Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Pão Diário vol. 27 Tom Veiga Cristo Redentor: Uma meditação para cada dia do ano
Pão Diário vol. 27 Tom Veiga Cristo Redentor: Uma meditação para cada dia do ano
Pão Diário vol. 27 Tom Veiga Cristo Redentor: Uma meditação para cada dia do ano
E-book764 páginas6 horas

Pão Diário vol. 27 Tom Veiga Cristo Redentor: Uma meditação para cada dia do ano

Nota: 0 de 5 estrelas

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

A oração e o louvor o levam à comunhão com o seu Salvador. Ao investir o seu tempo na leitura deste devocional, você desfrutará de intimidade
com o Senhor e será abençoado ao longo do seu dia. As verdades bíblicas transformadoras que encontramos na Palavra de Deus o encorajarão a:

• Depositar a sua confiança no Soberano Senhor
• Revigorar o seu amor por Deus
• Compartilhar o Seu maravilhoso amor com o próximo.

Descubra como prosseguir com confiança e esperança, à medida que fortalece a sua compreensão sobre o que realmente importa para Deus.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento15 de ago. de 2023
ISBN9786553502819
Pão Diário vol. 27 Tom Veiga Cristo Redentor: Uma meditação para cada dia do ano

Leia mais títulos de Ministérios Pão Diário

Autores relacionados

Relacionado a Pão Diário vol. 27 Tom Veiga Cristo Redentor

Ebooks relacionados

Cristianismo para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de Pão Diário vol. 27 Tom Veiga Cristo Redentor

Nota: 0 de 5 estrelas
0 notas

0 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    Pão Diário vol. 27 Tom Veiga Cristo Redentor - Ministérios Pão Diário

    Pão Diário. Uma meditação para cada dia do ano. Publicações Pão diário.Pão Diário. Uma meditação para cada dia do ano. Publicações Pão diário.

    Sumário

    Capa

    Folha de rosto

    Introdução

    JANEIROSalvação: A nova esperança da salvação

    FEVEREIROHumildade: Sabiamente humilde

    MARÇOMordomia: Para o bem dos outros

    ABRILComunidade: Edificando a comunidade

    MAIOGuerra espiritual: Vitória em nossas batalhas espirituais

    JUNHOSantidade: Santidade — Separado em Cristo

    JULHODons espirituais: Muita graça, muitos canais

    AGOSTOAutenticidade: Praticando a autenticidade

    SETEMBROEscatologia: O retorno de Jesus

    OUTUBROMaturidade espiritual: Nossa verdadeira Estrela Guia

    NOVEMBROTomada de decisão: Busque a Deus em primeiro lugar

    DEZEMBROInfluenciar as pessoas: Quando as ações falam

    Créditos

    INTRODUÇÃO

    A leitura dos textos e das Escrituras

    transforma a vida de milhares de pessoas

    Estamos felizes e gratos a Deus por colocar em suas mãos e em seu lar um exemplar desta edição anual do devocional Pão Diário, volume 27. Nosso objetivo é encorajá-lo a crer em Jesus, buscar o Senhor diariamente e receber dele as instruções práticas para a caminhada cristã.

    Preparamos os devocionais e artigos de destaque para incentivá-lo em sua jornada diária. A cada mês, os artigos abordam um tópico específico que o ajudarão a crescer em seu entendimento sobre a Palavra de Deus e em sua comunhão com Cristo. Os artigos iniciam o conteúdo de cada mês e direcionam o leitor a concentrar a atenção no tema abordado mensalmente.

    Por favor, compartilhe-os com pessoas que precisam saber sobre a esperança que encontramos por meio da fé em Jesus Cristo.

    Se pudermos servi-lo com outros recursos bíblicos para o seu crescimento no evangelismo, não hesite em conhecer o que podemos lhe oferecer em materiais impressos e mídia eletrônica.

    dos editores do Pão Diário

    Páginas de BP029_t_PDvol27_Familia_POR

    Tópico de janeiro / Salvação

    A NOVA ESPERANÇA DA SALVAÇÃO

    Depois que José foi preso, ele sentiu que sua vida tinha acabado. Sua culpa era tão grande, que ele queria encontrar uma maneira de acabar com tudo. Dias antes, José estava dirigindo embriagado quando causou um acidente que matou uma adolescente. Enquanto estava na cadeia, ele foi dominado pela imensidão da tragédia que havia causado.

    Enquanto aguardava o seu julgamento, José decidiu dar outra chance à vida. Ele se inscreveu em uma instituição para obter ajuda com sua dependência do álcool. O que descobriu lá o redirecionou, ele ouviu o evangelho e reconheceu Jesus como Salvador pessoal. As realidades da reconciliação e do perdão oferecidas em um relacionamento com Cristo lhe deram nova esperança.

