Baixe no formato PPTX, PDF, TXT ou leia online no Scribd
Fazer download em pptx, pdf ou txt
Você está na página 1de 8
SINESTESIA
Apresentação por Grupo 3
CONCEITO A sinestesia é uma figura de linguagem que faz parte das figuras de palavras. Ela está associada com a mistura de sensações relacionadas aos sentidos: tato, audição, olfato, paladar e visão.
Sendo assim, essa figura de linguagem
estabelece uma relação entre planos sensoriais diferentes.
Ela é muito utilizada como recurso estilístico e,
portanto, surge em diversos textos poéticos e CONCEITO II SINESTESIA Figuras de Palavras (ou tropos) são recursos utilizados para produzir maior expressividade à comunicação através das palavras. As figuras de palavras são um tipo de figuras de linguagem. Figuras de linguagem são palavras ou expressões conotativas, portanto, apresentam um sentido que ultrapassa a linguagem comum, literal ou denotativa.
Por exemplo, ao dizer "um perfume doce", estamos unindo o sentido do
olfato ("perfume") com o do paladar ("doce"). EXEMPLOS Exemplo : "O perfume dela tinha um toque suave, quase como uma música calma que acalmava o coração." • Explicação:
Nesse exemplo, há uma sinestesia porque o perfume, que
normalmente sentimos pelo cheiro, é descrito como algo que tem um "toque" suave e que "acalma o coração" como uma música. A sinestesia mistura diferentes sentidos (cheiro, toque e audição) para criar uma sensação mais rica, ajudando quem lê a imaginar o perfume de uma forma mais completa EXEMPLOS II A sinestesia usa essa mistura para deixar as descrições mais marcantes. Outros exemplos são:
"O silêncio ensurdecedor" — que traz o contraste
entre silêncio e algo intenso.
"Um sorriso doce" — que dá um sabor ao sorriso.
SEU USO A sinestesia pode ser usada em poemas, músicas, tiras e literatura para intensificar a expressão sensorial. Ao misturar sentidos, como "som doce" ou "cor quente", ela torna as descrições mais vívidas e emocionais, permitindo que o leitor ou ouvinte experimente sensações de forma mais profunda e imaginativa. SEU USO II A sinestesia é uma figura de linguagem caracterizada pelo uso de palavras que remetem a diferentes ordens sensoriais.Ela pode se expressar no plano auditivo, olfativo, visual ou tátil, bem como no campo do paladar. AGRADECEMOS PELA ATENÇÃO! MARIA EDUARDA, MARIA FLOR, SOPHIA SIQUEIRA, PIETRA HANNAH, THAÍSSA MICKAELA