Caribe sul-americano
O Caribe sul-americano (português brasileiro) ou Caraíbas sul-americanas (português europeu) são a parte das costas do continente sul-americano.
Como área cultural, abrange todo o litoral para o Mar do Caribe da Colômbia e parte da Venezuela (especificamente até a foz do rio Orinoco).[1]
Caribe colombiano
[editar | editar código-fonte]Desde a fronteira com Panamá até Castilletes na Península de La Guajira fronteira com a Venezuela.
Compreende as costas dos Departamentos Colombianos de Chocó (costa norte), Antioquia, Córdoba, Sucre, Bolívar, Atlántico, Magdalena e Guajira.
Além disso Colômbia possui um departamento insular no Caribe com diversas ilhas e cayos:
Caribe venezuelano
[editar | editar código-fonte]Desde Castilletes na fronteira com a Colômbia até a costa norte da Península de Paria, no Estado Sucre, a leste da Venezuela.
Compreende as Costas dos Estados venezuelanos de Zulia, Falcón, Yaracuy, Carabobo, Aragua, Vargas, Miranda, Anzoátegui e a costa norte e nordeste de Sucre.
Venezuela é o país que possui as maiores costas sobre o Mar do Caribe, e no confluente das regiões setentrionais da Cordilheira dos Andes e o Planalto das Guianas, também é o país com maior território marítimo reconhecido neste Mar.
Venezuela possui duas entidades federais insulares no Caribe (Nueva Esparta e as Dependências Federais) além de diversos arquipélagos, cayos, ilhas e ilhotes incorporados a territórios de vários estados que formam parte do Caribe:
- Estado Anzoátegui
- Estado Carabobo
- Estado Nueva Esparta
- Estado Sucre
- Dependências Federais da Venezuela
- Estado Zulia
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ «Caribe sudamericano». Pueblos originarios (em espanhol). Consultado em 31 de julho de 2019