    Quando seu julgamento chegou, José foi considerado culpado de causar a morte da adolescente e condenado a 12 anos de prisão. Durante sua prisão, ele fez o que pôde para servir seus companheiros prisioneiros e compartilhou com eles as boas-novas do amor e perdão de Jesus. Quando finalmente foi posto em liberdade, pediu para se encontrar com a família da vítima. Ele ficou surpreso quando o pai, a mãe e o irmão dela, sentindo que ele era um homem mudado, perdoaram-no pela trágica perda.

    Pense na profundidade da mudança que ocorre quando buscamos o perdão de Jesus. Paulo proclamou:A velha vida acabou, e uma nova vida teve início! (2 CORÍNTIOS 5:17). Nessa nova vida, desfrutamos do poder de nos reconciliar com Deus (v.18), que pode transformar o caos da nossa vida em uma promessa de esperança (v.19). Podemos, então, espalhar a mensagem de reconciliação para os outros (v.20).

    Velhos medos e pesados fardos dão lugar a uma nova esperança quando aceitamos o perdão e a reconciliação que Jesus oferece livremente!

    DAVE BRANON

    Além deste artigo, o tema salvação

    é abordado nos devocionais dos dias 1, 9, 16 e 23 de janeiro.

    1º DE JANEIRO

    COLOSSENSES 3:1-10

    TÓPICO DE JANEIRO: SALVAÇÃO

    O EFEITO DO RECOMEÇO

    Revistam-se da nova natureza e sejam renovados à medida que aprendem a conhecer seu Criador… v.10

    Quando Betânia completou 30 anos, sentiu-se triste por ainda estar trabalhando com vendas, algo que nunca apreciara. Decidiu então que era hora de parar de procrastinar e buscar uma nova carreira. Davi, na véspera do Ano Novo, olhou-se no espelho e prometeu a si mesmo que perderia peso. E Tiago viu mais um mês passar sem suas explosões de raiva diminuírem e prometeu a si mesmo que se esforçaria mais no ano que iniciava.

    Se você já prometeu mudar no início de um mês, ano, ou numa data de aniversário, você não está só. Os pesquisadores têm um nome para isso: o efeito do recomeço. Eles sugerem que, nessas ocasiões, somos mais propensos a avaliar nossa vida, tentar esquecer os fracassos e reiniciar. Querendo ser pessoas melhores, ansiamos por um recomeço.

    A fé em Jesus atende esse anseio. Em Colossenses 3:12-14 temos uma visão do que essa nova vida pode ser. Ela exige que deixemos o nosso eu para trás (vv.5-9). Pelo poder divino, a fé proporciona essa mudança, não a oferece apenas por decisões e votos. Quando cremos em Jesus, nós nos tornamos novas criaturas, e o Espírito de Deus age em nós a fim de nos renovar (v.10; TITO 3:5). Receber a salvação em Jesus é um recomeço sublime. Sua nova vida pode começar agora, independentemente de datas e ocasiões.

    SHERIDAN VOYSEY

    É chegado o momento de um recomeço em sua vida?

    O que o impede de receber uma nova vida

    como dádiva de Deus ainda hoje?

    Jesus, desisto dos meus planos para seguir os Teus. Por favor, ajuda-me a recomeçar em Tua presença!

    Para compreender melhor a Bíblia, conheça: >universidadecrista.org

    A BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 1–3; MATEUS 1

    2 DE JANEIRO

    JOÃO 1:1-14

    A PALAVRA E UM ANO NOVO

    No princípio, aquele que é a Palavra já existia. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. v.1

    Michellan enfrentou desafios enquanto crescia nas Filipinas, mas como sempre amou as palavras, nelas encontrou conforto. Certo dia, enquanto ainda era universitária, ela leu o primeiro capítulo do evangelho de João, e seu coração de pedra se moveu. Ela sentiu como se alguém lhe dissesse: Sim, você ama palavras. Adivinhe, então. Há uma Palavra Eterna, que pode romper a escuridão, agora e sempre. Uma Palavra que se fez carne. Uma Palavra que pode lhe retribuir o amor.

    Ela estava lendo o evangelho que começa com palavras que lembravam os leitores de João o princípio descrito em Gênesis 1:1: No princípio…. João procurou mostrar que Jesus não apenas estava com Deus no princípio dos tempos, mas que Ele era Deus (JOÃO 1:1). E essa Palavra viva tornou-se homem e habitou entre nós (v.14). Além disso, aqueles que o recebem e creem em Seu nome tornam-se filhos de Deus (v.12).

    Michellan compreendeu e aceitou o amor divino naquele dia e nasceu de Deus (v.13). Hoje, ela o honra porque Ele a salvou de seguir o vício de sua família e escreve sobre as boas-novas de Jesus, alegrando-se em compartilhar seus textos sobre a Palavra Viva.

    Se somos cristãos, também podemos compartilhar a mensagem de Deus e Seu amor. Neste início de ano, quais palavras cheias de graça podemos compartilhar?

