Baixe no formato PDF, TXT ou leia online no Scribd
Fazer download em pdf ou txt
Você está na página 1de 10
www.canillulubaby.
com INTRODUÇÃO
Com a chegada de um novo membro no nosso lar, começam a
surgir algumas dúvidas da maneira correta de cuidar e ensinar esse novo filhote. Por isso, preparei esse e-book para te ajudar nessa jornada! Nosso foco deve ser no bem-estar e na saúde desse cachorrinho, para que ele cresça comportado e que tenha uma relação de harmonia e companheirismo com você e sua família.
Lembre-se, filhotes são curiosos e arteiros, por isso devemos
cuidar com o ambiente onde eles ficarão para que não tenha nada que eles possam destruir ou se machucar.
Como os filhotinhos ainda não tomaram todas
as vacinas e por serem muitos novos, seu sistema imunológico ainda está em processo de fortalecimento. Por isso é muito importante deixarmos ele em um ambiente limpo e sempre que formos brincar com ele, passar álcool nas mãos. O ESPAÇO DO FILHOTE
Um dos assuntos mais importantes e que você deve planejar
bastante é o local onde você vai deixar o seu filhotinho. Nesse local, você deve sempre deixar um pote de água, a caminha, vários tapetinhos higiênicos (de início é bom colocar mais de um para que o filhote tenha mais probabilidade de acertar o local), e alguns brinquedos.
Os brinquedos é interessante fazer um rodízio, para que ele
não se enjoe. E também é legal colocar alguns desidratados, como orelha suína e ossinhos bovinos, eles costumam passar bastante tempo roendo esses tipos de produtos.
Aconselhamos a manter o filhotinho nesse espaço nos
primeiros dias, até ele começar a se acostumar com a mudança do lar. Escolha alguma área que você e sua família passem bastante tempo, como por exemplo a sala de estar. A ALIMENTAÇÃO
É importante controlar a quantidade de alimento que nosso
cãozinho está comendo por dia. Atrás do saco de ração está informando a quantidade diária que o filhote deve comer conforme seu peso e idade. Aconselhamos a pesar a ração em uma balança digital e dar a quantidade correta.
Filhotes são muito gulosos e ansiosos, por isso, evite deixar a
ração à vontade. Divida a porção diária e dê mais vezes ao dia, até os 6 meses de idade, aconselhamos a dar a ração 3x ao dia. Após essa idade, pode dar 2x ao dia.
PETISCOS
Inicialmente indicamos a não dar petiscos, pois alguns
filhotes desenvolvem seletividade do paladar. Para recompensar o filhote nos treinos, você pode utilizar a própria ração. Após os 6 meses de idade, você pode iniciar a introdução de petiscos, mas cuidado com os agrados em excesso para não atrapalhar o balanceamento da alimentação do filhote nessa fase de crescimento. O indicado é que os petiscos não ultrapassem 10% da quantidade de alimentação diária. Por exemplo, um cãozinho que esteja comendo 50 gramas de ração por dia, pode ganhar 5 gramas de petiscos. As necessidades no local correto
Os filhotes não sabem magicamente onde devem fazer as
necessidades no local que você quer. Por mais que ele já esteja pré-adestrado a fazer as necessidades no tapetinho aqui no canil, na mudança de ambiente esse ensinamento deve ser continuado. Alguns filhotes acertam com mais rapidez, outros podem errar algumas vezes, e está tudo bem. Cada filhote tem seu tempo de aprendizado.
Tenha paciência e perseverança nessa etapa. O importante é
que você observe melhoras no comportamento ao longo do tempo. Se você perceber que ele está errando muito, você deve reduzir o tamanho do espaço onde ele fica e aumentar a quantidade de tapetinhos nesse local.
O local das necessidades deve ser um pouco distante do
local onde ele dorme, come e brinca. Eles sempre vão dar preferência para ambientes que absorvam as necessidades, como tapete, grama ou terra.
O filhote não consegue segurar a vontade de fazer as
necessidades como os cães adultos. Por isso se você for brincar com o filhotinho em algum local diferente, leve um tapetinho junto, para evitar que ele erre.
Os tapetes da casa também devem ser evitados elo filhote,
pois ele pode se confundir e fazer as necessidades por ali. O CERTO
Os horários em que mais os filhotes fazem as necessidades é
após as refeições e quando eles acordam. Eles costuma dar sinais que estão indo fazer as necessidades, pois costumam cheirar o local e dar voltinhas em volta de si. Pode acontecer dele fazer na borda do tapetinho e vazar no chão. Nesse caso seria interessante colocar mais tapetinhos juntos para evitar esse tipo de acidente.
