O documento descreve a criação de Adão e Eva no Jardim do Éden por Deus, incluindo a criação de Adão a partir da terra e Eva a partir da costela de Adão. Relata também a tentação de Adão e Eva pela serpente e seu pecado de comer do fruto proibido, resultando na expulsão do Jardim do Éden.
O documento descreve a criação de Adão e Eva no Jardim do Éden por Deus, incluindo a criação de Adão a partir da terra e Eva a partir da costela de Adão. Relata também a tentação de Adão e Eva pela serpente e seu pecado de comer do fruto proibido, resultando na expulsão do Jardim do Éden.
O documento descreve a criação de Adão e Eva no Jardim do Éden por Deus, incluindo a criação de Adão a partir da terra e Eva a partir da costela de Adão. Relata também a tentação de Adão e Eva pela serpente e seu pecado de comer do fruto proibido, resultando na expulsão do Jardim do Éden.
O documento descreve a criação de Adão e Eva no Jardim do Éden por Deus, incluindo a criação de Adão a partir da terra e Eva a partir da costela de Adão. Relata também a tentação de Adão e Eva pela serpente e seu pecado de comer do fruto proibido, resultando na expulsão do Jardim do Éden.
Baixe no formato PDF, TXT ou leia online no Scribd
Fazer download em pdf ou txt
Você está na página 1de 11
CRIAÇÃO DE ADÃO E EVA – JARDIM DO ÉDEN
“26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a
nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.” “27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:26-27). “7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.”
“8 Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no
Éden; e pôs ali o homem que tinha formado.” “9 E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” (Gênesis 2:7-9).
“15 Tomou, pois, o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Édem
para o lavrar e guardar.”
“16 Ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do
jardim podes comer livremente;” “17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” “18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.” (Gênesis 2:15-18). “20 Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.” “21 Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre o homem, e este adormeceu; tomou-lhe, então, uma das costelas, e fechou a carne em seu lugar;” “22 e da costela que o Senhor Deus lhe tomara, formou a mulher e a trouxe ao homem.” “23 Então disse o homem: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; ela será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.” “24 Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.” “25 E ambos estavam nus, o homem e sua mulher; e não se envergonhavam.” (Gênesis 2:21-25). ORIGEM DO PECADO
“1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo,
que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” “2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,” “3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.” “4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.” “5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.” “6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.” “7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.” “8 E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.” “9 Mas chamou o Senhor Deus ao homem, e perguntou-lhe: Onde estás?” “10 Respondeu-lhe o homem: Ouvi a tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me.” “11 Deus perguntou-lhe mais: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?” “12 Ao que respondeu o homem: A mulher que me deste por companheira deu-me a árvore, e eu comi.”
“13 Perguntou o Senhor Deus à mulher: Que é isto que fizeste?
Respondeu a mulher: A serpente enganou-me, e eu comi.”
“14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso,
maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.” 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. “16 E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua conceição; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.” “17 E ao homem disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei dizendo: Não comerás dela; maldita é a terra por tua causa; em fadiga comerás dela todos os dias da tua vida.” “18 Ela te produzirá espinhos e abrolhos; e comerás das ervas do campo.” “19 Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás.” “20 Chamou Adão à sua mulher Eva, porque era a mãe de todos os viventes.” “21 E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu.” “22 Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.” “23 O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para lavrar a terra, de que fora tomado.
“24 E havendo lançado fora
o homem, pôs ao oriente do jardim do Éden os querubins, e uma espada flamejante que se volvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida.” (Gênesis 3:1-24). COMO SERIA O MUNDO SE ADÃO E EVA NÃO PECASSEM?
Dizem as Escrituras: “6 Ora, irmãos, estas coisas eu as apliquei
figuradamente a mim e a Apolo, por amor de vós; para que em nós aprendais a não ir além do que está escrito, de modo que nenhum de vós se ensoberbeça (orgulha, vaidade) a favor de um contra outro.” (I Coríntios 4:6). “29 As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, mas as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que observemos todas as palavras desta lei.” (Deuteronômio 29:29). “9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.” (I Coríntios 2:9). “25 E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem.” (João 21:25).