    AMY BOUCHER PYE

    O que significa Jesus ser a Palavra de Deus?

    Que diferença isso fará a você neste ano?

    Jesus, concede-me as palavras para eu abençoar os outros com Tua graça e amor hoje e neste novo ano.

    A BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 4–6; MATEUS 2

    3 DE JANEIRO

    SALMO 145:8-20

    QUANDO O AMOR JAMAIS ACABA

    O SENHOR protege todos

    que o amam. v.20

    Sandra lembrou-se de que, sempre que seu avô a levava à praia, ele tirava o relógio e o guardava. Um dia ela o questionou; e ele sorrindo lhe disse: Eu quero que você saiba o quão importante meus momentos com você são para mim. Só quero estar com você e deixar o tempo passar. Ela compartilhou essa lembrança no funeral de seu avô como uma de suas memórias favoritas a respeito dele. Refleti sobre como nos sentimos valorizados quando os outros investem o seu tempo em nós; vieram à minha mente as palavras das Escrituras sobre o amoroso cuidado do Senhor.

    Deus sempre arranja tempo para nós. Davi orou no Salmo 145: Quando abres tua mão, satisfazes o anseio de todos os seres vivos. O Senhor é justo em tudo que faz; […] O Senhor está perto… (vv.16-18). A bondade e a consideração de Deus por nós sustentam a nossa vida a cada momento, concedendo-nos o ar para respirar e o alimento para nos suster. Por Ele ser rico em amor, o Criador de todas as coisas provê misericordiosamente até mesmo os detalhes mais difíceis de nossa existência.

    O amor de Deus é tão profundo e eterno que, em Sua bondade e misericórdia, Ele nos abriu o caminho para a vida eterna e ao deleite em Sua presença, como se dissesse: Eu o amo tanto, só quero estar com você para sempre e deixar o tempo passar.

    JAMES BANKS

    A sua disponibilidade aos outros reflete o amor de Deus por eles? Como se importar com o próximo ainda hoje?

    Pai, agradeço-te por Teu amor perfeito.

    Ajuda-me a sempre compartilhar esse amor onde for preciso.

    A BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 7–9; MATEUS 3

    4 DE JANEIRO

    MATEUS 7:24-27

    FÉ RESILIENTE

    …quem ouve meu ensino e não o pratica

    é tão tolo como a pessoa que constrói

    sua; casa sobre a areia. v.26

    As dunas imponentes colocam as casas próximas sob o risco de afundar em areias que se movem. Os moradores tentam retirar os montes de areia, no esforço de proteger suas casas, mas assistem impotentes como muitas casas bem construídas são enterradas diante dos seus olhos. Uma autoridade local supervisionou a limpeza de uma casa recém-destruída e afirmou que isso era impossível de evitar. Não importava o quanto os proprietários tentassem evitar os perigos das dunas instáveis, elas não eram um alicerce firme e sustentável.

    Jesus conhecia a futilidade de se construir uma casa na areia. Por essa razão, Ele advertiu os discípulos a serem cautelosos com falsos profetas e assegurou-lhes que a fidelidade demonstra sabedoria quando disse: Quem ouve minhas palavras e as pratica é tão sábio como a pessoa que constrói sua casa sobre uma rocha firme (MATEUS 7:15-24). Quem ouve as palavras de Deus e decide não as praticar, no entanto, é tão tolo como a pessoa que constrói sua casa sobre a areia (v.26).

    Quando as circunstâncias parecem nos sufocar sob o peso da aflição ou preocupações, vamos colocar a nossa esperança em Cristo, nossa Rocha. O Senhor nos ajudará a desenvolver a fé resiliente, construída sobre a fundação inabalável do Seu imutável caráter.

    XOCHITL DIXON

    De que maneira a obediência ao ensino de Deus

    demonstra a sua confiança nele? Em que áreas da sua vida você tem desobedecido a Ele?

    Jesus, ajuda-me a desenvolver a fé resiliente e a demonstrar confiança através da obediência a ti.

    A BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 10–12; MATEUS 4

    5 DE JANEIRO

    EZEQUIEL 45:9-10, 17-20

    DE VOLTA AO BÁSICO

    Parem com a violência e opressão

    e façam o que é justo e certo. v.9

    Parece que as resoluções são feitas para serem descumpridas. Há os que zombam delas propondo votos mais alcançáveis. Veja estes exemplos: Acene para os motoristas nos semáforos. Não se inscreva para uma maratona. Procrastine. Perca-se sem a ajuda de aplicativos. Bloqueie quem posta ginásticas e regimes.

    No entanto, o conceito de recomeçar é sério. O povo exilado de Judá precisava de um novo começo. Pouco mais de duas décadas após seus 70 anos de cativeiro, Deus os encorajou a recomeçar, por meio de Ezequiel, prometendo-lhes: Acabarei com o exílio de meu povo (EZEQUIEL 39:25).

