Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Pastoral a caminho: teologia e práxis pastoral a partir do chamado e ministério de Moisés
Pastoral a caminho: teologia e práxis pastoral a partir do chamado e ministério de Moisés
Pastoral a caminho: teologia e práxis pastoral a partir do chamado e ministério de Moisés
E-book229 páginas5 horas

Pastoral a caminho: teologia e práxis pastoral a partir do chamado e ministério de Moisés

Nota: 0 de 5 estrelas

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

"COLOQUE-SE EM MARCHA E ANDE NA DIREÇÃO DAQUILO QUE O PRÓPRIO DEUS QUER E PROPÕE!"


- O que significa desenvolver uma pastoral a caminho?

- Que desafios pastorais surgem pelo caminho ao tentar conquistar o respeito do povo e sua submissão aos planos de Deus?

- O que caracteriza e constitui a agenda pastoral segundo os critérios divinos?

Este livro responde a essas questões examinando a experiência pastoral de Moisés no processo de desenvolver um povo fiel a Deus e à sua missão. A história desse líder bíblico extraordinário revela as crises que experimentou quando foi chamado por Deus como agente-pastoral no processo de libertação de seu povo das garras do Egito opressor. Uma vez convencido por Deus, Moisés recebe dele a incumbência pastoral de conduzir seu povo a caminho da Terra Prometida — uma pastoral a caminho.

Você se verá nas páginas deste livro e perceberá que Moisés está mais próximo de você e de seu ministério do que imagina. Mais do que ter um programa ou plano para a igreja, a liderança pastoral é chamada para discernir e implementar as pautas divinas para o povo de Deus. Permita que Moisés te conduza nesse processo, sabendo que você pode evitar os desgastes e as crises que ele enfrentou!

 
IdiomaPortuguês
Data de lançamento17 de jan. de 2022
ISBN9786556894058
Pastoral a caminho: teologia e práxis pastoral a partir do chamado e ministério de Moisés

Relacionado a Pastoral a caminho

Ebooks relacionados

Cristianismo para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de Pastoral a caminho

Nota: 0 de 5 estrelas
0 notas

0 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    Pastoral a caminho - Jorge Henrique Barro

    Jorge Henrique Barro. Pastoral a caminho. Teologia e práxis pastoral a partir do chamado e ministério de Moisés. Thomas Nelson Brasil.

    Pastoral a caminho nos leva a enxergar no Êxodo e no ministério de Moisés uma prévia da Grande Comissão de Jesus registrada em Mateus 29. Está tudo lá, escancarado: a libertação de Israel das trevas do Egito foi para que ele fosse um povo de sacerdotes, vivendo um estilo de vida missional, para alcançar todas as nações até o último da terra. A leitura nos prende porque vai desvendando esse mistério aos poucos, e o leitor quer saber logo o fim da história. Mas, embora o dr. Jorge Barro tenha feito uma genuína teologia bíblica, na qual texto e contexto histórico se entrelaçam, em cada página o leitor é inserido na história como se fosse parte do enredo. É sempre convidado a dar uma resposta à pastoral de Deus. Dizem que pastores gritam quando o argumento é fraco. Pastoral a caminho é dinamite pura no silêncio da leitura.

    Edilson Botelho Nogueira, PhD, doutor em missiologia pela North-West University, pastor da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, músico e compositor

    Pastoral a caminho é daquelas poucas obras que merecem endosso e promoção por sua elástica capacidade de aplicação não só ao contexto latino-americano, mas também às demais realidades. Trata-se de um livro de cunho eminentemente missiológico, de conteúdo inegavelmente bíblico, de relevância essencialmente contextual e de temática cuidadosamente escolhida, desenvolvida e aplicada. De abordagem acima da média para as publicações do gênero nessa área, tanto nacionais quanto internacionais, o autor é minucioso quanto a construir a necessária ponte hermenêutica entre o contexto do texto e nossa contemporaneidade. Estabelece, como poucos, as relações entre a narrativa bíblica e a dura realidade atual em que exercemos o ministério, sintonizando-as em torno de uma pastoral-missional do caminho.

