Sexto Aurélio Vítor
Sexto Aurélio Vítor (em latim: Sextus Aurelius Victor; ca. 320 — ca. 390) foi um historiador e político do Império Romano. Aurélio Vítor foi o autor de uma História de Roma, de Augusto a Juliano (360), publicada por volta de 361. Juliano nomeou-o prefeito da Panônia Secunda. Possivelmente foi cônsul em 369, junto ao filho de Valentiniano I, e o prefeito urbano de Roma em 389.[1]
Obras
editarForam-lhe atribuídas quatro obras, com maior ou menor certeza:
- Origo Gentis Romanae
- De Viris Illustribus Romae
- De Caesaribus
- De Vita Moribus Imperatorum Romanorum excerpta ex Libris Sex. Aur. Victoris .
As quatro foram publicadas geralmente de modo conjunto sob o nome de História Romana, mas a quarta é uma miscelânea da terceira. A segunda foi a primeira a ser impressa em Nápoles em 1472, em quatro tomos, com o nome de Plínio o Novo, e a quarta em Estrasburgo em 1505. A primeira edição dos quatro livros foi obra de Andreas Schottus (8 volumes, Antuérpia, 1579).
Referências
- ↑ Amiano Marcelino, xxi.10.
- Este artigo incorpora texto (em inglês) da Encyclopædia Britannica (11.ª edição), publicação em domínio público.
- Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em castelhano cujo título é «Sexto Aurelio Víctor».
Bibliografia
editar- Eutrópio/ Aurélio Vítor (1999). Breviario. Libro de los césares. [S.l.]: Introd., trad. e notas de Emma Falque. Madrid : Editorial Gredos. ISBN 978-84-249-1993-1
Ligações externas
editar- A concepção da história em Aurélio Víctor, González González, Avelina (2003). Tese doutoral, Universidade Complutense de Madrid (em castelhano)
- Liber de Caesaribus (em latim)
- Epitome de Caesaribus (em latim)
- Epitome de Caesaribus (em inglês)