Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Teologia Sistemática
Teologia Sistemática
Teologia Sistemática
E-book283 páginas3 horas

Teologia Sistemática

Nota: 0 de 5 estrelas

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

Segundo livro de uma série de 5 livros sobre teologia, este retrata de uma forma sistemática o assunto do Reino de Deus, que difere da igreja, cujos assuntos são baseados no hebráico e no grego para aprofundamento de quem quiser aprender.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento10 de ago. de 2024
Teologia Sistemática

Leia mais títulos de Darlan De Almeida Lima

Relacionado a Teologia Sistemática

Ebooks relacionados

Música para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Categorias relacionadas

Avaliações de Teologia Sistemática

Nota: 0 de 5 estrelas
0 notas

0 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    Teologia Sistemática - Darlan De Almeida Lima

    DISCIPULADO

    SEM

    FRONTEIRAS

    Orientando Vidas

    em Amor

    REINO DE DEUS

    APOSTILA 02 – REINO DE DEUS:

    CARTA DE APRESENTAÇÃO:

    Fortaleza, 17 de Agosto de 2003.

    Prezados Ministros, Professores e Lideres (Discipuladores), Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

    Nos nossos dias, algo que vem crescendo no meio do povo evangélico; é a questão do modo de vida cristão limitar-se a uma escolha entre ser tradicional ou ser moderno, nas igrejas.

    Essa visão defasada do Reino de Deus, não responde às questões espirituais do povo.

    Atravessamos uma verdadeira crise de identidade cristã, atingindo a igreja que se pergunta sobre si mesma, sobre o seu papel como Corpo de Cristo, Comunidade e Instituição, numa sociedade pós-moderna e pós-industrial, caracterizada pela globalização religiosa, pluralismo cultural e secularização da fé.

    Não podemos estar alheios ao projeto do Reino de Deus. Nesta apostila, estaremos tratando do assunto Reino de Deus, analisando a importância, o seu significado para a igreja, comunidade e indivíduo e suas relações com a Igreja, no tempo da Graça.

    Frequentemente, se confunde Igreja (faz parte do Reino, mas não é todo o Reino) com Reino Eterno.

    Isto não significa que estudos, pregações e evangelismo não sejam necessários. São importantes, mas são insuficientes para cumprir-se de maneira eficaz, o Reino de Deus em cada um de nós, com qualidade total de nossas ações perante o Senhor Jesus Cristo.

    A igreja necessita sempre rever o seu projeto, que deve ser

    confrontado com a realidade que as vidas atravessam no decurso de nossa história, pois não se constrói o projeto de Deus, sem a direção de Deus. Por isso, todo o projeto da Igreja, deve ser o do Reino de Deus. De quem é a responsabilidade da implantação do Reino de Deus, na Igreja?

    O projeto do Reino de Deus não é responsabilidade apenas do Corpo Pastoral.

    Pelo contrário; o Corpo de Pastores e Ministros, devem ser escolhidos conforme a vontade de Deus, mas também, no reconhecimento da competência e da liderança de alguém capaz de executar a vontade de Deus na Igreja.

    Não podemos negar a diversidade do Espírito, quanto aos dons, ministérios ou manifestações, pois cada igreja é um resultado de um processo do desenvolvimento espiritual de seu próprio povo com Deus, pois não existem igrejas iguais, mas os membros devem estar ligados à cabeça, que é Jesus.

    A pretensão de querer ser dono da verdade por simplesmente julgar-se correto, tem que dar lugar ao diálogo, ao ensino e à pregação responsável, baseada na graça da comunhão com o Espírito Santo, bem como, na exegese e na hermenêutica de textos bíblicos, de maneira séria e humilde, para que tenhamos resultados propostos por Jesus e confirmação de nossas pretensões.

    Não se entende, portanto, uma igreja sem ensino, submissão a Deus para estabelecer o projeto do Reino e amor para implantá-lo e executá-lo.

    Tem que haver uma mudança de mentalidade nos que se dizem cristãos.

    Mudança que implica deixar de lado o velho preconceito deque a Igreja é apenas mais uma opção de lazer ou passatempo e não uma conquista de Jesus para nossas vidas.

