Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Xadrez
Xadrez
Xadrez
E-book185 páginas1 hora

Xadrez

Nota: 0 de 5 estrelas

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

Torneio de Candidatos de Xadrez Uma das orientações é que os jogadores não são obrigados a se cumprimentar antes e depois das partidas. Várias disputas esportivas pararam pelo mundo por causa da pandemia do novo coronavírus, incluindo competições de e-sports. Não é o caso do xadrez. O Torneio de Candidatos da modalidade começou na terça-feira (17) e segue até o dia 3 de abril, na cidade russa de Ecaterimburgo, já do lado asiático do país, a mais de 1,7 mil km da capital Moscou. Para evitar a propagação de Covid-19, torcedores não terão acesso à arena de jogos. Quatro jogadores tomaram a ponta da competição. Fabiano Caruana (EUA), Ian Nepomniachtchi (Rússia), Maxime Vachier-Lagrave (França) e Wang Hao (China) lideram, com a soma de 1.5/2, seguidos por Alexander Grischuk (Rússia), com 1 ponto. Anish Giri (Holanda) e Kirill Alekseenko (Rússia) têm meio ponto. O chinês Ding Liren (China), um dos favoritos, perdeu novamente.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento21 de jul. de 2020
Xadrez

Leia mais títulos de Danilo Soares Marques

Relacionado a Xadrez

Ebooks relacionados

Métodos e Materiais de Ensino para você

Visualizar mais

Categorias relacionadas

Avaliações de Xadrez

Nota: 0 de 5 estrelas
0 notas

0 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    Xadrez - Danilo Soares Marques

    XADREZ

    De Volta ao

    Básico

    Danilo Soares Marques

    Introdução

    A pandemia do novo coronavírus paralisou diversas competições. Não é o caso do Torneio de Candidatos de Xadrez Uma das orientações é que os jogadores não são obrigados a se cumprimentar antes e depois das partidas.

    Várias disputas esportivas pararam pelo mundo por causa da pandemia do novo coronavírus, incluindo competições de e-sports. Não é o caso do xadrez. O Torneio de Candidatos da modalidade começou na terça-feira (17) e segue até o dia 3 de abril, na cidade russa de Ecaterimburgo, já do lado asiático do país, a mais de 1,7 mil km da capital Moscou. Para evitar a propagação de Covid-19, torcedores não terão acesso à arena de jogos.

    Quatro jogadores tomaram a ponta da competição.

    Fabiano Caruana (EUA), Ian Nepomniachtchi (Rússia), Maxime Vachier-Lagrave (França) e Wang Hao (China) lideram, com a soma de 1.5/2, seguidos por Alexander Grischuk (Rússia), com 1 ponto. Anish Giri (Holanda) e Kiril Alekseenko (Rússia) têm meio ponto. O chinês Ding Liren (China), um dos favoritos, perdeu novamente.

    A partida mais longa do dia foi entre Wang e Giri, com duração de quase seis horas. Já na quinta-feira (19), os confrontos definidos são entre Ding x Caruana; Giri x Vachier-Lagrave; Grischuk x Wang; e Alekseenko x Nepomniachtchi.

    O vencedor desafiará o grande mestre de xadrez norueguês Magnus Carlsen, no Campeonato Mundial. Jogador a ser batido, ele lidera a classificação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), com 2.862 pontos, e é campeão desde 2013, com quatro títulos. O prêmio desta edição é de 500 mil euros, maior da história do torneio.

    Além de não ter espectadores, a federação adotou outras medidas de segurança, como uma enfermaria para checar sintomas de Covid-19 em todas as pessoas presentes no auditório e sabão a base de álcool disponível durante toda a disputa. Máscaras N95 também serão distribuídas e, a depender da situação, visitantes serão obrigados a usar. Os apertos de mão entre os jogadores antes e depois dos jogos se tornaram opcionais.

    "Gostaria de destacar que, em termos de segurança e medidas de saúde, o comitê organizador do torneio segue as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Comitê

    Olímpico Internacional (COI) e do Rospotrebnadzor (órgão de supervisão da proteção dos direitos do consumidor e bem-estar humano na Rússia) e cumpre todos os requisitos", disse o presidente da FIDE, Arkady Dvorkovich.

    01-Abertura

    Algumas das melhores aberturas para iniciantes são:

     1. Abertura Italiana

    2. Defesa Siciliana

    3. Defesa Francesa

    4. A Ruy-Lopez

    5. Defesa Eslava

    Aberturas Abertas

    Jogo Aberto (1.e4 e5)

    As Brancas iniciam a partida jogando 1.e4 (movendo o Peão do Rei dois espaços). 

    Este é o movimento mais popular e têm muitas vantagens — controla imediatamente o centro e libera duas peças: a Dama e o Bispo. Bobby Fischer classificou 1.e4 como melhor por teste, mas por outro lado 1.e4 põe o peão numa casa não defendida e enfraquece d4 e f4. Se as Pretas responderem ao movimento com 1...e5, o resultado é o chamado jogo aberto.

    O Segundo movimento para as Brancas mais popular é 2.Cf3, atacando o Peão das pretas, preparando para o roque na ala do rei e preparando o avanço do Peão da Dama para d4. A resposta mais comum das Pretas é 2...Cc6, que usualmente leva para abertura Ruy Lopez, Giuoco Piano, Defesa dos dois cavalos ou o Gambito Escocês. Se as pretas mantêm a simetria de movimentos e contra-atacam o centro com 2...Cf6 o resultado é a Defesa Petroff. 2...d6, a Defesa Philidor, não é popular no xadrez moderno porque permite uma fácil vantagem especial para as Brancas enquanto as Pretas permanecem pregadas e passivas, entretanto sólidas.

