Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

O Que Aprendi Com Salomão
O Que Aprendi Com Salomão
O Que Aprendi Com Salomão
E-book137 páginas1 hora

O Que Aprendi Com Salomão

Nota: 0 de 5 estrelas

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

Uma das histórias que tinha tudo, absolutamente tudo, para terminar bem é a do rei Salomão. Embora tenha sido fiel ao Senhor em quase toda sua vida, traiu seu Deus logo próximo de sua morte. Assim sendo, ao propor a reflexão da história de Salomão (percorrendo cada episódio de sua trajetória), quero lançar uma advertência, assim como fiz nos livros sobre Judas Iscariotes e Saul, de que, por mais que já estejamos caminhando com o Senhor há anos, ainda assim existe o risco de nos desviarmos e O abandonarmos.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento29 de jun. de 2018
O Que Aprendi Com Salomão

Leia mais títulos de Mattheus Araújo

Relacionado a O Que Aprendi Com Salomão

Ebooks relacionados

Autoajuda para você

Visualizar mais

Categorias relacionadas

Avaliações de O Que Aprendi Com Salomão

Nota: 0 de 5 estrelas
0 notas

0 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    O Que Aprendi Com Salomão - Mattheus Araújo

    Sobre o autor

    Estudante de teologia pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) na modalidade à distância, Mattheus de Sousa Araújo nasceu com distrofia muscular congênita, que o impede de andar e de utilizar sua força muscular. Além disso, durante a infância adquiriu uma escoliose (desvio na coluna) e, por ter ficado aos 7 anos de idade entre a vida e a morte por causa de uma atelectasia, passou a depender de aparelhos para respirar. Desde então, é assistido por home care, uma equipe de profissionais que fazem as mesmas coisas que se faz num hospital, só que em casa.

    Agradecimentos

    Agradeço, em primeiro lugar, a Deus por todas as maravilhas que Ele fez e faz por mim e por todos nós. Logo depois, agradeço a minha família por todo o amor e incentivo que me dão. Aos meus amigos e parentes que sempre acreditaram em mim. À minha equipe de home care por todo cuidado que têm comigo. À minha faculdade por todo suporte que me dão e, por fim, ao editor Márcio Carvalho por todo trabalho realizado nos meus livros. Muito obrigado a todos!

    Introdução

    "Davi consolou Betsabé [da perda do filho que eles tiveram juntos], sua mulher. Foi procurá-la e dormiu com ela. Ela concebeu e deu à luz um filho, ao qual chamou Salomão. O Senhor o amou, e revelou isto a Davi por intermédio do profeta Natã, que deu ao menino o sobrenome de Amado-de-Javé, segundo a ordem do Senhor." (II Sm 12, 24-25).

    Uma das histórias que tinha tudo, absolutamente tudo, para terminar bem é a do rei Salomão. Embora tenha sido fiel ao Senhor em quase toda sua vida, traiu seu Deus logo próximo de sua morte.

    Assim sendo, ao propor a reflexão da história de Salomão (percorrendo cada episódio de sua trajetória), quero lançar uma advertência, assim como fiz nos livros sobre Judas Iscariotes e Saul, de que, por mais que já estejamos caminhando com o Senhor há anos, ainda assim existe o risco de nos desviarmos e O abandonarmos.

    Espero que esta obra lhe ajude a fazer um exame de consciência e que esta venha a acrescentar em sua caminhada cristã.

    Boa leitura e que Deus te abençoe!

    Capítulo 1

    Devemos tudo às nossas mães

    Se Salomão foi rei em Israel, ele deve isso a sua mãe, pois, se não fosse a intercessão dela para que ele fosse rei, Salomão nunca teria sucedido seu pai no trono. Veja o que Betsabé, mãe de Salomão, fez por ele:

    "Ora, Adonias, filho de Hagit, encheu-se de orgulho e exclamou: Sou eu quem reinará. Adquiriu para si um carro e cavalos, e tomou uma escolta de cinqüenta homens. Nunca seu pai o contrariou, dizendo: Por que fazes isso? Além disso, ele era muito belo e (na idade) seguia imediatamente a Absalão. Tendo feito reuniões com Joab, filho de Sarvia, e com o sacerdote Abiatar, esses tornaram-se seus adeptos. O sacerdote Sadoc, porém, bem como Banaías, filho de Jojada, o profeta Natã, Semei, Rei e os valentes de Davi, não abraçaram o seu partido.

    Adonias, tendo imolado ovelhas, bois e bezerros cevados junto à pedra de Zoelet, ao lado de En-Rogel, convidou todos os seus irmãos, filhos do rei, e todos os de Judá que estavam a serviço do rei. Mas não convidou o profeta Natã, nem Banaías, nem os valentes, nem o seu irmão Salomão.

    Disse Natã a Betsabé, mãe de Salomão: Não soubeste que Adonias, filho de Hagit, se proclamou rei, sem que o saiba Davi, nosso senhor? Escuta: vou dar-te um conselho, para que salves a tua vida e a de teu filho Salomão. Vai ter com o rei Davi e dize-lhe: Ó rei, meu senhor, não juraste à tua serva que Salomão, meu filho, reinaria depois de ti, e se sentaria no teu trono? Por que então Adonias se proclamou rei? Enquanto estiveres falando assim ao rei, entrarei e confirmarei o que tiveres dito.

