura Apostólica, fundada em Reiquiavique em 1923.[5]

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]