Saltar para o conteúdo

American Dad!

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
American Dad!
Informação geral
Formato série de desenho animado
Gênero Sitcom
Duração 22–24 minutos
Estado Em produção
Criador(es) Seth MacFarlane
Matt Weitzman
Mike Barker
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 21
Episódios 376
Produção
Produtor(es) Keith Heisler
Kara Vallow
Tim Saccardo
Teresa Hsiao
Judah Miller
Murray Miller
Produtor(es) executivo(s) Seth MacFarlane
Mike Barker (2005–14)
Matt Weitzman
Brian Boyle
Rick Wiener (2007–15)
Kenny Schwartz (2006–14)
David A. Goodman
David Zuckerman
Richard Appel
Steve Callaghan (2014)
Editor(es) Rob DeSales
Vozes de Seth MacFarlane
Scott Grimes
Wendy Schaal
Dee Bradley Baker
Rachael MacFarlane
Tema de abertura Good Morning, USA por Seth MacFarlane
Composto por Walter Murphy
Tema de encerramento Good Morning, USA
Empresa(s) produtora(s) Underdog Productions
Fuzzy Door Productions
Fox Television Animation
20th Century Fox Television
Exibição
Emissora original Estados Unidos TBS

Estados Unidos Adult Swim
Brasil FX
Portugal FOX Comedy

Distribuição 20th Television
Formato de exibição 480i (SDTV) (2005–09)
1080p (HDTV) (2010–presente)
Formato de áudio Dolby Digital 5.1
Transmissão original 6 de fevereiro de 2005 – presente
Cronologia
Programas relacionados Family Guy

American Dad é uma sitcom de animação norte-americana criada por Seth MacFarlane, Mike Barker, e Matt Weitzman para a Fox Broadcasting Company em 2005. MacFarlane contribui com as vozes de Stan e Roger, dois dos personagens principais da série.

O enredo da série é focado na família Smith, que consiste nos pais Stan e Francine; os filhos Hayley e Steve; o peixe antropomórfico Klaus; além do extraterrestre Roger.

American Dad! já foi nomeada para dois Primetime Emmy Awards e dois Annie Awards[1] embora seja criticada por alguns grupos de vigilância, como o Parents Television Council.[2] Desde sua estreia em 6 de fevereiro de 2005, foram emitidos 228 episódios.

Em 16 de julho de 2013, foi anunciado que a série seria movida para a emissora de televisão por assinatura TBS, onde a temporada teria 15 episódios que seriam emitidos a partir de julho de 2014. Em julho de 2014, a série foi trazida de volta à FOX.[3][4]

No Brasil, a série atualmente é exibida pelo canal pago FX Brasil, no bloco Não Perturbe!, e mais tarde numa versão dublada pelo canal aberto Rede Globo. Em Portugal, é atualmente exibida pelo canal pago FOX Comedy e estreou pela 1.ª vez na televisão portuguesa pelo canal FOX Portugal a 3 de dezembro de 2006.[5]

História inicial

[editar | editar código-fonte]
Roger (à esquerda) e Stan (à direita) no primeiro episódio contendo a nova abertura, "1600 Candles", estreia da quarta temporada.

American Dad! foi originalmente emitido pela primeira vez trinta minutos após o Super Bowl XXXIX, sucedendo um episódio de The Simpsons. O show foi assistido por 15 milhões de espectadores[6] (22 milhões em geral).[7] Retornou em 1 de maio de 2005, após a volta de "Family Guy", com o episódio "Threat Levels", que foi assistido por mais de 9 milhões de espectadores.[8]

Sequência de abertura

[editar | editar código-fonte]

American Dad! apresenta uma piada recorrente que é alterada de acordo com o episódio. Em suas temporadas iniciais, a manchete do jornal era alterada a cada episódio, geralmente com uma brincadeira, tópica satírica dirigida ao Governo dos Estados Unidos, a mídia, ou assuntos atuais. A partir da 4.ª temporada, a sequência de abertura muda, com a piada do jornal sendo substituída pelos diversos disfarces diferentes de Roger.[9]

Cruzamentos com Family Guy

[editar | editar código-fonte]
Family Guy

Certos personagens e locais foram caracterizados em cruzamentos em alguns episódios de Family Guy, outra comédia de animação criada e produzida por Seth MacFarlane.