    Mas eles precisavam voltar às instruções básicas que Deus havia dado a Moisés 800 anos antes. Isso incluía celebrar um banquete, no princípio do ano, o qual começava No primeiro dia do primeiro mês de cada ano (45:18). Um dos principais propósitos desses festivais era lembrá-los do caráter de Deus e de Suas expectativas. O Senhor avisou aos seus líderes: Parem com a violência e opressão e façam o que é justo e certo (v. 9) insistindo na honestidade (v.10).

    Isso também se aplica a nós. Nossa fé deve ser posta em prática, ou torna-se inútil (TIAGO 2:17). Neste novo ano, à medida que Deus nos provê o que precisamos, vivamos a nossa fé voltando ao básico: Ame o Senhor, seu Deus, e Ame o seu próximo como a si mesmo (MATEUS 22:37-39).

    TIM GUSTAFSON

    Como você pode "voltar

    à prática do básico" neste ano?

    Pai, que o Teu Espírito nos ensine

    onde e como devemos priorizar o outro.

    Ajuda-nos a amar-te.

    A BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 13–15; MATEUS 5:1-26

    6 DE JANEIRO

    COLOSSENSES 3:12-14

    LIDAR COM A DISCORDÂNCIA

    Lembrem-se de que o Senhor os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar. v.13

    Na plataforma Twitter, as pessoas do mundo todo expressam suas opiniões em poucas palavras. Nos últimos anos, no entanto, isso tornou-se mais complexo à medida que os indivíduos começaram a alavancar o Twitter como ferramenta para repreender os outros por atitudes e estilos de vida dos quais discordam. Faça login na plataforma em qualquer dia, e haverá pelo menos uma tendência. Clique nisso e você verá milhões de pessoas expressando opiniões sobre qualquer controvérsia que tenha surgido.

    Aprendemos a criticar publicamente tudo, desde crenças até as roupas que as pessoas usam. No entanto, a atitude crítica e pouco amável não se alinha com o que Deus nos chamou para ser como cristãos. Há momentos em que temos que lidar com a discordância. A Bíblia nos lembra de que, sendo cristãos, devemos agir sempre com compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência (COLOSSENSES 3:12). Em vez de sermos críticos, mesmo com nossos inimigos, Deus nos instiga a compreender e perdoar uns aos outros (v.13).

    Esse tratamento não se limita às pessoas cujos estilos de vida e crenças concordamos. Mesmo quando é difícil, podemos estender a graça e o amor a todos que encontramos, da maneira que Cristo nos orienta, reconhecendo que fomos redimidos por Seu amor.

    KIMYA LODER

    O que aconteceu ao criticar um amigo ou estranho?

    O que poderia ter sido feito de diferente

    para honrar a Deus e aos outros?

    Pai, obrigado por Teu amor incondicional.

    Ajuda-me a ser mais paciente e gentil com todos.

    Saiba mais sobre isso: acesse as nossas mídias sociais

    A BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 16–17; MATEUS 5:27-48

    7 DE JANEIRO

    1 PEDRO 1:3-9

    VERDADEIRA ESPERANÇA

    …nos fez nascer de novo, por meio

    da ressurreição de Jesus Cristo […]

    temos uma viva esperança. v.3

    Os EUA esperavam ter um futuro brilhante no início dos anos 1960. O jovem presidente tinha grandes projetos. A economia próspera permitiu que muitos acreditassem que o futuro lhes traria bons tempos. No entanto, a guerra no Vietnã se intensificou, a agitação nacional aumentou e o presidente John F. Kennedy foi assassinado. Os padrões daquela sociedade anteriormente otimista foram desmantelados. O otimismo não lhes era o suficiente, e em sua esteira, prevaleceu a desilusão.

    Porém, em 1967, Jürgen Moltmann destacou uma visão mais clara na Teologia da Esperança. Esse atalho não era o caminho do otimismo, mas o caminho da esperança. Os dois não são a mesma coisa. Moltmann afirmou que o otimismo é baseado nas circunstâncias do momento; a esperança se aprofunda na fidelidade de Deus, independentemente da nossa situação.

    Qual é a fonte dessa esperança? Pedro escreveu: Todo louvor seja a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Por sua grande misericórdia, ele nos fez nascer de novo, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Agora temos uma viva esperança (1 PEDRO 1:3). Nosso Deus é fiel e conquistou a morte através de Seu Filho, Jesus! Essa é a maior de todas as vitórias e nos eleva além do simples otimismo à vigorosa e forte esperança, todos os dias e em todas as circunstâncias.

    BILL CROWDER

    Quais situações o preocupam?

    Por que a esperança supera o otimismo?

    Deus, estou angustiado. Ajuda-me a firmar meu coração na ressurreição de Jesus, que detém o futuro.