Acreditamos com base os versículos acima, temos as respostas das
questões. Mas devido a incredulidade do ser humano, muitos não ficarão satisfeito com os versículos mencionados, procuram sempre buscar respostas directas, assim faremos: Não haveria maldade no mundo (Isaías 59:2); Não haveria injusto ou injustiça ou falsidade (Romanos 3:10-11, 23); Não haveria discriminação (Xenofobia, Racismo) (Génesis 1:26; Atos 17:26; Hebreus 2:11 e Salmos 100:3); Teríamos a liberdade ou livre-arbítrio (Gênesis 2:19-20). Teríamos a vida eterna (João 3:15-16, 36); Não haveria a morte (Romanos 5:17); Não haveria coisas impuras (Gálatas 5:19-21). Não haveria o pecado (Romanos 5:12 e Romanos 6:23). Não haveria sofrimento e nem problema (João 16:33); Não haveria mentira (João 8:44); Haveria Confiança entre os seres humanos (Jeremias 17:5). Seriamos Santos (Efésios 1:4-6). O plano original de Deus para o homem era que ele “povoasse a Terra” até o número exato das moradas vazias deixadas pelos anjos que caíram que “abandonaram seu próprio domicílio” Judas 1:6, moradas localizadas em torno do Monte Sião (celestial) por onde passa o rio da água da vida que jorrava do trono de Deus no Santuário Celestial. O jardim do Éden não foi criado na Terra, ele foi transferido do céu para a terra (Ezequiel 42 e Génesis 2:8 “plantou… o jardim no Éden”) e seria o centro do Universo, onde o Eterno estabeleceria seu Trono em Sião.
Devido a maldade do ser humano, Deus vem alertando-nos desses
problemas mais o homem é tão maldoso busca sempre o caminho fácil (da perdição ou do diabo).
PORQUÊ QUE O MUNDO ESTÁ ASSIM?
“4 nos quais o deus [diabo] deste século cegou os entendimentos dos
incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” (II Coríntios 4:4). “2 nos quais outrora andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos de desobediência,” (Efésios 2:2). “10 O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10:10). “26 e que se desprendam dos laços do Diabo (por quem haviam sido presos), para cumprirem a vontade de Deus.” (II Timóteo 2:26). “19 Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” (I João 5:19). “44 Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8:44). Indica que Satanás é a maior influência sobre os ideais, opiniões, metas, desejos e pontos de vista da maioria das pessoas. Os pensamentos, ideias, especulações e falsas religiões do mundo estão sob o seu controle e surgiram a partir de suas mentiras e enganos. Assim, quando a Bíblia diz que Satanás é o "deus deste mundo", ela não está dizendo que ele tem autoridade máxima. Está transmitindo a ideia de que Satanás governa o mundo descrente de uma maneira específica.
HAVERIA NECESSIDADES DE DEUS MANDAR SEU UNIGÊNITO?
Devido o pecado que entrou no mundo. Deus enviou o seu filho unigênito: “8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.” (Romanos 5:8).
Creia profundamente no amor de Deus. Creia completamente no amor
de Jesus Cristo, que veio e pagou com sua vida na cruz para que você hoje possa ficar livre salvo da condenação do pecado e receber graciosamente a vida eterna! E para isto basta crer: “16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). “8 Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.” (Romanos 5:8). “4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,” “5 estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),” “6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e com ele nos fez sentar nas regiões celestes em Cristo Jesus,” (Efésios 2:4-6). Jesus, somente veio porque o homem fez coisa errada, danificando a imagem e semelhança que herdou de Deus e dando acesso para a entrada do mal.… e ainda acrescentamos dizendo que, caso o homem não cometesse pecado o plano inicial de Deus permaneceria e o plano secundário que foi a vinda de Jesus. QUE TIPO DE MUNDO VOCÊ CRIARIA SE FOSSES DEUS OU SE ESTIVESSES NA POSIÇÃO DELE?”
Faríamos tudo aquilo que Deus criou (não mudaríamos absolutamente
nada). E quanto ao livro dos livros (a Bíblia) existiria? A Bíblia existe para nos orientar na vontade de Deus, trazendo para nós as experiências de outros homens.
“24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha
palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.” (João 5:24).
O que faz nós, acreditar na Bíblia é pelo facto existirem evidências
históricas, com factos negativos e positivos, daí acreditamos na Bíblia, porque não omitiu nenhum facto.
CONCLUSÃO
Chegando ao final deste artigo, realçar que é uma temática
interessante para se abordar. O recomendável é que seja desenvolvida com bases sólidas (Bíblia) e não por mero entendimento humano (indo pela lógica das coisas), conforme já referenciamos: quem governa este mundo é o diabo.