Saltar para o conteúdo

Apocórona

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grécia Apocórona

Αποκόρωνας

Apokóronas

 
  Município  
Centro de Vámos, co-capital de Apocórona
Centro de Vámos, co-capital de Apocórona
Centro de Vámos, co-capital de Apocórona
Localização
Localização de Apocórona em Creta
Localização de Apocórona em Creta
Localização de Apocórona em Creta
Apocórona está localizado em: Creta
Apocórona
Localização de Apocórona em Creta
Apocórona está localizado em: Grécia
Apocórona
Localização de Apocórona na Grécia
Coordenadas 35° 24′ N, 24° 12′ L
País Grécia
Região Creta
Unidade regional Chania
Administração
Capital Vámos, Vrissés
Características geográficas
Área total 323,1 km²
População total (2011) [1] 12 807 hab.
Densidade 39,6 hab./km²
Outras informações
Unidades municipais VámosCrionéridaGeorgiópolisFresAsi GoniáArméni

Apocórona (em grego: Αποκόρωνας; romaniz.: Apokóronas) é um município do noroeste de Creta, Grécia, pertencente à unidade regional de Chania. O município tem 323,1 km² de área e em 2011 tinha 12 807 habitantes (densidade: 39,6 hab./km²). Antes da reforma administrativa de 2011 era uma província. A função de capital é partilhada entre as vilas de Vámos, a capital histórica da antiga província, e Vrissés.[2] O município está dividido em seis unidades municipais: Vámos, Crionérida, Georgiópolis, Fres, Asi Goniá e Arméni.

Situa-se a leste da cidade de Chania, e é limitado a noroeste pela baía de Suda, a norte pela península de Drápano, a leste pelo município de Retimno, a sul por Sfakiá e pelas Montanhas Brancas (Lefká Óri). À exceção de algumas zonas de colinas, como a península de Drápano, é uma região relativamente plana com colinas de inclinação suave, veredejante e muito fértil. O rio Kiliaris, conhecido na Antiguidade como Picto (ou Pyknos) corre na parte ocidental, desaguando em Kalives.

O viajante inglês do século XVIII Robert Pashley sugeriu que o topónimo Apocórona tem origem na antiga cidade de Ipocoronas ou Ipocoronion, mencionada por Estrabão. Essa cidade pode ter-se situado junto à moderna Nipos, ou onde se ergue o Castelo Apicórono, um forte veneziano que se ergue entre Kalives e Almírida.

A base da economia local é a agricultura e o turismo. As principais estâncias de praia do município são Kalives, Almírida e Georgiópolis. Nos primeiros anos do século XXI assistiu-se a uma explosão de imobiliário, com a construção de inúmeras villas de férias nas aldeias e locais mais pitorescos, procuradas sobretudo por britânicos. Gavalochóri é um dos locais mais procurados por compradores estrangeiros.

Notas e referências

[editar | editar código-fonte]
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Apokoronas», especificamente desta versão.
  1. «Resultados do censo de 2011» (XLS). www.statistics.gr (em grego). Serviço Estatístico Nacional da Grécia. Consultado em 11 de janeiro de 2014 
  2. «Lei "Kallikratis" (reforma administrativa)» (PDF). www.kedke.gr (em grego). Ministério do Interior da Grécia. 11 de agosto de 2010. Consultado em 11 de janeiro de 2014 
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Apocórona