  • "Meet the Quagmires": Roger faz uma participação especial no último minuto na casa dos Griffins perguntando: "Quem comeu todas as nozes-pecãs?". Sua fala é uma referência a uma frase que ele disse no início de American Dad!, no episódio piloto, perguntando a Francine se ela comprou nozes-pecãs quando ela saiu para fazer compras.
  • "Blue Harvest": Roger aparece na cena da cantina socializando e bebendo vinho tinto com um copo em cada mão.
  • "Lois Kills Stewie": Stan e Avery aparecem na Casa Branca tentando impedir Stewie de tentar tomar o controle do país. Stewie chama Stan de Joe e ele responde dizendo ''Ei, eu sou o Stan!''. Stewie depois diz que Stan ''se parece com alguém que ele conhece''.
  • "The Man With Two Brians": Carol Alt disse que foi ridicularizada em um episódio de "The Family Man", aludindo ao Family Guy, que ela indaga "o que tem o peixe?". Ela é, então, informada "que não é American Boy", aludindo a American Dad! e às semelhanças entre ambos Family Guy e American Dad!.
  • "Three Kings": Peter fecha o episódio, referindo-se a American Dad como "o que quer que a FOX esteja inventando".
  • ''Bigfat'': Peter e sua família vão jantar na casa de Stan. Lá Peter confunde Stan com Joe e depois se desentende com Roger e é morto a tiros por ele. Logo em seguida, Peter descobre que tudo não passou de um sonho.
  • "The Simpsons Guy": Na parte em que Homer e Peter brigam no disco voador aparece Roger dizendo "Fomos acampar juntos".
Personagens principais

Stan Smith é o personagem principal, um agente de campo da CIA há 20 anos. Geralmente é muito nervoso, o que o faz tomar decisões erradas, como no episódio em que Stan corta o cabelo de Hayley porque ela quis pintá-lo de verde, o que gera várias consequências; Hayley, inclusive, vira stripper. Outra grande característica é que ele é muito paranoico: uma vez matou um cachorro a tiros achando que era Osama Bin Laden sem falar em seu profundo machismo. Porém, às vezes (só no final de cada episódio) se comporta sensatamente, e seu gênero de música favorito é o country.

Francine Smith é uma dona de casa, esposa de Stan Smith e mãe de Hayley e Steve Smith. Normalmente é super chorona, e quase em todos os episódios tenta ser uma boa esposa, e é super protetora com o filho caçula, Steve.

Hayley Smith é a filha mais velha de Stan e Francine Smith. É adolescente e revoltada contra o regime sufocante de Stan; também é uma grande defensora dos direitos humanos (houve um episódio em que ela defendia mendigos do próprio Stan). Ela também tem um senso de liberdade muito grande (em relação a seu pai, quer se ver livre dele). Hayley é casada com Jeff, que é meio bobo e tem um jeito farrista de ser. Apesar de em alguns momentos, Hayley percebe que Jeff é um idiota, mas ela ainda o ama.

Steve Smith é o filho caçula da família Smith, é super protegido por sua mãe, Francine. É um nerd, que em alguns episódios tenta perder a sua virgindade. Sua irmã Hayley, zomba dele quase em todos episódios, e é o melhor amigo do ET Roger, onde quase vive várias aventuras na série.

