Baixe no formato PDF, TXT ou leia online no Scribd
Fazer download em pdf ou txt
Você está na página 1de 18
Peste bubônica
o que é a peste bubônica ?
É uma doença infecciosa aguda, transmitida principalmente
por picadas de pulgas que ficam em ratos contaminados pela bactéria yersínia pestis. A doença é conhecida popularmente com “ peste negra”, “febre de rato’’ ou “ doença do rato’’. O primeiro e o maior surto de peste negra ocorreu entre 1348 e 1350 no continente europeu. Sintomas • Febre alta ; • Calafrios ; • Dor de cabeça intensa ; • Dores generalizadas; • Falta de apetite; • Náuseas ; • Vômitos ; • Confusão mental; • Pressão arterial baixa; • Entre outros. Tratamento A peste bubônica tem tratamento. Realizado através de antibióticos. O tratamento deve –se ser iniciado o mais rápido possível, de preferencia após as 15 horas do surgimento dos sintomas, podendo então evitar complicações ou ate mesmo a morte. Durante o tratamento, o paciente deve ficar internado em um quarto de isolamento hospitalar para evitar a transmissão da doença a outras pessoas. A peste bubônica ainda existe ?
Sim, a peste bubônica ainda existe,
mas é rara, em alguns países os surtos que ocorrem são pequenos e controláveis. Varíola O que é varíola? É uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus Orthopoxvirus variolae. Teria surgido na Índia e foi descrita no Brasil pela primeira vez em 1563. É uma doença infecciosa que se transmite principalmente por inalação de gotículas de secreção de pessoas infectadas, como ao falar, tossir ou espirrar. A transmissão também pode ocorrer por contato direto com a pele lesionada ou com fluidos corporais, como pus, sangue e saliva. Sintomas Febre alta; Dor de cabeça intensa; Vômito; Manchas vermelhas na pele e na mucosa; úlceras e feridas na pele; Dor lombar; Fadiga intensa; Inflamação da garganta; Tratamento A varíola é uma doença grave e sem cura, mas há tratamento de suporte com medicamentos que aliviam a dor e a coceira.
A vacinação é a melhor forma de prevenir a varíola, sendo
altamente protetora. No entanto, a imunidade desaparece ao longo de décadas. A varíola ainda existe ?
Não, a varíola não existe mais: a Organização Mundial da
Saúde (OMS) declarou a doença erradicada em 1980, após uma campanha de vacinação global. O último caso de varíola transmitida naturalmente foi registrado na Somália em 1977. Mesmo que a varíola já não exista, é importante manter o conhecimento sobre os seus sintomas, causas e tratamento para evitar novos casos. Onde entrou a epidemiologia ?
Epidemiologia entra nas questões de :
Saber qual foi o agente causador ;
Qual é a forma de transmissão do agente causador; Qual a quantidade de pessoas ou regiões afetadas; E a eficácia do tratamento (se resolveu ou não) ; Fonte Site ministério da saúde ; www.gov.br/ saúde www.msdmanuals.com bvsms.saude.gov.br/ brasilescola.uol.com.br Alunos : Adriana Cristina Dos Santos Silva ; Ana Beatriz Alves Da Silva; Ariane De Oliveira Neves ; Emilli Vitória Mendes Gustavo Júnior Lopes de Oliveira ; Jhonatan Sousa Pimenta; Juliana Cristina De Sá Lourenço ; Maciel Pereira Candeia Filho ;