    Luís Wesley de Souza, PhD, doutor em Estudos Interculturais pela Emory University, em Atlanta, na Geórgia, professor da Emory University, diretor do Instituto Metodista Mundial de Evangelização e pastor metodista

    Como líderes engajados no ministério pastoral e missional, carecemos de livros como este! Por quê? Primeiro, porque quase não levamos em conta o ensino do Antigo Testamento para extrair princípios bíblicos capazes de guiar nosso engajamento contextual. Segundo, porque frequentemente contextualizamos não a partir de autores de nosso contexto. Claro que há excelentes autores não latino-americanos com quem podemos aprender muito, mas é muito mais proveitoso quando temos um brasileiro que pensa e escreve para situações específicas de seu contexto justamente com base nessas situações. Terceiro, porque carecemos de uma leitura missional do Antigo Testamento, ou seja, aquela que pressupõe que toda a Escritura contribui para essa história mestra mais abrangente da missão e do propósito de Deus para o mundo que ele criou e está resgatando. Quarto, porque o autor pôs em foco justamente Moisés, um dos três pilares da teologia do Antigo Testamento (os outros dois são Abraão e Davi) que preparam o caminho para o Novo. E, por fim, carecemos de reflexões como essa, que mostra a relevância de uma figura como Moisés para enxergamos melhor nosso modelo máximo, Jesus! Jorge Barro nos dá um banho de dicas de como transformar nosso ministério em algo que reflita o rosto de Jesus. Como não ser gratos por isso?

    Timóteo Carriker, PhD, doutor em estudos interculturais (missiologia) pelo Fuller Theological Seminary, em Pasadena, na Califórnia, consultor missiológico da SBB e escritor

    Ao percorrer os parágrafos e as páginas desse livro, vamos nos encontrar com Deus, com nossa vocação e com o outro. E são esses encontros que definem as marcas de um pastoreio que começa na adoração a Deus, na afirmação da comunidade de fé e na busca desse outro, que é prioritariamente, como nos diz o autor, aquele da periferia da vida. Deixar-se encontrar por esse Deus que nos ama, une, ensina e habita — quatro marcas que definem esse livro — significa discernir esse convite-desafio de Deus que nos alcança nos mais diferentes lugares e momentos da vida, para imprimir em nós uma identidade que encontra sentido pastoral-missional na adoração a Deus e no serviço ao outro. Mergulhe nesse livro, e encontrará repetidos convites para seguir por esse caminho.

    Valdir Steuernagel, PhD, doutor em missiologia pela Lutheran School of Theology, em Chicago, no Michigan, assessor sênior do Movimento de Lausanne e embaixador da Aliança Cristã Evangélica Brasileira

    Rodney Stark, ao analisar a igreja do passado, afirmou: Com frequência na história humana, crises produzidas por calamidades naturais ou sociais se traduziram em crises de fé. Em geral, isso ocorre porque a calamidade cria demandas a que a religião dominante se revela incapaz de atender. Jorge H. Barro reflete exatamente sobre como a igreja deve responder às crises de seu tempo. Nosso contexto clama por uma igreja que não fuja da missão de Deus. O autor nos convida a olhar para as duras realidades de hoje e perguntar: De que tipo de ação pastoral-missional precisamos? Fundamentando a resposta em uma profunda análise da vida de Moisés e na história de Israel, propõe a seguinte ação: desenvolver uma pastoral-missional libertadora, capacitadora da comunidade da aliança, fiel à Palavra (Lei) de Deus e capaz de promover a presença da igreja no mundo. Leia esse texto com atenção, estude com a Bíblia aberta e compartilhe, pois a missão de Deus avança, e você deve fazer parte dela.

    Antonio Carlos Barro, PhD, doutor em estudos interculturais (missiologia) pelo Fuller Theological Seminary, em Pasadena, na Califórnia, cofundador e diretor geral da Faculdade Teológica Sul Americana, pastor presbiteriano e pintor

    Eis uma obra rara, de grande valia para os pastores e líderes da igreja de Cristo no Brasil. Pastoral a caminho é um livro simultaneamente profundo e prático. O autor trabalha a partir de uma saudável conversa entre a essência do evangelho e do discipulado, de um lado, e a dinâmica existencial inerente à genuína caminhada com Cristo, de outro. Uma das melhores obras sobre o tema do discipulado, abordando-o em suas múltiplas facetas, numa abordagem missional contemporânea. Calcado na história bíblica, o texto mostra como ler e aplicar a Escritura às realidades da existência concreta do leitor e da comunidade cristã contemporânea na busca por sua relevância e seu papel em um mundo em transformação. Recomendo esse livro a todos os estudantes de teologia, a pastores e a qualquer cristão comprometido em seguir a Cristo hoje.