Roger é um ET salvo da área 51 e o melhor amigo de Steve. É sarcástico e incrivelmente vaidoso, além de ingênuo. Muitas vezes possui distúrbios emocionais, o que acaba estragando os planos de Steve de conseguir garotas. Em um episódio que Steve Smith pergunta a Roger se tem poderes ele diz que ainda tem que descobrir, porém mais na frente no mesmo episódio descobre-se que ele pode excretar dejetos de ouro, com rubis e esmeraldas incrustados. Posteriormente, descobre-se que este objeto serve como combustível para a nave espacial de Roger, uma referência a Futurama. Ao longo da série, ele mostra outras habilidades como ser imune ao fogo e frio, além de criar uma espécie de ligação com outros seres vivos (ele liga-se com Stan e passa a ter todas as suas memórias em certo episódio. Roger usa também uma série de fantasias, criando com elas várias personagens diferentes, cada uma delas com um história.

Klaus Heissler é um esquiador olímpico da Alemanha Oriental. Para evitar que Klaus ganhasse a medalha de ouro nos jogos olímpicos Stan troca seu cérebro com um peixe dourado. Klaus tem uma obsessão sexual por Francine, esposa de Stan. Klaus é ignorado e esquecido inúmeras vezes pela família.

Personagens secundários

[editar | editar código-fonte]

Jeff mora numa van toda decorada com unicórnios cor-de-rosa e cavalos correndo em um fundo com um arco-íris. Apesar de tudo, tem bom coração e também é muito leal aos amigos (incluindo Stan, que de vez em quando bate nele quando algo acontece com Hayley).

Schmuley "Snot" Lonstein

[editar | editar código-fonte]

Schumuley Snot é amigo de Steve. Ele é magro e tem um bigode ralo e espinhas. Assim como os outros amigos de Steve, não tinha chances com mulheres até o episódio "Of Ice and Men", em que os quatro amigos disputavam uma garota russa, Svetlana, para ver quem conseguia casar com ela. Snot venceu e vive com ela hoje. Ele tem uma mãe, Lonski. É judeu,e come hambúrguer.

Barry Robinson

[editar | editar código-fonte]

Barry é outro amigo de Steve. É clinicamente insano e cientificamente retardado, além de ter um nível avançado de obesidade. Ele tem uma genialidade criminal maluca e, quando não esta drogado, ele é muito bom em manipulação emocional. Em um episódio Barry prova ser um gênio ao demonstrar que sabe contar cartas, o que rende ao diretor da escola, Lewis, muito dinheiro.

Os Memari são vizinhos da família Smith eles vieram de Cleveland sua primeira aparição foi em "homelands security" são iranianos e Stan tem séria desconfiança de eles serem terroristas (ele prendeu eles em seu quintal junto com toda a vizinhança achando que era uma conspiração).

Jack Smith é o verdadeiro pai de Stan. Para a maior parte de sua vida, Stan acreditava que seu pai seja um agente secreto em "Con Heir". Na realidade, ele era um ladrão de jóias. Depois que o homem Stan paga para fingir ser seu pai morreu, o vovô Smith, o Jack caiu na real sobre a família. Roger desenvolveu um "esmagamento menino", em Jack, mas os outros membros da família estavam desconfiados dele, Roger, mesmo indo tão longe como se vestir como ele e mantendo Francine trancado em uma jaula, porque Jack colocou lá dentro. Jack tem cabelos grisalhos e está com falta de um olho, com base na aparência tradicional da Marvel Comics 'super-espião Nick Fury, mas lembra Stan Smith; Roger compará-lo a Kurt Russell O personagem Snake Plissken de Fuga de Nova York e Escape from LA.

Betty Smith é a mãe de Stan. Depois que seu marido Jack os abandonou, Stan teve que tomar conta de Betty começou a depender artificialmente de Stan. No entanto, esta dependência começou a evoluir ao ponto de Stan sequestrar todos os namorados de sua mãe, com medo deles ferirem os sentimentos dela, e os jogava em uma ilha desconhecida. Mais tarde ela se casa com Hércules, um açougueiro viúvo grego que ela encontra através Francine, Stan e diz que nem ela nem Stan necessidade de depender de um outro que já fiz, terminando sua protectiveness obsessivo dela. Stan aceita que Betty evoluiu e aceita seu casamento. No episódio " American Stepdad", Betty fica viúva e se apaixona por um dos alter-egos de Roger, mas ela tenta matá-lo para mostrar à Stan que pode se virar sozinha. Betty se mudou para a França e ainda é inconsciente de ações anteriores do Stan, e todos os seus pretendentes anteriores se mantêm em uma ilha deserta perto da Grécia.