    Leia mais sobre a fé em vez do medo, acesse: paodiario.org

    A BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 18–19; MATEUS 6:1-18

    8 DE JANEIRO

    LEVÍTICO 16:1-5

    ACHEGUE-SE

    Avise seu irmão Arão que não

    entre quando bem entender

    no lugar santíssimo… v.2

    Na esteira do coronavírus, recuperar algo do meu cofre exigiu o cumprimento de novos protocolos. Tive de marcar uma visita ao banco, ligar ao chegar para ser permitida a minha entrada, mostrar identificação e assinatura, e ser escoltada até o cofre por um funcionário. Uma vez lá dentro, as portas pesadas foram trancadas até eu encontrar o que precisava dentro da caixa de metal. Sem seguir as instruções, não entraria.

    No Antigo Testamento, havia protocolos específicos para entrar na parte do tabernáculo chamada lugar santíssimo (ÊXODO 26:33). Atrás da cortina especial, que separava o lugar santo do lugar santíssimo, apenas o sumo sacerdote podia entrar uma vez por ano (HEBREUS 9:6-7). Arão e os sacerdotes que viriam atrás dele deveriam trazer oferendas, banhar-se e vestir roupas sagradas antes de entrar (LEVÍTICO 16:3-4). As instruções de Deus foram dadas para ensinar os israelitas sobre a santidade de Deus e nossa necessidade de perdão.

    Quando Jesus morreu, essa cortina especial se rasgou (MATEUS 27:51), simbolicamente mostrando que todas as pessoas que acreditam em Seu sacrifício pelo perdão de seus pecados podem entrar na presença de Deus. A cortina do tabernáculo ter sido rasgada é motivo de nossa interminável alegria. Jesus nos deu o direito de nos achegarmos sempre a Deus!

    KIRSTEN HOLMBERG

    De que forma você foi atraído

    para perto de Deus? Isso o encoraja?

    Obrigado, Jesus, pois Tu tornaste possível

    que eu me aproxime de Deus sempre.

    Descubra como se aproximar mais de Deus neste ano,

    acesse: >universidadecrista.org

    A BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 20–22; MATEUS 6:19-34

    9 DE JANEIRO

    TITO 3:3-7

    TÓPICO DE JANEIRO: SALVAÇÃO

    PURIFICADO

    …mas foram purificados e santificados,

    declarados justos diante de Deus no

    nome do Senhor Jesus… v.11

    Meu amigo Beto descreveu Geraldo como alguém muito longe de Deus há tempos. Mas depois que Beto se encontrou com Geraldo e lhe explicou como o amor de Deus é o caminho para sermos salvos, Geraldo tornou-se cristão. Em lágrimas, Geraldo se arrependeu de seus pecados e entregou-se a Cristo. Depois disso, Beto perguntou-lhe como se sentia. Emocionado, Geraldo respondeu: Purificado.

    Essa é a essência da salvação a qual se torna possível por meio da fé no sacrifício de Jesus por nós na cruz. Paulo deu exemplos de como a desobediência contra Deus nos leva à separação dele: Alguns de vocês eram assim, mas foram purificados e santificados, declarados justos diante de Deus no nome do Senhor Jesus Cristo (1 CORÍNTHIOS 6:11). Lavados, purificados e santificados, palavras que descrevem os cristãos sendo perdoados e declarados justos diante de Deus.

    Tito 3:4-5 nos diz mais sobre o milagre da salvação. Deus, nosso Salvador […] nos salvou não porque tivéssemos feito algo justo, mas por causa de sua misericórdia. Ele nos lavou para remover nossos pecados. Nosso pecado nos afasta de Deus, mas por meio da fé em Jesus, a pena do pecado é removida. Tornamo-nos nova criação (2 CORÍNTIOS 5:17), temos acesso ao Pai (EFÉSIOS 2:18), e somos purificados (1 JOÃO 1:7). Somente Jesus provê o que precisamos para sermos purificados.

    DAVE BRANON

    É vital sermos purificados

    e santificados por Jesus?

    Jesus, sou pecador, mas agradeço-te por Tua salvação

    que me possibilita aproximar-me de ti para sempre.

    A BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 23–24; MATEUS 7

    10 DE JANEIRO

    SALMO 103:7-13

    O ESBOÇO DO PERDÃO

    De nós ele afastou nossos pecados,

    tanto como o Oriente está longe

    do Ocidente. v.12

    A pequena caixa retangular vermelha era mágica. Quando criança, eu brincava com ela por horas. Girando o botão na caixa, eu desenhava uma linha horizontal na tela. Girava o outro botão e aparecia uma linha vertical. Quando virava os dois botões juntos, era possível fazer linhas diagonais, círculos e desenhos criativos. Mas a verdadeira magia acontecia ao virar o meu brinquedo de cabeça para baixo, sacudir um pouco e o desvirar. Uma tela em branco aparecia, dando-me a oportunidade de criar um desenho.