    Há pelo menos duas razões que justifiquem a implantação da Igreja como instituição: A igreja deve formar discípulos que dêem o exemplo e melhorar a sociedade pelo seu ensino e assistência social.

    A igreja deve estar impregnada pela atmosfera espiritual da glória do Altíssimo, desde a mensagem pregada, os horários de culto, o comportamento de seus membros e sua ação responsável como testemunhas de Jesus, sendo o sal e luz da sociedade.

    Mesmo tendo pouca experiência e estrutura, devemos combater o

    tradicionalismo autoritário religioso do Pais, de nosso Estado, de Nossa Cidade, de nossa Comunidade, desenvolvendo uma consciência crítica cristã, envolvendo as pessoas, comunidade externa e interna à Igreja, com criatividade e responsabilidade diante de Deus pela Palavra Sagrada.

    Que tenhamos ousadia para romper com o círculo vicioso da ganância financeira que tenta destruir a credibilidade de nosso testemunho ao nosso redor;que atravessemos este periodo de trevas sociais, em função da promessa que nos espera, em Cristo.

    Amadureçamos nossas idéias e sejamos eficientes para comunicar as boas-novas, como voluntários do bem-comum, criando atmosfera favorável para uma credibilidade referencial do Evangelho sadio e que é a verdade de Deus em nossas vidas; assim, sejamos educados, respeitando os direitos dos outros.

    Serão 15 aulas expondo os mais variados assuntos, para estudo e reflexão.

    Ademais, que possamos nos mobilizar como Corpo de Cristo, Interdenominacional, combatendo abusos de doutrinas fraudulentas presentes em instituições eclesiásticas descompromissadas com o Reino de Deus, provocando mudanças nos valores pessoais e das instituições emergentes, para a ação do Reino de Deus entre nós, até que Ele venha.

    Deus vos abençõe

    Darlan Lima & Alexandre Arcanjo

    Professores de Teologia e Ciências da Religião

    ÍNDICE DE ASSUNTOS POR TÓPICOS

    APOSTILA 2 – REINO DE DEUS:

    Olá, amado(a),

    Visando facilitar o seu estudo e o fácil conhecimento acerca do material de teologia que apresentamos neste site, descrevemos o índice de assuntos desta Apostila 2 – Reino de Deus, que objetiva dar a você o objetivo da vinda de Jesus Cristo nos quais os elementos teológicos da Apostila 1 estão inseridos de forma harmônica gerando um todo. Esta uma visão do Reino nos preparará para o assunto da terceira apostila. (faça download grátis deste material na seção apostilas.)

    APOSTILA DE REINO DE DEUS AULA 0 - CARTA DE

    APRESENTAÇÃO;

    AULA 1 - TRATA DO ANÚNCIO DA VINDA DO REINO DE DEUS

    E DA ESSÊNCIA DO MINISTÉRIO TERRENO DO NOSSO

    SENHOR E SALVADOR

    JESUS CRISTO: (TÓPICOS)

    INTRODUÇÃO Mt.6:33 Mc.1:15 Mt.5:3-11 Lc.6:20-23

    ANÁLISE DE TEXTO 1:

    MT 6:33 - Mas, buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

    ANÁLISE DE TEXTO 2:

    MC 1:15 - : O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo.

    Arrependei-vos. e crede no evangelho.

    ENTENDENDO O REINO DE DEUS:ANALISANDO O

    SERMAO DA MONTANHA:

    JESUS INVERTE OS VALORES SOCIAIS:

    ANÁLISE DE TEXTO 3:

    MT.5:2-12: E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Bem- aventurados os pobres de espírito, porque deles é

    o reino dos céus; Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem- aventurados os que têm fome e de justiça porque eles serão fartos; Bem- aventurados os limpos de coração porque eles verão a Deus; Bem-aventurados

    os

    pacificadores

    porque

    eles

    serão

    chamados

    filhos

    de Deus;

    Bem-aventurados

    os

    perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.

    ANÁLISE DE TEXTO 4:

    * (LC 6:20-23 – Folgai nesse dia, exultai; pois eis que é grande vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.

    PELA EXEGESE, MENSAGEM DO SERMÃO DO MONTE SERIA...