Nicolas Smith

[editar | editar código-fonte]

Nicolas Smith No episódio "Meter Made", é revelado que Stan tem um meio-irmão que vive no Centro-Oeste. Pouco se sabe sobre ele, outros que ele não gosta de ser chamado de "bro" por Stan, uma piada escrita quebrar a parede do quarto que foi originalmente usado no início do episódio, quando Francine chama sua irmã "sis" e em seguida, comentando que ela Não sei por que ela chamou-lhe que, dizendo que se sente "expositivos". Em "Jack's Back" é revelado que Nicholas é o meio-irmão de Jack que manteve de Betty e Stan toda a vida. Durante toda a sua vida Stan achava-se mais rico do que o irmão. No entanto num episódio, em que a família Smith visita a família de Nicolas, no dia de Ação de Graças, descobre-se que ele é muito rico.

Gwen Ling é a irmã adotiva de Francine que é frequentemente mencionada. Ela foi mencionada pela primeira vez no "Lincoln Lover". Depois de Stan conhece os pais verdadeiros Francine, ele tenta manipular Francine em querer conhecê-los e repudiar Baba e Mama, que ele faz tanto sucesso, quando ele mostra Francine o testamento de seus pais adotivos, em que tudo é deixado para Gwen. No final do episódio é revelado que Mama e Baba pensam que Gwen é uma idiota e precisará de toda a herança, enquanto Francine é inteligente e não vai precisaria dela. Durante uma piada, indica-se que Gwen é três anos mais nova que Francine.

Stan aparentemente cobiça Gwen, a quem repetidamente chama de "hot" (atraente; sexy, em português). Stan uma vez questionou se ele deveria levá-la casada com Greg e Terry Francine diz que não é uma boa ideia, porque eles são, obviamente gays, embora Stan apenas pensa que é porque ela é muito quente para eles (embora mais tarde ele descobre a verdade).

Toshi Yoshida

[editar | editar código-fonte]

Toshi é um garoto normal Nippo-Americano, e Parte Do Grupo Do Steve Smith e apenas fala Japonês, apesar de não se saber se Steve consegue percebê-lo, e vice versa. Ao que parece, Toshi percebe Inglês, no entanto, não o fala. Não tem paciência com as brincadeiras de Steve e frequentemente se irrita com o mesmo, mas, aparentemente, não o suficiente para o magoar fisicamente.

Pouco se sabe sobre os pais de Toshi, mas algumas referências foram feitas em vários episódios. A mãe de Toshi sabe falar Ingles, e têm uma irmã chamada Akiko, que também consegue falar Inglês. No Episódio Weiner of our discontent Steve insultou Toshi pegando nos pauzinhos chineses e fazendo uma cara de foca deles.

Passatempos: Toshi tem o dom do "Origami", e também sabe tocar maracas e baixo. Também é um talentoso artista. No episódio Shallow Vows . ele pinta um quadro onde aparecem Hayley e Steve.