    O perdão de Deus funciona muito parecido com esse brinquedo. Ele limpa nossos pecados, criando uma tela limpa para nós. Mesmo que nos lembremos dos erros que cometemos, Deus escolhe perdoar e esquecer. Ele os aniquilou e não guarda contra nós os nossos pecados. O Senhor não nos trata de acordo com nossas ações pecaminosas (SALMO 103:10), mas estende a graça através do perdão. Temos uma ficha limpa — uma nova vida nos esperando quando buscamos o perdão de Deus. Podemos nos livrar da culpa e da vergonha por causa da Sua incrível dádiva para nós.

    O salmista relembra que os nossos pecados foram afastados de nós como o Oriente está para o Ocidente (v.12). É o mais longe que você pode chegar! Aos olhos de Deus, nossos pecados não se apegam mais a nós. Isso é motivo de alegria e agradecimento a Deus por Sua incrível graça e misericórdia.

    KATARA PATTON

    Por que Deus não nos trata

    como merecemos?

    Amado Deus, obrigado por Teu perdão

    e esquecimento dos meus pecados.

    A BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 25–26; MATEUS 8:1-17

    11 DE JANEIRO

    JOÃO 16:25-33

    FUGA OU PAZ?

    …falei tudo isso para que tenham paz em

    mim. Aqui no mundo vocês terão aflições,

    mas animem-se… v.33

    "ESCAPE" a propaganda anuncia os benefícios da hidromassagem. Isso me chama a atenção e me faz pensar. Minha esposa e eu conversamos sobre comprarmos uma banheira de hidro externa algum dia. Seria como ter férias em nosso quintal! Exceto pela limpeza e conta de luz. E, daí, de repente, o esperado ESCAPE começa a soar como algo do qual eu precisasse escapar.

    Ainda assim, a palavra escape nos seduz porque promete o que queremos: alívio, conforto, segurança ou fuga. Nossa cultura nos tenta e nos provoca de muitas maneiras. Não há nada de errado em descansar ou fugir para um lugar bonito, mas há diferença entre escapar das dificuldades da vida e confiar em Deus em meio a elas.

    Em João 16, Jesus diz aos Seus discípulos que seus próximos dias provarão sua fé. Aqui no mundo vocês terão aflições, no entanto, acrescenta também essa promessa: Mas animem-se, pois eu venci o mundo (v.33). Jesus não queria que eles se desesperassem. E os convidou a confiar nele, para conhecerem o descanso que Ele oferece: Eu lhes falei tudo isso para que tenham paz em mim (v.33).

    Jesus não nos promete uma vida livre da dor. Mas, promete-nos que, à medida que confiamos e descansamos nele, podemos experimentar paz mais profunda e satisfatória do que qualquer escape que o mundo tenta nos vender.

    ADAM HOLZ

    Quais são os convites para escapar do mundo ao seu redor? Eles cumprem o que prometem?

    Pai, ajuda-me a confiar em ti para encontrar paz e descanso. Que o meu descanso seja sempre em Tua presença.

    Conheça a paz que Cristo oferece, acesse: paodiario.org

    A BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 27–28; MATEUS 8:18-34

    12 DE JANEIRO

    1 REIS 8:37-45

    OUVINDO-NOS DO CÉU

    Ouve dos céus suas orações e

    defende sua causa. 1 REIS 8:45

    O pequeno Marcos, 18 meses, nunca tinha ouvido a voz de sua mãe. Ao receber seu primeiro aparelho auditivo, sua mãe Laura lhe perguntou: Você me ouve? Os olhos da criança se iluminaram. Oi, filho! Laura lhe disse. Marcos sorriu e respondeu com murmúrios. Chorando, ela reconheceu esse milagre. O bebê nasceu prematuramente depois que homens armados atiraram três vezes na sua mãe durante uma invasão domiciliar aleatória. Pesando apenas 1 quilo, o bebê passou 158 dias na UTI. Não se esperava que sobrevivesse, nem que ouvisse.

    Essa comovente história me lembra de que Deus nos ouve. Em tempos preocupantes, o rei Salomão orou com fervor aos ouvidos afinados de Deus. Quando não havia chuva (1 REIS 8:35), quando havia fome, peste ou praga, desastre ou epidemia (v.37), lutas contra inimigos (v.44) e até mesmo pecado, Salomão orou: Ouve dos céus suas orações e defende sua causa (v.45).

    Em Sua bondade, Deus respondeu com uma promessa que ainda agita nosso coração: então, se meu povo, que se chama pelo meu nome, humilhar-se e orar, buscar minha presença e afastar-se de seus maus caminhos, eu os ouvirei dos céus, perdoarei seus pecados e restaurarei sua terra (2 CRÔNICAS 7:14). O céu pode parecer muito longe. No entanto, Jesus está com os que acreditam nele. Deus ouve nossas orações e as responde.

    PATRÍCIA RAYBON

    Qual o motivo do seu agradecimento?

    Deus ouviu o seu clamor?