    Ricardo Quadros Gouvea, PhD, doutor em estudos históricos e teológicos pelo Westminster Theological Seminary, Glenside, USA, e pastor reformado (Reformed Church in America, em Ontário, Canadá)

    Na infância, observei as ações pastorais desenvolvidas por meu pai; na juventude, surpreso, recebi o mesmo chamado pastoral. Essas duas experiências ministeriais aconteceram em realidades distintas; alguns desafios, no entanto, se mantiveram: a necessidade de uma perspectiva reverente para o exercício ministerial e respeito às pessoas; a certeza de que não somos chamados para situações ideais; o compromisso com o aprendizado contínuo; o desafio de aprender habitar na dor alheia, a convicção de que o ministério não nasce de nossas fortalezas, mas, sim, do encontro de nossas fraquezas com a graça de Deus. A leitura de Pastoral a caminho é uma oportunidade para revisitar convicções e ser confrontado com novos desafios. É um convite a uma renovação vocacional. Leitura oportuna!

    Ziel Machado, ME, mestre em ciência da religião pela PUC, em São Paulo, vice-reitor acadêmico do Seminário Teológico Servo de Cristo e pastor metodista livre

    Essa obra é uma leitura essencial para a igreja e para líderes de missão de todo o mundo. Uma vez que a missão é a missão de Deus e que a igreja é o povo de Deus, nossos conceitos, formas e expectativas de liderança missional na igreja devem ser moldados pelos princípios de Deus retratados na Bíblia. Tendo sido um dos maiores líderes da Bíblia, Moisés é uma das pessoas mais importantes para examinarmos no que diz respeito à liderança missional-pastoral. O autor descreve a liderança de Moisés com profundidade, honestidade e clareza excepcionais. O dr. Jorge Barro ama a igreja de Cristo, ama teologia, ama o ministério pastoral e está profundamente comprometido com a missão da igreja. É um professor talentoso, inspirador e criativo, que escreveu e organizou doze livros, sobretudo na área da missão e da pastoral na cidade. Sua liderança na América Latina foi reconhecida por muitos, razão por que até mesmo foi por certo tempo eleito Presidente da Fraternidade Teológica Latino-Americana. Pastor, estudioso da Bíblia e da missão e líder notável, o autor é altamente qualificado para nos guiar no caminho da liderança na igreja e na sociedade. Louvo a Deus por esse livro prático, útil, instigante e desafiador!

    Charles van Engen, PhD, reitor do Programa de Doutorado Latino-Americano de Teologia (PRODOLA), professor emérito de Teologia Bíblica da Missão no Fuller Theological Seminary

    Jorge Henrique Barro. Pastoral a caminho. Teologia e práxis pastoral a partir do chamado e ministério de Moisés. Thomas Nelson Brasil.

    Copyright © 2022 por Jorge Henrique Barro

    Todos os direitos desta publicação são reservados por Vida Melhor Editora LTDA.

    As citações bíblicas são da Almeida Revista e Atualizada, a menos que seja especificada outra versão da Bíblia Sagrada. Todo grifo em passagens bíblicas é de responsabilidade do autor.

    Os pontos de vista desta obra são de responsabilidade de seus autores e colaboradores diretos, não refletindo necessariamente a posição da Thomas Nelson Brasil, da HarperCollins Christian Publishing ou de sua equipe editorial.

    Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

    (BENITEZ Catalogação Ass. Editorial, MS, Brasil)

    B272p

    1.ed.

    Barro, Jorge H.

    Pastoral a caminho: teologia e práxis pastoral a partir do chamado e ministério de Moisés / Jorge H. Barro. – 1.ed. – Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2022.

    208 p.; 15,5 x 23 cm.

    ISBN 978-65-56894-05-8

    1.Cristianismo. 2. Liderança – Aspectos religiosos. 3. Teologia pastoral. 4. Vida cristã. 5. Vocação – Aspectos religiosos. I. Título.

    11-2021/61

    CDD 253

    Índice para catálogo sistemático:

    1. Liderança cristã : Teologia pastoral : Cristianismo 253

    Bibliotecária: Aline Graziele Benitez CRB-1/3129

    Thomas Nelson Brasil é uma marca licenciada à Vida Melhor Editora LTDA.

    Todos os direitos reservados. Vida Melhor Editora LTDA.

    Rua da Quitanda, 86, sala 218 — Centro

    Rio de Janeiro, RJ — CEP 20091-005

    Tel.: (21) 3175-1030

    www.thomasnelson.com.br

    A minha esposa,

    Denise Barro,

    fonte inesgotável de doçura, meiguice e bom humor, e também modelo de uma espiritualidade que tem sede de Deus.

