Baixe no formato PDF, TXT ou leia online no Scribd
Fazer download em pdf ou txt
Você está na página 1de 2
Estudo Dirigido – Revisão Os fotossistemas são unidades nos cloroplastos
em que estão inseridas as clorofilas a e b, e os
A fotossíntese, termo que significa “síntese utilizando a carotenoides. Nesses fotossistemas, é possível luz”, é geralmente definida como o processo pelo qual um perceber duas porções denominadas de complexo organismo consegue obter seu alimento. Esse processo é realizado antena e centro de reação. No complexo antena são graças à energia solar, que é capturada e transformada em energia encontradas moléculas de pigmento que captam a química, e ocorre em tecidos ricos em cloroplastos, sendo um dos energia luminosa e as leva para o centro de reação, tecidos mais ativos o parênquima clorofiliano encontrado nas um local rico em proteínas e clorofila. folhas. Resumo da fotossíntese No processo de fotossíntese, é possível verificar a presença de dois fotossistemas ligados por uma 1- A fotossíntese é um processo em que a energia solar é cadeia transportadora de elétrons: o fotossistema I e capturada e utilizada na produção de moléculas orgânicas. o fotossistema II. 2- A fotossíntese acontece nos cloroplastos. 3- Clorofila e carotenoides estão arranjados nos tilacoides Reações luminosas/Fase clara dos cloroplastos, em unidades chamadas de fotossistemas. 4- Duas etapas podem ser observadas na fotossíntese: reações luminosas e reações de fixação de carbono. Nas reações luminosas, inicialmente a energia 5- No final da fotossíntese, são produzidos carboidratos. luminosa entra no fotossistema II, onde é 6- A fotossíntese garante que o oxigênio seja disponibilizado aprisionada e levada até as moléculas de clorofila. para o meio ambiente. Essa molécula de clorofila é excitada, seus elétrons 7- Os organismos fotossintetizantes são produtores na cadeia são energizados e transportados da clorofila em alimentar. direção a um receptor de elétrons. A cada elétron transferido, ocorre a substituição deste por um elétron proveniente do processo de fotólise da água.
Pares de elétrons saem do fotossistema I por
uma cadeia transportadora de elétrons, impulsionando a produção de ATP (grande fonte de energia química) pelo processo conhecido como fotofosforilação. A energia absorvida pelo fotossistema I é transferida para moléculas de clorofila. Os elétrons energizados são capturados pela molécula da coenzima NADP+ e são substituídos na clorofila pelos elétrons provenientes do fotossistema II. A energia formada nesses processos é guardada em moléculas de NADPH e ATP.
Reações de fixação de carbono/Fase escura:
Etapas da fotossíntese Nas reações de fixação do carbono, o NADPH e o ATP produzidos anteriormente nas reações Nas plantas, a fotossíntese acontece nos cloroplastos e luminosas são usados para reduzir o dióxido de caracteriza-se pelas diversas reações químicas observadas. Essas carbono a carbônico orgânico. reações podem ser agrupadas em dois processos principais: Nessa etapa, ocorre uma série de reações Reações luminosas/Fase clara: ocorrem na membrana do denominadas ciclo de Calvin. Nesse ciclo, três tilacoide (sistemas de membranas internas do cloroplasto). moléculas de CO2 combinam-se com um composto Reações de fixação de carbono/Fase escura: ocorrem no denominado ribulose-1,5-bifosfato (RuBP), estroma do cloroplasto (fluido denso no interior da organela). formando um composto intermediário instável que se quebra produzindo seis moléculas de Fotossistemas: Antes de entender cada reação que ocorre na 3-fosfoglicerato (PGA). As moléculas de PGA são fotossíntese, devemos conhecer o local em que algumas dessas então reduzidas a seis moléculas de gliceraldeído reações acontecem. As reações luminosas acontecem, por exemplo, 3-fosfato (PGAL). na membrana do tilacoide, mais precisamente nos chamados fotossistemas. Impacto da fotossíntese no Ecossistema
A fotossíntese é, sem dúvida, essencial para os
ecossistemas, sendo responsável, por exemplo, pelo fornecimento de oxigênio, o qual é utilizado por grande parte dos seres vivos para processos de obtenção de energia (respiração celular). Não podemos esquecer-nos ainda de que os organismos fotossintetizantes fazem parte do primeiro nível trófico das cadeias e teias alimentares, sendo eles, portanto, a base na cadeia trófica.
Na fotossíntese, as plantas e outros organismos
fotossintetizantes conseguem converter a energia solar em energia química. Ao ser consumida, a energia acumulada pelos produtores passa para o próximo nível trófico. Desse modo, podemos concluir que, para um ecossistema funcionar adequadamente, esse depende da captura de energia solar e sua conversão para a biomassa dos organismos fotossintetizantes.