Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Educar Crianças Pequenas para Valores: Uma Práxis Impregnada de Cuidado
Educar Crianças Pequenas para Valores: Uma Práxis Impregnada de Cuidado
Educar Crianças Pequenas para Valores: Uma Práxis Impregnada de Cuidado
E-book199 páginas2 horas

Educar Crianças Pequenas para Valores: Uma Práxis Impregnada de Cuidado

Nota: 0 de 5 estrelas

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

Educar crianças pequenas para valores por meio de uma práxis impregnada de cuidado em suas dimensões — autocuidado, altercuidado, ecocuidado e transcuidado — é um desafio para a atualidade. Neste momento histórico, em que estamos vivendo a maior crise sanitária mundial de nossa época, causada pelo coronavírus, cuidar de si, cuidar do outro, cuidar do meio ambiente são mais do que ações necessárias para o convívio harmonioso em sociedade, são atitudes de empatia e valorização da vida em sua plenitude.
Compreender a importância de uma educação para valores na infância, por meio de uma práxis de cuidado tendo como base o valor supremo — o amor —, é essencial para pais e educadores de crianças pequenas.
A presente obra aborda a importância de educar as crianças pequenas para valores, oportunizando que se tornem pessoas autônomas e solidárias, capazes de desenvolver atitudes de cuidado para consigo mesmas, com o outro, com o meio e com o cosmos, além de se tornarem mais empáticas e fortalecidas em suas relações intrapessoais e interpessoais.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento1 de abr. de 2022
ISBN9786525011936
Educar Crianças Pequenas para Valores: Uma Práxis Impregnada de Cuidado

Relacionado a Educar Crianças Pequenas para Valores

Ebooks relacionados

Métodos e Materiais de Ensino para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de Educar Crianças Pequenas para Valores

Nota: 0 de 5 estrelas
0 notas

0 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    Educar Crianças Pequenas para Valores - Maria Souza dos Santos

    Maria.jpgimagem1imagem2

    COMITÊ CIENTÍFICO DA COLEÇÃO EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E TRANSDISCIPLINARIDADE

    Aos professores de educação infantil, que se dedicam à formação

    dessa etapa tão importante do desenvolvimento humano.

    AGRADECIMENTOS

    A Deus, por Sua presença amorosa em minha vida, que me sustenta e fortalece diariamente.

    Aos meus pais, Sr. Luiz e Sr.ª Esperança (in memoriam), verdadeiros mestres que sempre acreditaram em mim e mostraram-me o caminho do bem, da justiça e da honradez.

    Aos meus irmãos e demais familiares que, mesmo à distância, estão sempre presentes e fazem parte desta vitória.

    À Prof.ª Dr.ª Leda Lísia Franciosi Portal, que viu este projeto nascer, acompanhou cada etapa de sua execução e, tão generosamente, aceitou prefaciá-lo com suas palavras iluminadas e iluminadoras.

    Aos amigos e a todos que, de uma maneira ou outra, fizeram-se presentes, incentivando-me, apoiando e iluminando este projeto.

    Às crianças pequenas que participaram desta pesquisa e a enriqueceram com suas partilhas, inocência e transparência em seu modo de ser e agir e a todas as crianças de educação infantil do Brasil e do mundo.

    Toda criança no mundo

    Deve ser bem protegida

    Contra os rigores do tempo

    Contra os rigores da vida.

    (Ruth Rocha)

    PREFÁCIO

    O texto que aqui apresento lança o desafio de pensar, sob outro ângulo, a educação de crianças pequenas. Uma Educação voltada para Valores por meio de uma práxis impregnada de Cuidado, contemplado em suas diferentes dimensões: autocuidado, altercuidado, ecocuidado e transcuidado, tendo no Amor sua base de sustentação.

    Ancorada em referencial teórico pertinente, significativo e utilizando uma estratégia de pesquisa que prioriza a abordagem qualitativa de cunho descritivo, interpretativo com a técnica de coleta de dados rodas de conversa, a autora convida-nos a reavaliar a importância da compreensão do desenvolvimento de uma educação para valores.

    Ela realiza esta tarefa de análise descritiva, interpretativa com extremo cuidado, levando-nos a entender a relevância do tema de sua escolha de pesquisa de ter a criança pequena como foco de sua preocupação no âmbito do processo de educação, exigindo redobrada atenção.

    A autora inicia seu livro trazendo os dizeres do Direito da Criança dos quais destaco algumas determinações pertinentes ao tema do estudo:

    Toda a criança no mundo deve ser bem protegida tanto contra os riscos do tempo como da vida. Criança tem que ter nome, um lar e saúde. Criança não pode ter fome, deve ter segurança e estudo. Criança tem direito à atenção, a não ter medos, tendo direito a livros e de ser tratada com afeição. (ROCHA, 2011, s/p)

    Premissa básica: Os direitos da criança têm de ser respeitados.

    O desenvolvimento de sua pesquisa parte da constatação do quanto a criança pequena, por longo período, foi ignorada, menosprezada, relegada, tida como sem expressividade, desrespeitada em seus sentimentos e desacreditada em sua inocência, sendo compreendida como adulto em miniatura.

    A autora, para realização de seu estudo, propôs-se percorrer o caminho que levou a essas constatações, destacando, ser no século XVI, que a criança começa a despertar no mundo da Arte e, mesmo atraindo a atenção de estudiosos de algumas áreas do conhecimento, foi somente a partir do século XVII que começa a ser vista como um Ser de sentimentos e necessidades específicas, sendo ainda escassas as produções nas quais as crianças falam, tendo voz e vez em temas que lhes dizem respeito.

    Na contemporaneidade, a criança pequena vem ganhando relevância e destaque, despertando maior preocupação com ela e sua história pela reflexão do papel significativo que ocupa na construção da realidade social, passando da limitada consciência de objeto para a de protagonista.

