Baixe no formato PDF, TXT ou leia online no Scribd
Fazer download em pdf ou txt
Você está na página 1de 5
ESCOLA ESTADUAL ALMIRANTE BARROSO
ENSINO MÉDIO TERCEIRO ANO
TRABALHO E DIFERENÇA DE POTENCIAL
Pode ser denominada de tensão, isto é, o trabalho realizado para o
deslocamento de cargas elétricas entre dois pontos. Podemos verificar este fenômeno nas pilhas elétricas ou em baterias.
Podemos descrever como ddp (diferença de potencial), e esta grandeza
física existirá somente com a presença de campo elétrico e quando haver diferença de potencial nos pontos relacionados a um campo elétrico gerado por uma carga elétrica geradora ou algo similar.
Neste caso, na figura acima, os pontos A e C estão à mesma distância da
carga geradora, sendo assim, possuem o mesmo potencial elétrico e consequentemente a diferença de potencial entre estes é nula, apresentando trabalho nulo sobre qualquer carga entre os pontos, impossibilitando o deslocamento da mesma. Este fenômeno ocorre no fato de os pássaros estarem sobre os fios de eletricidade e não sofrerem choque elétrico, devido a diferença de potencial sobre eles ser nula.
Dedução da expressão do Trabalho Elétrico e diferença de potencial:
Sabendo que , teremos:
Superfícies Equipotenciais:
É o conjunto de pontos que apresentam o mesmo potencial elétrico. Em
outras palavras, o potencial elétrico (V) é constante em todos os pontos da superfície. Importante saber que as linhas equipotenciais são sempre perpendiculares as linhas de força ou linhas de campo conforme a figura abaixo: Exercícios:
1) Uma carga elétrica igual a 20μC é deslocada do ponto cujo potencial é
70V, para outro cujo potencial é de 30V. Nessas condições, ache o trabalho realizado sobre a carga elétrica em J.
2) O trabalho desenvolvido pela força elétrica ao se transportar uma carga
puntiforme q entre dois pontos de um campo elétrico gerado por uma carga puntiforme Q, afastada de qualquer outra: a) depende da trajetória seguida entre os dois pontos; b) independe da trajetória seguida entre os dois pontos; c) será sempre positivo; d) será sempre nulo; e) independe da posição dos dois pontos em relação à carga Q.
3) Na figura, são indicadas as linhas de força de um campo elétrico
uniforme e as superfícies equipotenciais. Calcule o trabalho realizado pela força elétrica, para deslocar uma carga de 2C de A até B. Esse movimento é espontâneo ou forçado? 4) Na figura a seguir temos dois pontos no vácuo, A e B, do campo de uma carga elétrica puntiforme fixa, de 2C. Determine:
a) a diferença de potencial entre os pontos A e B;
b) o trabalho da força elétrica quando uma carga de prova de 3C é
deslocada de A para B.
5) A figura mostra uma carga puntiforme Q e suas correspondentes
superfícies equipotenciais vistas em corte. Uma outra carga puntiforme q é deslocada do ponto A para o ponto B, ambos mostrados na figura. Podemos concluir que o trabalho τ realizado pela força elétrica sobre a carga q é: