Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

História Do Vampirismo
História Do Vampirismo
História Do Vampirismo
E-book60 páginas1 hora

História Do Vampirismo

Nota: 0 de 5 estrelas

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

Um Vampiro é um morto que emerge da tumba, um fantasma que se materializa e aparece, que atormenta, que anuncia a morte, quem a dá e contra quem é necessário proceder... No Império Romano, o Jus Pontificum - a lei que regulamenta o culto e a religião - prescrevia que os corpos não deveriam ser deixados sem sepultura. As tumbas deveriam ser protegidas contra ladrões, profanadores e inimigos, naturais ou sobrenaturais. As violações eram consideradas sacrílegas e punidas com a morte. Lamia, uma carniçal necrófaga, rainha dos fetos devoradores de súcubos e assustadora de crianças à noite, às vezes é apresentada como o equivalente ao vampiro romano. Quando a bruxa de En-dor fez Samuel aparecer diante de Saul, disse ao rei: Amanhã tu e teus filhos estareis comigo (1 Samuel 28). É certo que naquela época a fé nas aparições era muito difundida entre os judeus, pois Saul pede uma mulher que saiba evocar espíritos ou sonhos. Anquises mostra seu filho na Eneida, Rômulo aparece após sua morte; há aparições na obra de Homero em todos os monumentos; e indubitavelmente entre os espectros de então “já havia vampiros, desde que se lhes oferecesse sangue”. Quando Ulisses “evoca o espectro” de sua mãe, ele a faz beber o sangue do corcel negro; e todas as outras sombras estão tão ansiosas por esta guloseima que ele é obrigado a afastá-las com violência para deixar Anticlea com todos os prazeres da festa.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento9 de set. de 2020
História Do Vampirismo

Leia mais títulos de Adeilson Nogueira

Autores relacionados

Relacionado a História Do Vampirismo

Ebooks relacionados

Métodos e Materiais de Ensino para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Categorias relacionadas

Avaliações de História Do Vampirismo

Nota: 0 de 5 estrelas
0 notas

0 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    História Do Vampirismo - Adeilson Nogueira

    HISTÓRIA DO

    VAMPIRISMO

    Adeilson Nogueira

    1

    Todos os direitos reservados.

    Proibida a reprodução total ou parcial desta obra, de qualquer forma ou meio eletrônico, e mecânico, fotográfico e gravação ou qualquer outro, sem a permissão expressa do autor. Sob pena da lei.

    2

    ÍNDICE

    INTRODUÇÃO......................................................................................04

    ORIGEM DA CRENÇA...........................................................................06

    CRONOLOGIA VAMPÍRICA..................................................................08

    LEMURES E LAMIAS.............................................................................17

    OS VAMPIROS DE MEDREIGA..............................................................20

    O SAPATEIRO DE BRESLAU..................................................................24

    A HISTÓRIA DE POLÍCRITO...................................................................27

    NADILLA, A VAMPIRA..........................................................................29

    OS RELATOS DE EVODIUS....................................................................34

    CARTA JUDAICA Nº 137.......................................................................37

    VAMPIRISMO NA HISTÓRIA................................................................39

    O ARTIGO DE VOLTAIRE......................................................................47

    3

    INTRODUÇÃO

    Um Vampiro é um morto que emerge da tumba, um fantasma que se materializa e aparece, que atormenta, que anuncia a morte, quem a dá e contra quem é necessário proceder...

    No Império Romano, o Jus Pontificum - a lei que regulamenta o culto e a religião - prescrevia que os corpos não deveriam ser deixados sem sepultura. As tumbas deveriam ser protegidas contra ladrões, profanadores e inimigos, naturais ou sobrenaturais. As violações eram consideradas sacrílegas e punidas com a morte. Lamia, uma carniçal necrófaga, rainha dos fetos devoradores de súcubos e assustadora de crianças à noite, às vezes é apresentada como o equivalente ao vampiro romano.

    4

    Quando a bruxa de En-dor fez Samuel aparecer diante de Saul, disse ao rei: Amanhã tu e teus filhos estareis comigo (1 Samuel 28). É certo que naquela época a fé nas aparições era muito difundida entre os judeus, pois Saul pede uma mulher que saiba evocar espíritos ou sonhos.

    Anquises mostra seu filho na Eneida, Rômulo aparece após sua morte; há aparições na obra de Homero em todos os monumentos; e indubitavelmente entre os espectros de então já havia vampiros, desde que se lhes oferecesse sangue.

    Quando Ulisses evoca o espectro de sua mãe, ele a faz beber o sangue do corcel negro; e todas as outras sombras estão tão ansiosas por esta guloseima que ele é obrigado a afastá-las com violência para deixar Anticlea com todos os prazeres da festa.

    5

    ORIGEM DA CRENÇA

    Há uma forte razão para supor que a crença na origem dos vampiros nasceu no Oriente. Na Pérsia tinha sido bastante comum, mas não chegou aos gregos até depois do estabelecimento da cristandade.

    Na divisão das igrejas latinas e gregas, a superstição assumiu sua prevalência, onde um corpo latino não poderia ser corrompido se enterrado no ritual dos gregos. Gradualmente a crença aumentou e tornou-se o assunto de muitas histórias maravilhosas ainda existentes, de mortos ressuscitando de seus túmulos, e alimentando-se do sangue dos jovens e bonitos.

    6

    A superstição, com muito pouca variação, estendeu-se por toda a Áustria, Hungria, Lorraine e Polônia, e até mesmo na Islândia, tornando-se bastante prevalente.

    A Saga Eyrbyggia

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1