    Pai celestial, agradeço-te por

    ouvires meu humilde clamor durante

    minhas lutas mais difíceis.

    A BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 29–30; MATEUS 9:1-17

    13 DE JANEIRO

    JEREMIAS 32:6-15

    UM INVESTIMENTO RIDÍCULO

    Então entendi que a mensagem que

    eu tinha ouvido era do SENHOR.

    Assim, comprei o campo… vv.8-9

    Na queda da bolsa de valores, em 1929, milhões de pessoas perderam tudo nos EUA. Mas enquanto todos entravam em pânico e vendiam suas ações a preços reduzidos, Floyd Odlum as comprava na medida em que o país se desintegrava. Mas essa atitude ridícula de Odlum valeu a pena e gerou investimentos que perduraram por décadas.

    Deus disse a Jeremias para fazer o que parecia ser um investimento absolutamente ridículo: Compre meu campo em Anatote… (JEREMIAS 32:8). Essa ocasião não era propícia para comprar terras. O país inteiro estava prestes a ser saqueado. o exército babilônio cercava Jerusalém (v.2), e qualquer propriedade que fosse comprada logo seria da Babilônia. Que tolo faz um investimento sabendo que o perderá logo?

    Bem, a pessoa que ouve a Deus, Aquele que planejou um futuro que ninguém mais poderia imaginar. Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel: ‘Algum dia, as pessoas voltarão a ter propriedades nesta terra e comprarão e venderão casas, vinhedos e campos’ (v.15). Deus viu além da ruína. Ele prometeu trazer redenção, cura e restauração. Um investimento ridículo num relacionamento ou serviço para Deus não é tolice. É o movimento mais sábio possível quando Deus nos orienta a fazê-lo (é importante que oremos por Sua orientação). Obedecer ao que Deus nos orienta faz todo o sentido do mundo.

    WINN COLLIER

    Deus lhe pede para investir

    em alguém ou algo assim?

    Deus, que bom que Tu conheces

    o meu futuro. Direciona-me os passos para

    que eu sempre obedeça a Tua voz.

    BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 31–32; MATEUS 9:18-38

    14 DE JANEIRO

    TIAGO 1:19-27

    PRATIQUE O QUE VOCÊ ENSINA

    Não se limitem […] a ouvir a palavra;

    ponham-na em prática. Do contrário,

    só enganarão a si mesmos. v.22

    Quando meus filhos eram pequenos, procurei os momentos para ensinar-lhes as Escrituras com versículos que se aplicavam às nossas circunstâncias encorajando-os a orar comigo. O caçula memorizou as Escrituras sem esforço. Se eu precisasse de um texto, ele me interrompia citando versículos que ilustravam a sabedoria divina. Um dia, irritei-me e falei duramente com ele. Meu filho me abraçou dizendo: Pratique o que você prega, mamãe.

    Esse lembrete repercute o conselho de Tiago enquanto se dirigia aos judeus cristãos espalhados em vários países (TIAGO 1:1). Ele destacou as várias maneiras pelas quais o pecado pode interferir no testemunho por Cristo e os encorajou a aceitar humildemente a palavra que lhes foi implantada no coração (v.21). Ouvir, mas não obedecer às Escrituras, torna-nos como os que se olham no espelho e se esquecem de sua aparência (vv.23-24). Podemos perder de vista o privilégio que nos foi dado como portadores da imagem divina, declarados justos com Deus, pelo sangue de Cristo.

    Os cristãos são ordenados a compartilhar o evangelho. O Espírito Santo nos transforma e nos capacita a nos tornarmos mensageiros das boas-novas. Nossa obediência nos ajuda a refletir a luz da verdade e do amor de Deus para onde quer que sejamos enviados. Podemos conduzir outros a Jesus praticando o que pregamos.

    XOCHITL DIXON

    Você obedece às Escrituras?

    De que forma Deus o transformou?

    Pai, torna-me mais semelhante a ti.

    Ajuda-me a compartilhar o Teu amor em cada

    oportunidade que me deres.

    A BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 33–35; MATEUS 10:1-20

    15 DE JANEIRO

    ÊXODO 12:5-13

    VIDA POR MEIO DA MORTE

    Quando eu vir o sangue, passarei

    por sobre aquela casa. v.13

    Carlos lutava contra o câncer e precisava de um transplante pulmonar duplo. Ele pediu a Deus por novos pulmões, mas causou-lhe estranheza pedir por isso. Era difícil orar sabendo que alguém teria que morrer para que ele pudesse viver.

    Esse dilema destaca uma verdade básica das Escrituras: Deus usa a morte para trazer vida. Vemos isso na história do êxodo. Nascidos na escravidão, os israelitas definharam sob as mãos opressivas dos egípcios. O Faraó não os libertaria até que Deus interferisse pessoalmente. Todo filho mais velho morreria a menos que a família matasse um cordeiro impecável e espalhasse seu sangue no alto das portas das casas (Êxodo 12:6-7, 12-13).