    AULA 2 - JESUS ATRAVÉS DE SEU GRANDE SERMÃO NO

    MONTE, NOS FALA PARA QUEM É O REINO DE DEUS –

    MATEUS: Caps. 5, 6 e 7):

    Mt.5:13-16

    ANÁLISE DE TEXTO 1:

    * MT 5:13 - Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

    ANÁLISE DE TEXTO 2:

    MT 5:14 - Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; ANÁLISE DE TEXTO 3:

    MT 5:1 5-Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

    ANÁLISE DE TEXTO 4:

    MT 5:16 - Assim brilhe vossa luz diante dos homens,para que vejam boas obras e glorifiquem vosso Pai,que está nos céus.

    AULA 3 - A CERTEZA DO CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS DO

    SENHOR É A SUA PRÓPRIA ATITUDE EM NOS ATRIBUIR A SUA GRAÇA.

    Mt.5:17-20

    ANÁLISE DE TEXTO 1:

    Mt.5:17 - Não penseis que vim revogar a Lei ou os protetas; não vim ab-rogar; mas cumprir.

    ANÁLISE DE TEXTO 2:

    *Mt. 5:18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.

    ANÁLISE DE TEXTO 3:

    Mt. 5:19 - Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

    ANÁLISE DE TEXTO 4:

    Mt. 5:20 - Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.FARISEUS SADUCEUS ESCRIBAS

    TREINAMENTO E STATUS

    OS ESCRIBAS NOS DIAS DE JESUS

    AULA 4 - A LEI MORAL DO REINO DE DEUS É A EXPRESSÃO

    DE SANTIDADE,COMO ETERNA OBRIGAÇÃO DO SEU POVO, QUE SERÁ PROVADO (I):

    Mt.5:21-23

    ANÁLISE DE TEXTO 1:

    MT. 5:21 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás: mas qualquer que matar será sujeito a julgamento.

    ANÁLISE DE TEXTO 2:

    * Mt.5:22 – Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se irar contra seu irmão, estará sujeito a julgamento e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.INFERNO VALE DO HINOM MOLOQUE

    ANÁLISE DE TEXTO 3:

    Mt. 5:23 - Portanto, se trouxeres a oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti; deixa

    ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

    concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.

    SINÉDRIO: (Características):

    VISÃO GERAL SUMO OS ANCIÃOS ESCRIBAS NOS DIAS DE

    JESUS

    AULA 5 - A LEI MORAL DO REINO DE DEUS É A EXPRESSÃO

    DE SANTIDADE, COMO ETERNA OBRIGAÇÃO DO SEU POVO, QUE SERÁ PROVADO (II):

    VIVER EM INFIDELIDADE E ADULTÉRIO OU PEDIR

    DIVÓRCIO?

    DEVEMOS AGIR NA LEI DE DEUS, MAS NÃO DEIXAR SUA ETERNA GRAÇA!

    Mt.5:27-31:

    ANÁLISE DE TEXTO 1:

    * Mt.5:27 - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiça, já em seu coração cometeu adultério com ela. Portanto, se o teu olho direito te escandaliza, arranca-o e atira-o para longe de ti pois te convêm que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandaIiza corta-a e atira-a para longe de ti porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.

    ANÁLISE DE TEXTO 2:

    *MT5:31 - Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por razão de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.

    UM GRAVE PROBLEMA ATUAL ENVOLVENDO UMA

    TEOLOGIA SUPERFICIAL:EXISTE UM MINISTÉRIO DE

    GRUPOS PARA CASAIS QUE PROPÕE PRINCÍPIOS PARA UM

    CASAMENTO

    PERMANENTE

    QUE

    ALEGA...