    Não consigo calcular o número de horas, dias e semanas — que, somados, passam de anos! — em que ela abriu mão de minha companhia para que eu pudesse de algum modo servir de bênção para igrejas, seminários, ministérios e pessoas!

    A meus filhos,

    Pedro Henrique e João Filipe,

    aos quais, mesmo eu já lhes tendo dedicado outras obras, como minha tese de doutorado no Fuller Theological Seminary, dedico também esta, por crer que há de ser mais um legado a nos manter eternamente próximos!

    SUMÁRIO

    AGRADECIMENTOS

    O MODELO PASTORAL COM FOCO NA LIBERTAÇÃO

    UMA INTRODUÇÃO

    CAPÍTULO 1

    O CHAMADO DE MOISÉS, SUAS CRISES E RESPOSTAS

    CAPÍTULO 2

    LIBERTAÇÃO DA OPRESSÃO:

    DEUS NOS AMA

    CAPÍTULO 3

    ESTRUTURA DA ALIANÇA:

    DEUS NOS UNE

    CAPÍTULO 4

    MODELO DA LEI:

    DEUS NOS ENSINA

    CAPÍTULO 5

    PRESENÇA TABERNACULAR:

    DEUS NOS HABITA

    CAPÍTULO 6

    SUCESSO E FRACASSO NA VIDA DE UM LÍDER

    PAUTAS PARA UMA PASTORAL-MISSIONAL

    REFERÊNCIAS CITADAS

    ÍNDICE REMISSIVO

    AGRADECIMENTOS

    Ao rev. dr. Paul Pierson e esposa, dona Rosemary (in memoriam), pelo cuidado para comigo e com minha família. O dr. Pierson abriu as portas para que eu fosse estudar no Fuller Theological Seminary e hospedou-me em casa justamente na reta final da minha tese. Pôs-me em contato com a Solana Beach Presbyterian Church. Considero a ele e à esposa meus segundos pais. Foi meu mentor/orientador da tese de mestrado que resultou neste livro. Suas palavras ainda ecoam em minha vida mesmo depois de tantos anos de ter escrito essa nota em minha tese:

    Esta obra é importante. É necessário que a igreja, e não só a igreja brasileira, tenha um conceito pastoral mais bíblico, e que corresponda à situação atual. Esta tese apresenta uma pastoral missiológica que será muito útil no Brasil. Foi um prazer para mim trabalhar com Jorge nesta obra (Paul Pierson, 28/07/97).

    Ao rev. dr. Charles van Engen, por suas percepções e tempo compartilhados comigo, numa amizade que resiste ao tempo. Ele é para mim um modelo de servo, disponível e vibrante!

    À FACT (Foundation for Advanced Christian Training, que não existe mais porque se fundiu com outras organizações), pelo suporte financeiro e cuidado integral, especialmente na pessoa de Merrit Sawyer, incentivadora dinâmica e enérgica que ama apoiar.

    Ao Rivendell Stewards Trust (que também se fundiu com outras organizações), minha profunda gratidão pelo suporte financeiro e cuidado integral, especialmente a Douglas e Joyce Spurlock, por acreditarem e investirem em minha vida e família. Foram meus mentores e diretores espirituais. Não consigo imaginar minha vida e ministério sem a participação deles. Minha gratidão também ao dr. Walter Hansen, que participou na minha banca de defesa do doutorado, especialmente pelas recomendações bíblicas.

    À Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo, onde passei parte da minha adolescência e juventude, debaixo da tutoria eclesiástica do rev. Denoel Nicodemos Eller (in memoriam). Foi aqui que minha vocação pastoral surgiu, tendo sido ordenado no Presbitério Unido em janeiro de 1988.

    À Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA), também minha filha, minha paixão, uma família humana e cuidadora. A todos os colegas, professores e professoras, sem exceção, pelo apoio e carinho.

    À Sociedade de Estudantes de Teologia Evangélica (SETE), por sua influência em minha vida. Sou grato a Deus pelas muitas visitas aos seminários, o tempo com os seminaristas, essa confraria que foi sendo formada, sempre debaixo da visão Ser líderes fiéis e eficazes, com suas quatro metas: 1) homens e mulheres de Deus; 2) filosofia bíblica de ministério; 3) liderança na expansão do Reino de Deus; 4. Teologia bíblica, evangélica, contextual e brasileira.

    À Fraternidade Teológica Latino-Americana (FTL), que foi um divisor de águas em minha vida, ministério e formação teológica. Ao redor da mesa,

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1