    Jogo Aberto

    Ruy Lopez

    Giuoco Piano

    Outras respostas para 2.Cf3 não são vistas em níveis de mestre. 2...f6?, a Defesa Damiano é considerada muito fraca. 2...Qe7, a Defesa Câmara, protege o peão em e mas não ajuda o desenvolvimento das outras peças menores das Pretas, e bloqueia o bispo do rei. 2...d5?!, o Gambito Elefante, e 2...f5?!, o Gambito Letão, são muito arriscadas para as Pretas.

    As mais populares alternativas para 2.Cf3 são:

    2.Cc3 (a Abertura Viena), 

    2.Bc4 (a Abertura do Bispo) e

     2.f4 (o Gambito do Rei). 

    Todas estas têm algumas similaridades entre elas, em particular a Abertura do Bispo que frequentemente se transpõe na Abertura Viena.

    O Gambito do Rei foi extremamente popular no Século XIX, com as Brancas sacrificando um peão por um desenvolvimento rápido e pondo peão das pretas para fora do centro. A Abertura Viena frequentemente retrata ataques ao centro das Pretas por meio do avanço do peão de f2-f4.

    Na Abertura do Centro, 2.d4, as Brancas imediatamente abrem o centro mas se o peão está para ser recuperado depois com 2.. exd4, as Brancas precisam usar a Dama prematuramente com 3.Qxd4. Uma alternativa é sacrificar um ou dois peões, como por exemplo no Gambito Dinamarquês. O desenvolvimento prematuro da Dama no Ataque Parham e a Abertura Napoleão parecem amadoras. De fato, elas são usualmente utilizadas por novatos, mas o Ataque Parham tem sido utilizado em alguns torneios de GMs. A Abertura Portuguesa, Abertura Alapin, Abertura Konstantinopolsky e a Abertura Húngara Invertida são raras, tentativas anormais para as Brancas.

    Algumas aberturas abertas:

    1.e4 e5 Abertura Dupla do Peão do Rei ou Abertura Aberta

    1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 Abertura Ruy López

    1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.c3 Abertura Ponziani

    1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.d4 Abertura Escocesa

    1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bc4 Abertura Italiana

    1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bc4 Bc5 Abertura Giuoco Piano

    1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bc4 Bc5 4.b4 Gambito Evans

    1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bc4 Cf6 Defesa dos Dois Cavalos

    1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bc4 Be7 Defesa Húngara

    1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bc4 Cd4?! Gambito Blackburne Shil ing

    1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bc4 f5?! Gambito Rousseau

    1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Cc3 Cf6 Abertura dos Quatro Cavalos

    1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Cc3 alguma coisa além de 3...Cf6 Abertura dos Três Cavalos

    1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.g3 Abertura Konstantinopolsky

    1.e4 e5 2.Cf3 Cf6 Defesa Petroff

    1.e4 e5 2.Cf3 f5 Gambito Letão

    1.e4 e5 2.Cf3 f6 Defesa Damiano

    1.e4 e5 2.Cf3 d5 Gambito Elefante

    1.e4 e5 2.Cf3 d6 Defesa Philidor

    1.e4 e5 2.Cf3 De7 Defesa Câmara

    1.e4 e5 2.Cf3 Df6 Defesa Greco

    1.e4 e5 2.Bc4 Abertura do Bispo

    1.e4 e5 2.Cc3 Abertura Viena

    1.e4 e5 2.f4 Gambito do Rei

    1.e4 e5 2.d4 exd4 3.Qxd4 Abertura do Centro

    1.e4 e5 2.d4 exd4 3.c3 Gambito Dinamarquês

    1.e4 e5 2.Dh5 Ataque Parham

    1.e4 e5 2.Bb5 Abertura Portuguesa

    1.e4 e5 2.c3 Abertura Lopez

    1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Be2 Abertura Húngara Invertida

    1.e4 e5 2.Ce2 Abertura Alapin

    1.e4 e5 2.Df3?! Abertura Napoleão

    Abertura Ponziani

    1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.c3 Abertura Ponziani

    A abertura Ponziani (classificada com ECO C44) é uma

    abertura de xadrez que é caracterizada pelos seguintes movimentos:

    1. e4 e5

    2. Cf3 Cc6

    3. c3

    História

    A abertura 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.c3 é uma das aberturas de

    xadrez mais antigas conhecidas, sendo discutida na literatura desde o ano de 1497. É mencionada nos dois mais antigos tratados sobre xadrez: Repetición de Amores y Arte de Ajedrez con ci Iuegos de Partido de Luis Ramírez de Lucena e Manuscrito de Göttingen. A abertur ostenta o nome em homenagem a Domenico Lorenzo Ponziani, um jogador de xadrez italiano do século XVIII. Apesar de Ponziani ter analisado a abertura em 1769, a sua principal contribuição foi a introdução do contragambito 3...f5!?

    Abertura Italiana

    Abertura italiana é uma abertura de xadrez caracterizada pelos lances (em notação algébrica):

    1.e4 e5

    2.Cf3 Cc6

    3.Bc4

    Se as negras respondem 3. ... Bc5, então temos a Giouco Piano.

    As brancas buscam a iniciativa com seu segundo lance (2.

    C3BR), e prosseguem com 3. B4B. Desta forma levam o bispo-rei para uma diagonal agressiva e lutam por impedir o lance libertador ..., P4D. E continuam visando a estrutura de um forte

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1