    Alia-se a essa constatação a trajetória da autora e as experiências por ela construídas no trato e dedicação às questões de educação infantil que encaminham suas reflexões na crença de urgente desenvolvimento de uma educação baseada em Valores, desde a educação infantil, para que a criança pequena encontre novos espaços de socialização e construção de sua identidade.

    Alertar para que essas desatenções com a criança pequena não se legitimem no cotidiano de nossas escolas, me parece ser o primordial argumento da autora que contrapõe essa realidade com seus achados, ao desvelar as diferentes possibilidades na educação de criança pequena que levam em conta o Cuidado e, sobretudo, o Amor.

    Nesse sentido, a autora apresenta, de forma corajosa e desafiadora, o trabalho que vem sendo desenvolvido na Instituição de Educação Infantil Santa Luiza, no atual momento sob sua direção, destacando para sua pesquisa a fala das crianças de 6 anos que frequentam as séries do Jardim B, tendo como critério de seleção seu ingresso na escola antes de 1 ano de idade e conclusão desse nível no ano de 2012. Participam da pesquisa 13 dos 39 alunos de duas turmas de Jardim B que atendiam os critérios estabelecidos.

    A autora propõe mostrar a importância de ouvir a fala dessas crianças sobre o que pensam e sentem em relação às questões do Cuidado na escola e na família, o que apreciam e não apreciam na escola e como essas temáticas se apresentam, são percebidas e repercutem em seu imaginário.

    Ponto alto deste livro, acredito estar na abordagem de saber apresentar a problemática da Educação para Valores, mediada por rodas de conversa, que se constituem em importante técnica de exercício do diálogo, da prática de criatividade, de solidariedade e de afetividade, elementos importantes, segundo Freire (1981) como aportes fundamentais de uma educação para a liberdade e a autonomia.

    A escuta da criança pequena, outro relevante e enriquecedor destaque a ser exaltado, é tornar possível o conhecimento e confronto de um ponto de vista diferente daquele que nós, talvez, seríamos capazes de ver e analisar, inseridos no mundo adulto ao qual pertencemos, ampliando nosso entendimento e consequente compreensão da realidade pela riqueza de informações novas, importantes e impregnadas de significado que essa escuta proporciona.

    Importante se faz mencionar a esclarecedora compreensão do binômio Educação e Cuidado que a autora nos apresenta para fundamentar a proposta de educação que defende e propõe, bem como as significações dos principais temas utilizados na pesquisa, dentre eles: educar para valores, criança pequena, práxis do cuidado e suas diferentes dimensões, cuidado, legislação e amor.

    Destaque, também, para o alerta da autora sobre a necessidade urgente e inadiável de repensar uma adequada e consistente formação dos profissionais da educação, e aqui especificamente do educador de crianças pequenas, pela tarefa complexa e repleta de riscos e incertezas de uma Educação voltada para Valores. Alia-se a esse alerta, em paralelo, a exigência de o governo assumir responsabilidade na formulação de Políticas de Educação, priorizando a primeira infância, mobilizando apoio político e popular, para a promoção de Programas de Educação flexíveis e adaptáveis à criança pequena.

    A autora mostra até que ponto a compreensão da importância de uma Educação voltada para Valores para crianças pequenas é capaz de dar conta para que as referidas crianças, em ambiente adequado e propício, sejam conduzidas para desenvolverem sua preocupação em relação ao Cuidado, principalmente do Cuidado de Si, dando especial atenção ao seu lugar no mundo, nele entendido a família, a comunidade, a sociedade e o desígnio de Deus.

    Embora muito pequenas, as crianças do estudo, por meio de suas falas, demonstraram já incorporarem, em seus pensamentos e ações, a necessidade e importância de desenvolver hábitos saudáveis de alimentação, higiene e estilo de vida, criando, desenvolvendo e cultivando uma adequada e enriquecedora convivência que não lhes é dada, mas que exige, sobretudo, presença, estar com e sentir com o outro, elementos fundamentais para o desenvolvimento de suas potencialidades enquanto Ser mais profundo e originário, concordando com os dizeres de Pérez Serrano (2002).

    Cabe à Comunidade, à Escola e à Família propiciar com Cuidado e muito Amor, espaços para que as crianças tenham liberdade e segurança que possibilitem fazer suas próprias escolhas, responsabilizando-se por elas para descoberta de Si e do Outro, adquirindo, assim, uma visão ajustada de mundo que viabilize seu processo de socialização e os vínculos que estabelecerá nos mais diferentes ambientes que frequentar ao longo de sua vida.

    Educação para Valores com Cuidado, tendo o Amor como sustentação é processo, é modo de se relacionar que deve ser proporcionado e viabilizado por toda e qualquer escola, enfatizando as de educação infantil, para que em um ambiente de confiança as crianças pequenas sintam prazer em frequentar, fortalecendo suas relações consigo, com o outro, com o diferente, ancoradas em propostas pedagógicas apropriadas e pertinentes que valorizem suas vivências e experiências tanto intra como extra escolares, traduzindo-se em uma verdadeira e autêntica Arte de Viver.

    Prof.ª Dr.ª Leda Lísia Franciosi Portal

    APRESENTAÇÃO

    Educar crianças pequenas para valores: uma práxis impregnada de cuidado nasceu de minha experiência como coordenadora pedagógica de educação infantil na Rede Vicentina de Educação, na Região Sul do Brasil. As crianças observam os adultos e multiplicam suas atitudes. Porém, muitas vezes, os adultos não são referências para as crianças, levando-as a reproduzirem suas atitudes de incivilidade. Essa inquietação levou-me a desenvolver uma pesquisa com crianças pequenas. Pesquisa esta que

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1