Efeitos da Suplementação de Colágeno Hidrolisado no envelhecimento da pele
()
Sobre este e-book
A rede de fibras de colágeno dérmico, com a idade, torna-se cada vez mais fragmentada com fibras mais curtas e menos organizadas, acumulando vários fragmentos de colágeno degradado. Além disso, com o envelhecimento, há um aumento das metaloproteinases (MMP), que são enzimas que degradam as fibras de colágeno, ocasionando diminuição da síntese de novos componentes da matriz extracelular, incluindo o colágeno produzido pelos fibroblastos dérmicos. Os efeitos do envelhecimento intrínseco e extrínseco se sobrepõem, levando a alterações estruturais e funcionais na derme com redução de volume, perda de elasticidade, redução da espessura epidérmica, aumento das rugas e redução da capacidade de reter a umidade pela pele devido à redução do ácido hialurônico na matriz extracelular, que tem a capacidade de reter água nessas estruturas.
Os suplementos de colágeno hidrolisado tentam retardar alguns desses efeitos do envelhecimento.
Relacionado a Efeitos da Suplementação de Colágeno Hidrolisado no envelhecimento da pele
Ebooks relacionados
O Papel Do Farmacêutico Na Cicatrização De Feridas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCorpo e Envelhecimento: os Sinais Estéticos e Funcionais na Meia-Idade Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSaúde à flor da pele: Cuidados, segredos e conselhos de uma das mais conhecidas dermatologistas do país Nota: 0 de 5 estrelas0 notasToque Terapêutico: massagem terapêutica facial rejuvenescedora Nota: 0 de 5 estrelas0 notasGuia Básico de Cuidados da Pele Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA regulação da cosmiatria no Brasil: o conflito regulatório entre os conselhos profissionais de saúde Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCirurgia Plástica: A Beleza Que Realça Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMáscaras: o guia de uma dermatologista para a mascne Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDesafios do Acompanhamento Farmacoterapêutico: Descrição do Uso de Medicamentos em Salto do Céu - MT Nota: 0 de 5 estrelas0 notasGuia De Prescrição De Fórmulas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSaúde Integral - Longevidade E Beleza Saudável Nota: 0 de 5 estrelas0 notasUm guia de skincare definitivo para iniciantes Nota: 0 de 5 estrelas0 notasTratamento Contra A Acne Nota: 4 de 5 estrelas4/5Um Guia Completo de Cuidados da Pele Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCosmeticos E Formulações Nota: 5 de 5 estrelas5/5Dermatologia Na Atenção Primária Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPopulações negligenciadas: um desafio no cuidado em saúde Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA beleza da face Nota: 0 de 5 estrelas0 notasGuia jurídico da harmonização facial Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSolução Total Para Problemas De Pele Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMarketing Para Estética Nota: 0 de 5 estrelas0 notasComo ganhar massa muscular de forma rápida e saudável Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCalvície (Traduzido): As suas causas, o seu tratamento e a sua prevenção Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCirurgia Plástica e Dermatológica: Questões comentadas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasTricologia Para Cabeleireiros E Barbeiros Nota: 5 de 5 estrelas5/5A História Da Legislação Da Estética E Cosmetologia No Brasil Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Biologia para você
O verdadeiro criador de tudo Nota: 4 de 5 estrelas4/5Anatomia Humana Nota: 5 de 5 estrelas5/5Aproximação À Neuropsicologia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasUma Nova Ciência da Vida Nota: 5 de 5 estrelas5/5Manual Do Paciente Grave Nota: 0 de 5 estrelas0 notasBiomecânica Básica dos Exercícios: Membros Inferiores Nota: 4 de 5 estrelas4/550 Ideias de biologia que você precisa conhecer Nota: 5 de 5 estrelas5/5Evolução Espontânea Nota: 0 de 5 estrelas0 notasOs Elementos De Cura Além Dos Medicamentos Nota: 4 de 5 estrelas4/5Experiências de quase morte (EQMs): Ciência, mente e cérebro Nota: 5 de 5 estrelas5/5A Química Do Dia A Dia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA Origem das Espécies Nota: 3 de 5 estrelas3/5Bioquímica do corpo humano: As bases moleculares do metabolismo Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSíndrome Metabólica E Dietoterapia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEspcex - Provas Resolvidas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasReflexões sobre o Luto: Práticas Interventivas e Especificidades do Trabalho com Pessoas Enlutadas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasOssaim - O Orixá E Nossos Chás - Volume Único Nota: 5 de 5 estrelas5/5Introdução À Microbiologia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasFertilidade Do Solo E Nutrição De Plantas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasIridologia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasBioquímica: Introdução Ao Metabolismo Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCabeleireiros Curso Teórico Nota: 0 de 5 estrelas0 notasFisiologia Do Exercicio Nota: 0 de 5 estrelas0 notasQuímica Na Sala De Aula Nota: 0 de 5 estrelas0 notasImaginologia Na Odontologia Nota: 5 de 5 estrelas5/5Biossíntese, Funções e Aplicações dos Metabólitos Secundários de Plantas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCosmeticos E Formulações Nota: 5 de 5 estrelas5/5Fractais: A Ordem Do Caos Nota: 5 de 5 estrelas5/5Medicina Tradicional Chinesa Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Avaliações de Efeitos da Suplementação de Colágeno Hidrolisado no envelhecimento da pele
0 avaliação0 avaliação
Pré-visualização do livro
Efeitos da Suplementação de Colágeno Hidrolisado no envelhecimento da pele - Roseane Bertolin de Miranda
A Deus, pela graça da vida, pelas bênçãos e dons recebidos.
