História Local de Manoel Viana: subsídio para professores
()
Sobre este e-book
Relacionado a História Local de Manoel Viana
Ebooks relacionados
Berço de Civilidade: Rituais Formativos no Grupo Escolar de Igarapé-Miri, Pará (1904-1942) Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO ginásio da morada do sol: História e memória da Escola Estadual Bento de Abreu de Araraquara Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEducação Patrimonial Nota: 0 de 5 estrelas0 notasHistórias e culturas indígenas na Educação Básica Nota: 5 de 5 estrelas5/5Mimoso: Comunidade tradicional do Pantanal Mato-Grossense - Diversidade de Saberes Nota: 0 de 5 estrelas0 notasBaixo Sul da Bahia Território, Educação e Identidades Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCidade Patrimônio Cultural: A Voz do Morro em Ouro Preto Nota: 0 de 5 estrelas0 notasComunicação, Cultura e Identidade: volume 1 - Folkcomunicação no Tocantins Nota: 0 de 5 estrelas0 notasTerritório, Cultura e (Des)envolvimento no Baixo Sul da Bahia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEducação em Perspectiva: Contextos Políticos, Linguísticos e Culturais Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAcessibilidade em espaços culturais: Mediação e comunicação sensorial Nota: 0 de 5 estrelas0 notasJovens Kalungas: Trajetórias Formativas e de Identidade Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPercepções ambientais de uma comunidade escolar localizada em área de assentamento rural Nota: 0 de 5 estrelas0 notasHistória - Historiadores E Historiadoras Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEntre o prescrito e o realizado no Grupo Escolar Yolanda Jovino Vaz (1961-1971) Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEscolas sem Professores: Rádio e Educação a Distância no Brasil nas Décadas de 1920-40 Nota: 0 de 5 estrelas0 notasHistória e patrimônio cultural: Ensino, políticas e demandas contemporâneas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasColégio Regina Coeli: De Escola Confessional à Comunitária Nota: 0 de 5 estrelas0 notasQuilombo Kalunga: Cultura e Currículo Escolar Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA produção de bonecas negras por artesãs tocantinenses: costurar igualdade e construir vínculos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDiferenças e Especificidades Culturais dos Afrodescendentes no Espaço Escolar Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMemórias Amazônidas em Escavações: Ocupação e Modos de Vida Entre Rios e Florestas Marajoaras Nota: 0 de 5 estrelas0 notasFestas e calendários Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMemória E Identidade Na Diversidade Cultural: Nota: 0 de 5 estrelas0 notasHistória Concisa dos Bairros de Curitiba: Do Abranches ao Xaxim Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEducação Patrimonial Nota: 0 de 5 estrelas0 notasLicenciatura em Educação do Campo: Diálogo Intercultural com Povos e Comunidades Tradicionais Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Arqueologia para você
Se Eu Comprei, Então É Meu! Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA Instrução De Amenemope Nota: 0 de 5 estrelas0 notasOs Deuses Não Eram Astronautas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSob os tempos do equinócio: Oito mil anos de história na Amazônia central Nota: 3 de 5 estrelas3/5A América Que Descobriu Os Europeus Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA Saga Humana Nota: 0 de 5 estrelas0 notasHistoricidade Da Bíblia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPedra Da Gávea Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAntropologia do Ciborgue: As vertigens do pós-humano Nota: 5 de 5 estrelas5/5Arqueologia Bíblica Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Avaliações de História Local de Manoel Viana
0 avaliação0 avaliação
Pré-visualização do livro
História Local de Manoel Viana - Kélen Menezes
AGRADECIMENTOS
Agradeço ao universo por me proporcionar estes momentos de aprendizagem.
Agradeço à Universidade Federal de Santa Maria pela oportunidade de fazer parte desta instituição por meio do Curso de Mestrado Profissionalizante em Patrimônio Cultural.
Agradeço ao meu orientador, professor Dr. André Luis Ramos Soares, por me aceitar em sua linha de pesquisa e me proporcionar a realização deste projeto há muito sonhado. Agradeço sua paciência pelas incansáveis orientações e por ter compartilhado suas experiências e sabedoria.
Agradeço a todos os professores que fizeram parte desta caminhada, por nos proporcionar momentos únicos de aprendizagens e novas experiências.
Agradeço aos meus colegas de curso, pela amizade, paciência, compartilhamentos, aprendizagens, dúvidas e trocas de experiências.
Agradeço a minha família, pela paciência e apoio na realização deste projeto, em especial a minha filha Eduarda Menezes. A superação das dificuldades e conseguir chegar até aqui foi por vocês.
Agradeço às amigas Mareliza Araújo e Flávia Regina, pela ajuda e incentivo na realização deste projeto.
Agradeço aos amigos João Loureiro, Fabiana Mazuco e Mari Games que me ajudaram na procura de registros sobre a história de Manoel Viana.
Agradeço a Larissa Neuenschwander pelas inúmeras ajudas e como capista deste livro. Dedico a vocês o produto desta dissertação.
Minha gratidão a todos que, de alguma forma, fizeram parte desta caminhada!
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
SUMÁRIO
Capa
Folha de Rosto
Créditos
INTRODUÇÃO
HISTÓRIA LOCAL DE MANOEL VIANA
1. POVOS ORIGINÁRIOS
1.1 FORMAÇÃO DO POVOADO
1.2. EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXO
Landmarks
Capa
Folha de Rosto
Página de Créditos
Sumário
Bibliografia
INTRODUÇÃO
Este livro é o resultado de pesquisas realizadas durante o Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural- UFSM, as pesquisas realizadas durante este mestrado profissional foi possível aprofundar conhecimentos, o que vem ao encontro da função desempenhada pela pesquisadora e é a partir desses estudos que se pretende contribuir e facilitar as práticas pedagógicas dos educadores de Manoel Viana, facilitando e promovendo um maior conhecimento por parte da comunidade local sobre a arqueologia, história e patrimônio vianense.
Embasados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017), no Referencial Curricular Gaúcho (RIO GRANDE DO SUL, 2018) e no Documento Orientador Municipal de Manoel Viana, temos como obrigação desenvolvermos atividades sobre o território em que estamos. As ações pedagógicas sobre o tema farão com que estes educandos sintam-se parte da história. Muitos deles identificarão lugares de vivências como patrimônios formadores da comunidade local.
A formação de identidade, de memória e o pertencimento a um local se dá por meio do conhecimento, da apropriação, da preservação histórica e patrimonial de uma comunidade. A utilização da arqueologia, história local e da Educação Patrimonial em atividades escolares são formas eficazes dos educandos terem consciência do dever de preservar um patrimônio que é de todos. Com a abordagem sobre esses temas nas escolas, busca-se reforçar o sentimento de pertencimento ao local onde vivem, sendo sujeitos formadores e