O ERRADO
Se o filhotinho fizer as necessidades no local errado, não
brigue com ele, pois pode assustá-lo, ele pode não querer mais fazer as necessidades na sua frente. Se ele inicio o xixi no local errado, deixa ele terminar, tire-o dali e limpe sem ele ver. Interromper o xixi pela metade, dar um grito ou brigar com ele, pode fazer ele entender que é errado fazer xixi.
Para limpar o local onde o cãozinho fez errado, é interessante
usar um removedor enzimático, pois ele vai retirar o cheiro do xixi da superfície (importante seguir as orientações de uso do fabricante). VACINAS E ANTI PARASITÁRIOS
Vacinas são essenciais para preparar o sistema imunológico
do cachorro para combater doenças que podem prejudicar seriamente a saúde do animal (e até mesmo a dos seres humanos) ou serem fatais para o cãozinho.
O vermífugo também é importante para a saúde do animal e
de toda a família.
Controle de parasitários externos (pulgas, carrapatos e
sarnas) também é importante. Após os 60 dias o filhotinho já pode iniciar DURANTE A NOITE
Quando um filhote vai para o novo lar, ele está sendo
separado de tudo o que ele conhece em sua vida - a mãe, os irmãos e o ambiente onde ele nasceu. Então é natural que o cãozinho se sinta ansioso e inseguro quando fica sozinho nesse lugar novo, com barulhos e cheiros diferentes.
Nos primeiros dias, recomendamos que ele durma no mesmo
quarto que você ou alguém da família, até que ele se sinta mais confortável em sua casa. Para evitar acidentes e bagunça, você pode usar um cercadinho para limitar o espaço de circulação do filhote durante a noite (deixe nesse local o tapete higiênico - pois ele vai fazer necessidades a noite - sua caminha, ursinho de pelúcia e água)
Uma dica é deixar junto na caminha dele uma camisa sua
usada (que está com seu cheiro), para ele se sentir mais confortável.
Se ocorrer choros durante a madrugada, não converse com o
filhote ou pegue ele no colo. Espere que ele se acalme sozinho e volte a dormir. A socialização do filhote
Para evitar que seu filhote cresça e se torne um cachorro
reativo e medroso, é preciso sociabilizá-lo. Quando isso não acontece de forma adequada, alguns cãezinhos podem desenvolver medo de passear, do barulho de moto ou de trovões, ou podem ficar agressivos com crianças, idosos ou outros animais.
A apresentação de objetos, barulhos e situações comuns do
dia a dia é importantíssimo para que o filhote não cresça com medo e se assunte com qualquer coisa.
Para fazer a socialização com objetos como aspirador de pó,
secador de cabelo, campainha ... podemos aproximar esses objetos aos poucos enquanto estamos brincando com o filhote, fazendo carinho, para que ele associe momentos tranquilos com aquele barulho.
O mesmo vale para barulhos de carro, moto e ônibus nas
ruas. Devemos primeiro começar a levar o filhote para passear no colo em ruas calmas, para ele ir se acostumando com a mudança de ambiente e diversos ruídos. Gradualmente, podemos ir apresentando ruas mais agitadas. INICIANDO OS ADESTRAMENTOS
Quanto mais cedo você iniciar os adestramentos do seu
filhote, melhor será o aprendizado. Poucos minutos por dia já é o suficiente. Mas é importante que siga uma frequência diária para um melhor resultado.
Indicamos iniciar os treinamentos por 5 minutos de manhã e
5 minutos a tarde/noite. Conforme o filhote for crescendo, você pode ir aumentando esse tempo, mas não ultrapasse 15 minutos, para não tornar o treino exaustivo ao cão.
O princípio do adestramento é recompensar o filhote toda
vez que ele fizer algo certo, e de inicio essa recompensa pode ser a própria ração ou carinho.
Com os cuidados e treinamentos adequados, a vida em
família do seu cãozinho será muito mais agradável e prazerosa por muitos e muitos anos. Cachorros são os melhores amigos do homem, pois são companheiros, fiéis e muito divertidos. Aproveite cada fase do desenvolvimento de seu filhote, dê muito amor e carinho e com certeza vocês terão uma relação incrível para o resto da vida.
Como adestrar seu cachorro filhote: Neste Ebook saiba que o adestramento é importante para que vocês tenham uma comunicação mais fluida desde cedo e também para o bem-estar do seu pet.