Seth MacFarlane Wendy Schaal Scott Grimes Rachael MacFarlane Dee Bradley Baker
Stan Smith, Roger Smith Francine Smith Steve Smith Hayley Smith Klaus Heissler

Brasil

Prêmios e nomeações

[editar | editar código-fonte]
Ano Prêmio Categoria Nomeação para Resultado
2005 Teen Choice Awards Choice Summer Series American Dad! Indicado
Teen Choice Awards Choice V-Cast American Dad! Indicado
2006 Golden Reel Award Melhor Edição de Som em uma série de televisão animada American Dad! para o episódio "Homeland Insecurity" (1.6) Indicado
Teen Choice Awards Choice TV: Série animada American Dad! Indicado
2007 Teen Choice Awards Choice TV: Série animada American Dad! Indicado
Annie Awards Melhor Roteiro em uma produção animada de televisão Dan Vebber para o episódio "The American Dad After School Special" (2.2) Indicado
GLAAD Media Award Outstanding Individual Episode Para o episódio "Lincoln Lover" (2.4) Indicado[11][12]
Golden Reel Award Melhor Edição de Som em uma série de televisão animada American Dad! para o episódio "Dungeon and Wagons" (2.5) Indicado
2008 Teen Choice Awards Choice TV: Série animada American Dad! Indicado
2009 Prism Award Episódio de comédia Para o episódio "Spring Break-Up" (3.16) Indicado
Primetime Emmy Awards Melhor programa animado American Dad! para o episódio "1600 Candles" (4.1) Indicado
Teen Choice Awards Choice TV: Série animada American Dad! Indicado
2010 Annie Awards Diretor de Produção de Televisão Pam Cooke e Jansen Lee para o episódio "Brains, Brains & Automobiles" (5.4) Indicado
Artios Excelência em Fundição Linda Lamontagne Indicado
Teen Choice Awards Choice TV: Série animada American Dad! Indicado
2011 Teen Choice Awards Choice TV: Série animada American Dad! Indicado
2012 Primetime Emmy Awards Melhor programa animado American Dad! para o episódio "Hot Water" (7.1) Indicado

Desde sua estreia, em 6 de fevereiro de 2005, o show emitiu 152 episódios, divididos em dez temporadas.

Lançamento de DVD

[editar | editar código-fonte]
Nome do DVD Datas de Lançamento Ep # BBFC/IFCO/OFLC Rating Additional Information
Região 1 Região 2 Região 4
Volume Um 25 de abril de 2006 24 de abril de 2006 24 de maio de 2006 13 12/15/M Este disco boxset 3 inclui os primeiros 13 episódios da Season 1 (Piloto - Stan of Arabia: Part 2). As características especiais incluem comentários, featurettes, e animatics. Foi renomeado "Season 1 'na região 2 e 4. Quando uma compilação que inclua Volumes 1-3 foi lançado no Reino Unido, a Temporada 1 foi renomeada para Volume 1 bem como suas contrapartes E.U..
Volume Two May 15, 2007 May 28, 2007 May 21, 2007 19 12/15/M This 3 disc boxset includes the remaining 10 episodes from Season 1 and the first 9 episodes from Season 2 (Stannie Get Your Gun - The Best Christmas Story Never). Special features include commentaries on all episodes, featurettes, multi-angle scene studies, and deleted scenes. An uncensored audio track is also available on the episode "Tears of a Clooney".
Volume Three April 15, 2008 May 12, 2008 May 14, 2008 18 15/15/M This 3 disc boxset includes the remaining 10 episodes from Season 2 and 8 of the first 9 episodes from Season 3 (Bush Comes to Dinner - Frannie 911), though "The Most Adequate Christmas Ever" does not appear on the DVD.[13] Special features include commentaries on all episodes, unrated audio, table read, and deleted scenes.[14]
Volume Quatro 28 de abril de 2009 20 de abril de 2009[15] November 18, 2009 14 15/15/M Este disco boxset 3 inclui os restantes 8 episódios da Temporada 3 (incluindo "The Most Adequate Christmas Ever") e os 6 primeiros episódios da Temporada 4. Bônus incluem comentários sobre cada episódio, storyboards / animatics, multi-ângulo estúdios cena, cenas deletadas e de áudio opcional censurado.
Volume Cinco 2010 2010 2010 por anunciar por anunciar

Referências

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre American Dad!
Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Programação da Tarde da FOX Portugal

A Vida é Injusta 'American Dad' The Simpsons