    PROBLEMA

    TEOLÓGICO

    DESSA

    DOUTRINA APARENTE:ANALISEMOS OS TEXTOS

    BÍBLICOS QUE FALAM SOBRE CASAMENTO: HÁ

    COMPROVADO

    PECADO

    NOS

    CASAMENTOS (INDEPENDENTE DE SEREM OS

    PRIMEIROS OU SEGUNDOS), QUANDO... IRA GULA SEXUAL

    INVEJA

    ORGULHO AVAREZA PREGUIÇA

    SEXUAL ou PESSOAL LUXÚRIA IDOLATRIA SEXUAL

    O PROBLEMA DO DESCONHECIMENTO DA LEI DO NOVO

    TESTAMENTO:

    O QUE É A LEI PERFEITA DA LIBERDADE: (Tg.1:25 e 2:12) CONSEQUÊNCIAS DA LEI DA LIBERDADE NA GRAÇA: VEREMOS AGORA TÊXTOS BÍBLICOS QUE FALAM DA IMPORTÂNCIA DA LIBERDADE (LIVRE-ARBÍTRIO) NAS

    RELAÇÕES ENTRE CASADOS, BEM COMO DOS DEVERES E

    OBRIGAÇÕES DOS MESMOS DENTRO DA LEI DO AMOR.

    APÓS A ANÁLISE DOS TÊXTOS,

    FALAREMOS SOBRE A IDOLATRIA SEXUAL QUE OCORRE NA VIDA DE MUITAS PESSOAS, MESMO CASADAS PELA PRIMEIRA VEZ, QUE SE NÃO FOREM COMBATIDAS, LEVARÃO AO DIVÓRCIO E MESMO SE NÃO LEVAR A ISSO, FARÁ COM QUE O CASAL ESTEJA EM PECADO DIANTE DE

    DEUS, MESMO NÃO DIVORCIADO.

    ANALISE DE TÊXTOS BÍBLICOS: TEXTO 1: MT 5:27 -MT 5:32

    MT 19:-MT. 19:12

    TEXTO 2: MC 10:2-12 ED 10:1 NE 13:23

    TEXTO 3: LC 16:14-17

    TEXTO 4: JO 8:3 -11

    TEXTO 5 RM 7:1 -6

    TEXTO 6 1CO 7:1 -17

    TEXTO 7 EF 5:21 -33

    TEXTO 8 1 Pe 2:1 -17

    TEXTO 9 1PE 3:1-9

    TEXTO 10 GN 2:21–25

    OUTROS TEXTOS: GN 17:11 MT 19:5 MC 10:6 1CO 6:15 EF

    5:30 CARNE NO A.T

    CARNE NO NT

    DT 24:1-5 JR 3:1 13; IS 50:1-2 ED 10:1 NE 13:23

    OBSERVAÇÃO: VERIFICAMOS QUE NOS VERSÍCULOS QUE

    TRATAM DO CASAMENTO, TODOS ENVOLVEM LIVRE-ARBÍTRIO OU LIBERDADE DE VIVER O AMOR DE DEUS E NÃO

    UMA VIDA DE ESCRAVIDÃO SEXUAL. NÃO É QUE A PESSOA POSSA ANULAR A ALIANÇA QUANDO QUISER E SIM, QUE SE

    NÃO HOUVER AMOR, O CASAMENTO SERÁ APENAS

    IDOLATRIA SEXUAL COMO VEREMOS A SEGUIR: (1

    Co.13:1-8) – Ainda

    que tiver certidão, aliança, casa, filhos, se não tiver...

    A REALIDADE DA IDOLATRIA SEXUAL EM MUITOS

    CASAMENTOS: O QUE SIGNIFICA CASAMENTO: A PALAVRA CASAMENTO NO ANTIGO TESTAMENTO EM

    HEBRÁICO E ARAMÁICO:

    A PALAVRA CASAMENTO NO NOVO TESTAMENTO EM GREGO: O CASAMENTO NA BÍBLIA: CASAMENTO E SEUS COSTUMES: LEIS E COSTUMES DOS CASAMENTOS NA BíBLIA: A AUTORIDADE DO MARIDO:

    POLIGAMIA E MONOGAMIA

    CASAMENTO ENTRE PARENTES E COM ESTRANGEIROS

    ESCOLHA DE UM PARCEIRO

    DIVÓRCIO

    OS ENSINAMENTOS DE JESUS A CERCA DO CASAMENTO E

    DO ADULTÉRIO

    SER CASADO NO CIVIL & ESTAR JUNTO: PERGUNTAS: QUANDO HÁ CASAMENTO: CONCLUSÃO:

    1)... 2)... 3)Se você foi traído..., 4)Se você foi o traidor..., 5) Devemos... 6) Não devemos...

    Que procuremos viver a Lei do Amor de Cristo para não sermos confundidos em sua vinda.

