Baixe no formato DOC, PDF, TXT ou leia online no Scribd
Fazer download em doc, pdf ou txt
Você está na página 1de 3
Indique o nome do evento, do conferencista, data e horário de
realização.
Enquadrado na Conferência Mensal do DCSAT, foi realizado uma conferência
intitulada “Saúde Mental dos Docentes.” A conferencista foi a Dra. Liú Varela que abordou o tema “Competências Emocionais e Estratégias de Regulação Emocionais”. E a evento foi no dia 25 de Abril das 15 às 17 horas.
Pequena Biografia da Dra Liú Évora Da Silva Varela
Liú Évora Da Silva Varela é psicóloga da vertente Educação e Desenvolvimento.
Psicóloga Forense. Professora e Coordenadora da Disciplina de Psicologia na ESOM - Escola Secundaria Olavo Moniz, Espargos na Ilha do Sal e é Coordenadora Pedagógica e de Investigação Científica na empresa Escola de Condução Boa Formação e estudante na US – no 2º ano do Mestrado em Saúde Mental e Comunitária.
Resuma o evento, em breves palavras.
A conferencista iniciou a sua apresentação expondo o tema e, também trouxe
uma dinâmica, onde ela questionou quem conhece as emoções. Ela continuou com a definição da emoção como “sensação física e emocional que é provocada por algum estímulo, que pode se um sentimento ou um acontecimento” falou sobre a etimologia da palavra emoção onde deixou clara que ela tem origem no latim ex movere, que significa “mover para fora” ou “afastar-se”. Enfatizou que as emoções servem para nos proteger, para nos levar a ação; as emoções revelam as nossas necessidades, aproxima-nos das pessoas; geram em nós comportamentos e decisões; são responsáveis por mudanãs em nossas vidas; Elas manifestam-se das seguintes formas: dor de barriga; chorar ou rir; tremer; perder a voz; sentir a respiração ou o coração acelerado. Foi referido também, sobre os tipos das emoções, as básicas e as secundárias,
Falou-se também da regulação emocional e o que é isto? Segundo conferencista
a regulação emocional é a capacidade fundamental da inteligência emocional em gerir e controlar as nossas emoções de forma saudável e um indivíduo tende a regular as suas emoções quando existe uma descrepância entro como se está a sentir e como gostaria de sentir e em qualquer etapa do ciclo: situação -» atenção-»interpretação -» resposta-»situação..., utilizando algumas estratégias: evitação, distração, ruminação, reavaliação cognitiva, aceitação, resolução de problemas, supressão expressiva e intervensão fisiológica e a melhor segundo a conferencista são: reavaliação cognitiva, aceitação e resolução de problemas e os piores são: ruminação e supressão expressiva. Falou-se sobre as estratégias de regulação emocional e como utilizá-las, referiu-se sobre as competências de literacia emocional.
No que diz respeito ao evento:
1. Explique o que achou mais interessante e o que aprendeu de novo, no
evento
No ano em que foi decretado “2024 - o ano da Saúde Mental em Cabo
Verde”, este é um tema muito pertinente e o que achei de mais importante é a parte da palestra/conferencia onde ela falou como utilizar as estratégias de regulação emocional em nosso favor? Ela abordou alguns pontos e foi um bom aprendizado. Primeiro ela disse que temos que identificar e registar no nosso dia quais as estratégias que mais utilizamos quando não estamos a sentir bem; avaliar o quanto essas trazem para nós bom resultado e reprogramar em termos cognitivos; aumentar o repertorio para podermos escolher a melhores estratégias que melhor se adequam ao momento que estamos a passar; e muitas outras estratégias/técnicas que ela apresentou.
2. Como aplicará os conteúdos aprendidos, na sua vida pessoal e,
principalmente, na profissão docente.
A saúde mental dos professores é um tema fundamental, tanto para a vida
pessoa, como profissional. Todo o professor precisa ter o conhecimento de si próprio e também o seu limite, para puder cuidar de si próprio com uma boa alimentação, atividades físicas relacionamentos pessoais, ou seja, manter uma boa relação com colegas e alunos, estar abertos para apoiar outros colegas que precisam de apoio. Utilizar estratégias de literacia emocional referidas para pro mover a saúde mental que é fundamental para o bem estar e trazer sucessos no processo do ensino-aprendizagem.
3. Que mudanças devem ser feitas para comportar tais aplicações?
A saúde mental dos professores é um tema fundamental, tanto para a vida
pessoa, como profissional. A escola precisa ser um lugar acolhedor, criar programas de apoios emocional, fornecer treinamentos sobre saúde mental para os professores, o que ajuda a identificar, apoiar, professores que, podem estar passando pela depressão, ansiedade e esgotamento profissional e acompanhar de perto e realizar com frequência campanhas de conscientização relacionado ao tema.