    Foi Betsabé ter com o rei no seu quarto. (O rei estava já muito velho, e Abisag, a sunamita, cuidava dele.) Betsabé inclinou-se e prostrou-se diante do rei. Este disse-lhe: Que queres? Ela respondeu: Meu senhor, prometeste com juramento à tua serva que meu filho Salomão reinaria depois de ti, e se sentaria no teu trono. Ora, eis que Adonias se proclamou rei, sem que o saiba o rei, meu senhor. Imolou bois, bezerros cevados e grande quantidade de ovelhas, e convidou todos os príncipes, o sacerdote Abiatar e o general Joab; mas não convidou o teu servo Salomão. Ó rei, meu senhor, todo o Israel tem os olhos postos em ti, esperando que declares quem há de tomar o teu lugar no trono depois de ti. Do contrário, logo que o rei, meu senhor, dormir com os seus pais, eu e meu filho Salomão seremos tratados como criminosos.

    Falava ela ainda ao rei, quando se apresentou o profeta Natã. Disseram ao rei: Está aí o profeta Natã. Ele entrou e prostrou-se com o rosto por terra diante do rei. Em seguida disse: Ó rei, meu senhor, porventura declaraste: Adonias reinará depois de mim e se sentará no meu trono? Pois ele desceu hoje para imolar bois, bezerros cevados e grande quantidade de ovelhas, tendo convidado todos os príncipes, os generais e o sacerdote Abiatar, os quais estão comendo e bebendo com ele, e gritando: Viva o rei Adonias! Não fomos, porém, convidados nem eu, teu servo, nem o sacerdote Sadoc, nem Banaías, filho de Jojada, nem teu servo Salomão. Será do agrado de meu senhor e rei que assim se faça? Porque não deste a conhecer a teus servos quem deverá sentar-se depois de ti no trono do rei, meu senhor.

    O rei respondeu: Chamai-me Betsabé. Ela entrou e ficou de pé diante dele; o rei fez-lhe este juramento: Pela vida de Deus que me livrou de toda a angústia, o que te jurei pelo Senhor, Deus de Israel, dizendo: Teu filho Salomão reinará depois de mim e sentar-se-á no meu trono em meu lugar, isso vou cumprir hoje.

    Betsabé inclinou-se diante do rei, prostrando-se com a face por terra, e disse: Viva o rei Davi, meu senhor, para sempre! O rei Davi disse: Chamai-me o sacerdote Sadoc, o profeta Natã, e Banaías, filho de Jojada.

    Tendo-se eles apresentado diante do rei, este disse-lhes: Tomai convosco os servos de vosso amo, fazei montar na minha mula o meu filho Salomão, e levai-o a Gião. Ali o sacerdote Sadoc e o profeta Natã o ungirão rei de Israel. Tocareis então a trombeta e direis: Viva o rei Salomão! Voltareis depois atrás dele, e ele virá sentar-se no meu trono para reinar em meu lugar; pois é a ele que estabeleço chefe de Israel e de Judá.

    Banaías, filho de Jojada, respondeu ao rei: Assim seja; assim queira ordenar o Senhor, o Deus de meu senhor e rei! Esteja ele com Salomão assim como esteve com o rei, meu senhor, e eleve o seu trono ainda acima do trono de meu senhor o rei Davi!

    O sacerdote Sadoc desceu com o profeta Natã, Banaías, filho de Jojada, os cereteus e os feleteus; fizeram montar Salomão na mula de Davi e conduziram-no a Gião. Tomou o sacerdote Sadoc no tabernáculo o chifre de óleo e ungiu com ele Salomão. A trombeta soou e todo o povo pôs-se a gritar: Viva o rei Salomão!" (I Rs 1, 5-39).

    Como você pôde ver, Adonias, irmão de Salomão, tentou assumir o reinado de Israel, mas, graças a sua mãe, Davi cumpriu a promessa que havia feito quanto ao seu sucessor e ainda em vida passou o trono para Salomão. E não somente Salomão, mas também nós (pelo menos eu sim!) devemos tudo às nossas mães.

    Eu mesmo, irmão, não estaria escrevendo livros se não fosse tudo o que minha mãe fez e faz por mim para que hoje eu pudesse estar onde estou. Claro que devemos tudo primeiramente a Deus, mas nossas mães também têm grande participação nos nossos sucessos.

    Foram elas que cuidaram de nós, nos deram educação, nos ensinou o certo e o errado, nos evangelizou, enfim. Toda a base do nosso ser e da nossa vida devemos às nossas maravilhosas mães.

    Infelizmente, e digo isso com muita dor no peito, há muitas pessoas que cresceram sem mãe e, mesmo hoje sendo adultos, sentem essa falta em suas histórias. Independentemente do motivo de não terem tido mãe na infância (morte no parto, em algum acidente, abandono, etc.), pesa muito a ausência materna na vida de uma pessoa.

    Por isso, amado, como ressaltarei no capítulo quatro desta obra, se você hoje ainda tem sua mãe viva, valorize-a, diga a ela o quanto você a ama, o quão grato você é por ela. Todo filho deveria agir assim.

    Uma mãe é como que uma espécie de porto seguro para qualquer pessoa. Por mais que o filho seja um perigoso bandido, uma garota de

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1