    AULA 6 - A LEI MORAL DO REINO DE DEUS É A EXPRESSÃO

    DE SANTIDADE, COMO ETERNA OBRIGAÇÃO DO SEU POVO, QUE SERÁ PROVADO (III):

    Mt.5:33-37:

    ANÁLISE DE TEXTO 1:

    *Mt. 5:33 - Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR.

    ANÁLISE DE TEXTO 2:

    * Mt. 5:34 - Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo trono de Deus;

    ANÁLISE DE TEXTO 3:

    Mt. 5:35 - Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; ANÁLISE DE TEXTO 4:

    *

    Mt. 5:36 - Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.

    ANÁLISE DE TEXTO 5:

    *

    MT 5:37 - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

    RESUMO EXPLICATIVO SOBRE JURAMENTO: JURAMENTO:

    POR QUE NÃO JURAR POR JERUSALÉM: INTRODUÇÃO

    A HISTÓRIA CONQUISTA E PERíODO DE ASSENTAMENTO O

    PRIMEIRO PERíODO DO TEMPLO

    SEGUNDO PERíODO DO TEMPLO O PERíODO ROMANO

    AULA 7 - A LEI MORAL DO REINO DE DEUS É A EXPRESSÃO

    DE SANTIDADE, COMO ETERNA OBRIGAÇÃO DO SEU POVO, QUE SERÁ PROVADO (IV):

    Mt.5:38-48:

    ANÁLISE DE TEXTO 1:

    *

    Mt.5:38 - Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. ANÁLISE DE TEXTO 2:

    *

    Mt. 5:39 - Eu, porém,vos digo que não resistais ao mal; mas,se

    qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.

    ANÁLISE DE TEXTO 3:

    *

    Mt. 5:40 - E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga- lhe também a capa; ANÁLISE DE TEXTO 4:

    *

    Mt. 5:41 - E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.

    ANÁLISE DE TEXTO 5:

    *

    Mt.5:42 - Dá a quem te pede e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.

    ANÁLISE DE TEXTO 6:

    *

    Mt.5:43 - Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

    ANÁLISE DE TEXTO 7

    Mt. 5:44 - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; ANÁLISE DE TEXTO 8

    Mt. 5:45 - Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos; ANÁLISE DE TEXTO 9

    Mt. 5:46- Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis?

    Não fazem os publicanos também o mesmo?

    ANÁLISE DE TEXTO 10

    Mt.5:47 - E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?

    PUBLICANOS

    ANÁLISE DE TEXTO 11

    Mt. 5:48 - Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

    LEIS CRIMINAIS BÍBLICAS:

    CONTEXTO DO ORIENTE PRÓXIMO

    LEI CRIMINAL HEBRAICA LEIS SOBRE OFENSAS A DEUS LEIS

    SOBRE OFENSAS A PESSOAS

    LEIS SOBRE COLHEITAS E ANIMAIS LEI SOBRE FAMíLIA LEIS GERAIS PUNIÇÃO CASTIGO FíSICO

    AULA 8 - A LEI MORAL DO REINO DE DEUS É A EXPRESSÃO

    DE SANTIDADE, COMO ETERNA OBRIGAÇÃO DO SEU POVO, QUE SERÁ PROVADO (V):

    ESMOLAS:

    ORAÇÃO:

    ORAÇÃO BÍBLICA: VISÃO GERAL

    A ORAÇÃO NO VELHO TESTAMENTO A ORAÇÃO NO NOVO

    TESTAMENTO OS ELEMENTOS DA ORAÇÃO JEJUM: AVISOS CONTRA O MATERIALISMO:

    SIGNIFICADO DESSE AVISO DE JESUS CONTRA O

    MATERIALISMO (SEM VALOR ETERNO):

    AULA 9 - JESUS NOS AVISA CONTRA O MATERIALISMO

    E NOS ADVERTE CONTRA PREOCUPAÇÕES MUNDANAS: (Mt.6:19-34).

    Contra a acumulação de bens materiais (Mt. 6:19-21), com desprezo de valores espirituais:

    ANÁLISE DE TEXTO 1

    Mt.6:19-21-Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam, mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e Onde os ladrões não minam nem roubam porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1