Ao meu marido, Jean, pela compreensão, apoio constante, estímulo, amor e paciência.
Aos meus filhos, Gabriel e Vitor, pela companhia alegre, renovadora e agradável e pela paciência nos momentos em que tenho que me ausentar.
AGRADECIMENTOS
À minha orientadora, Dra. Rochele Cassanta Rossi, pela excelência na orientação e pelo apoio, compreensão, dedicação e envolvimento.
Aos ilustres membros das bancas de qualificação e de defesa do mestrado, Paula Campagnolo, Denise Zaffari, Rosselei Caiel da Silva e Juliana de Castilhos, pelo estímulo, sugestões e contribuição.
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Tomando sempre novas qualidades".
Luís de Camões
LISTA DE SIGLAS
SUMÁRIO
Capa
Folha de Rosto
Créditos
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3.1 ENVELHECIMENTO CUTÂNEO
3.2 SUPLEMENTAÇÃO COM COLÁGENO
3.3 COLÁGENO HIDROLISADO
3.3.1 EFEITOS BIOLÓGICOS DO COLÁGENO HIDROLISADO
4 METODOLOGIA
4.1 AMOSTRA
4.1.1 TIPOS DE ESTUDOS INCLUÍDOS
4.1.2 TIPOS DE PARTICIPANTES
4.1.3 TIPOS DE INTERVENÇÕES
4.2 ESTRATÉGIA DE PESQUISA E EXTRAÇÃO DE DADOS
4.3 ANÁLISE DE DADOS E QUALIDADE
REFERÊNCIAS
APÊNDICE A - ARTIGO
ANEXO 1 – ESTRATÉGIA DE BUSCA DOS ESTUDOS
ANEXO 2 - PRISMA
ANEXO 3 - FIGURAS
ANEXO 4 – AVALIAÇÃO METODOLÓGICA DA QUALIDADE COM RISCO DE VIÉS-2 (ROB-2)
Landmarks
Capa
Folha de Rosto
Página de Créditos
Sumário
Bibliografia
1 INTRODUÇÃO
Segundo dados do IBGE, em cinco anos, a população brasileira ganhou aproximadamente 4,8 milhões de idosos, o que corresponde a um crescimento de 18% da população que se encontra nessa faixa etária. Nesse grupo, a grande maioria é composta por mulheres, que representam expressivamente a porcentagem de 56% dos idosos (16,9 milhões), e os homens em 44% (13,3 milhões). Esse fato decorre tanto do aumento da expectativa de vida, que é explicado pela melhoria nas condições de saúde, quanto da diminuição do número de filhos por mulher nos últimos anos (IBGE, 2017).
O envelhecimento é um processo natural e inevitável para todas as pessoas. Todos os órgãos envelhecem, e a pele, que é o maior órgão do organismo, também envelhece de forma visível, por ser um órgão externamente localizado (BARONI et al., 2012).
O organismo humano reduz a produção fisiológica de colágeno endógeno após a adolescência. A partir dos 30 anos, há uma diminuição de aproximadamente 30% do colágeno endógeno, e, por volta dos 50 anos de idade, essa redução chega a 35% do colágeno, que é necessário para regenerar a pele e também os ossos, cartilagens, músculos e tendões (ARNT; BERALDO, 2011).
Há muitos anos, tem-se tentado suprir essa perda progressiva do colágeno, que ocorre devido a uma redução da síntese do colágeno pelos fibroblastos dérmicos e também por uma ação aumentada das metaloproteinases (MMP), que são as enzimas que fazem a quebra e a degradação das fibras colágenas (ALVIM, 2015).
Nos últimos anos, observa-se um aumento no consumo de suplementos alimentares que podem trazer benefícios para a saúde da pele. Um desses é o colágeno hidrolisado (CH), pois tem demonstrado melhora clínica em relação ao envelhecimento cutâneo quando utilizado diariamente por um período de tempo de pelo menos oito semanas. Além disso, alguns estudos têm mostrado que os peptídeos de colágeno (CP) são moléculas bioativas que apresentam atividade antioxidante e anti-hipertensiva e são capazes de estimular a produção de fibras colágenas por alguns tecidos como a pele, as cartilagens e os ossos (ZAGUE; MACHADO-SANTELLI, 2016).
Nesse sentido, o uso de nutricosméticos com inovações tecnológicas como forma de cuidados com a pele tem crescido. Em 2016, o mercado da produção de colágeno foi avaliado e estimado em 3,71 bilhões de dólares e deve alcançar 6,63 bilhões de dólares em 2025 (GRAND REVIEW RESEARCH, 2017).
Apesar do crescente interesse dos pacientes e do aumento da produção industrial desses suplementos, ainda há controvérsias no uso clínico, devido a uma falta de regulação quanto à qualidade e quantidade de peptídeos de colágeno nas fórmulas existentes, e dúvidas quanto à eficácia clínica (CHOI et al,