Saltar para o conteúdo

Pedro II de Saboia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Navegação no histórico de edições: ← ver edição anterior (dif) ver edição seguinte → (dif) ver última edição → (dif)
Pedro II de Saboia
Pedro II de Saboia
Nascimento 1203
Susa
Morte 16 de maio de 1268
Pierre-Châtel
Sepultamento Abadia de Hautecombe
Cidadania Itália
Progenitores
Cônjuge Inês de Faucigny
Filho(a)(s) Beatrice of Faucigny
Irmão(ã)(s) Margarita de Savoia, Beatriz de Saboia, Alásia de Savoia, Tomás II de Saboia, Amadeu IV de Saboia, Bonifácio de Savoia, Filipe I de Saboia, Guilherme de Saboia, Amadeus of Savoy
Ocupação aristocrata
Título Conde de Saboia

Pedro II de Saboia, o Pequeno Carlos Magno, nasceu em 1203 no Piemonte (Itália) e morreu no Castelo de Chillon, na Suíça, a 15 de Maio de 1268. Senhor do Cantão de Vaud (1233-1268), conde de de Richmond (1241-1266) e Conde da Saboia (1263 - 1268), foi comparado a Carlos Magno por ter deitado as bases de um grande estado na Saboia e por ter sido ao mesmo tempo um grande guerreiro, grande diplomata e grande administrador.

Pedro é um dos filhos da numerosa família de Tomás I

Sétimo filho de Tomás I de Saboia e de Margarida de Genebra, casou-se em 1234 com a condessa de Faucigny de quem teve dois filhos : Beatriz de Faucigny e Gastão IV, visconde de Béarn.

Inicialmente destinado à vida eclesiástica, chegou a ser monge na Catedral de Valência, não se sentiu com vocação e pede um apanágio ao irmão Amadeu IV de Saboia que entre outros lhe dá as terras que a Casa de Saboia possuía no Chablais (entre a Saboia e o Cantão de Vaud na Suíça).

Seguiu a sobrinha que se ia casar com Henrique III de Inglaterra e ajudou este rei que o armou cavaleiro na catedral de Westminster e lhe deu inúmeros domínios. Está registrado como Par, na Inglaterra, como Conde de Richmond.

Grande administrador, obriga o conde de Genebra a dar-lhe todos os seus castelos por 20 000 marcos de prata e o bispo de Lausana a dar-lhe importantes senhorias no País de Vaud (equivalente ao actual cantão de Vaud).

Pelos bens que distribuiu a localidades e abadias, é recompensado pelo abadia de Saint-Maurice d'Agaune que lhe oferece o anel de Saint-Maurice. A partir dessa altura, este anel é o símbolo de investidura da Casa de Saboia

Referências

Precedido por
Bonifácio
Pedro II de Saboia
Conde de Saboia

1263 - 1268
Sucedido por
Filipe I