Aleix Clapés
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Abril de 2013) |
Aleix Clapés i Puig (Vilassar de Dalt, 1850 - Barcelona, 1920), foi um pintor do modernismo catalão. Discípulo de Claudi Lorenzale na Escola de Llotja de Barcelona, viria mais tarde a formar-se em Paris com Eugène Carrière. Foi diretor da revista Hispania.
As suas pinturas, sobretudo as religiosas, têm um certo estilo expressionista com um ar sombrio similar ao das obras de James Ensor. O arquiteto Antoni Gaudí chamou-o para colaborar com ele na decoração de várias das suas obras, em especial na execução de murais no Palácio Güell e na Casa Milà.
Clapés é também conhecido pela realização de móveis de tendência claramente modernista para a família Ibarz de Barcelona em 1900, incluindo um sofá, uma mesa, cadeiras e uma cristaleira. Estes móveis foram posteriormente adquiridos pela Casa-Museu Gaudí, onde estão em exibição, pois acredita-se que terá sido assessorado por Gaudí durante a sua concepção.
Notas
- Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em catalão cujo título é «Aleix Clapés i Puig», especificamente desta versão.
Bibliografia
[editar | editar código-fonte]- SOCÍAS, Jaume (1982). Modernisme a Catalunya (em catalão). 2. Barcelona: Nou Art Thor. ISBN 84-7327-052-5