    Hoje, você e eu nascemos na escravidão do pecado. Satanás não nos deixaria livres se Deus não sacrificasse Seu Filho perfeito na cruz manchada de sangue.

    Jesus quer que nos juntemos a Ele nessa cruz. Paulo esclareceu: Fui crucificado com Cristo; assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim (GÁLATAS 2:20). Colocando nossa fé no Cordeiro de Deus, comprometemo-nos a morrer diariamente com Ele — morrendo para o nosso pecado para que possamos receber dele uma nova vida (ROMANOS 6:4-5). Demonstramos essa fé toda vez que dizemos não às algemas do pecado e sim à liberdade de Cristo. Nunca estamos mais vivos do que quando morremos com Jesus.

    MIKE WITTMER

    Como demonstrar que reconhecemos

    a morte de Jesus em nosso favor?

    Jesus, Tua morte me traz vida. Ajuda-me hoje

    a morrer para o pecado e a viver em Tua presença.

    A BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 36–38; MATEUS 10:21-42

    16 DE JANEIRO

    JOÃO 3:1-2, 16-20

    TÓPICO DE JANEIRO: SALVAÇÃO

    ESCURIDÃO E LUZ

    Eu sou a luz do mundo. Se vocês me

    seguirem, não andarão no escuro,

    pois terão a luz da vida. v.12

    Sentada naquele tribunal, testemunhei vários exemplos de perdas em nosso mundo: uma filha afastada de sua mãe; um casal que tinha perdido o amor que um dia tiveram e agora compartilhavam apenas amarguras; um marido ansiando por reconciliar-se com a esposa e reunir-se aos filhos. Eles precisavam desesperadamente mudar seu coração, curar suas feridas, para que o amor de Deus prevalecesse.

    Às vezes, quando o mundo ao nosso redor parece conter apenas escuridão e desespero, é fácil ceder à desesperança. Mas o Espírito, que habita em nós (JOÃO 14:17), lembra-nos de que Jesus morreu por esse abatimento e dor. Quando Jesus veio ao mundo como homem, trouxe a luz que brilha na escuridão (1:4-5; 8:12). Vemos isso em Sua conversa com Nicodemos, que foi furtivamente a Jesus na escuridão da noite, mas saiu impactado pela Luz (3:1-2; 19:38-40). Jesus ensinou-lhe que …Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (3:16).

    No entanto, embora Jesus tenha trazido luz e amor ao mundo, muitos permanecem perdidos na escuridão de seus pecados (vv.19-20). Se somos Seus seguidores, temos a luz que dissipa a escuridão. Agradecidos, oremos para que Deus nos torne faróis expoentes do Seu amor (MATEUS 5:14-16).

    ALYSON KIEDA

    De que maneira você renovou a sua esperança

    ao lembrar-se de que Deus o ama?

    Como você pode compartilhar a luz de Cristo?

    Obrigado, Deus, por vires me salvar da escuridão do pecado e do desespero. Ajuda-me a permanecer na Tua luz.

    A BÍBLIA EM UM ANO: GÊNESIS 39–40; MATEUS 11

    17 DE JANEIRO

    HEBREUS 12:1-3, 12-13

    AFRONTE SUA TEMPESTADE

    [Mantenham] o olhar firme em Jesus […]

    desse modo, vocês não ficarão cansados

    nem desanimados. vv.2-3

    Houve uma forte tempestade em Memphis, Tennessee, EUA, na noite de 3 de abril de 1968. Cansado e doente, o Dr. Martin Luther King Jr. não planejava discursar no salão da igreja em apoio à greve dos trabalhadores. Mas, ao saber que uma multidão tinha enfrentado as chuvas para ouvi-lo, ele foi até lá e falou por 40 minutos, e fez um dos seus mais memoráveis discursos: Eu estive no topo da montanha.

    No dia seguinte, o Dr. King foi assassinado, mas seu discurso ainda inspira os oprimidos com a esperança da Terra Prometida. Da mesma forma, os primeiros seguidores de Jesus foram encorajados por uma mensagem comovente. A epístola aos Hebreus foi escrita para encorajar os judeus cristãos que enfrentavam ameaças por sua fé em Cristo. Ela oferece fortalecimento espiritual para não perdermos a esperança, insistindo: revigorem suas mãos cansadas e seus joelhos enfraquecidos (12:12). Eles reconheceriam esse apelo vindo originalmente do profeta Isaías (ISAÍAS 35:3).

    Mas agora, como discípulos de Cristo, somos chamados a correr com perseverança a corrida que foi posta diante de nós mantendo o olhar firme em Jesus, o líder e aperfeiçoador de nossa fé (12:1-2). Desse modo, não ficaremos cansados nem desanimados (v.3).

    Certamente, os ventos e tempestades nos aguardam, mas em

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1