Sonho de uma noite de verão
()
Sobre este e-book
William Shakespeare
William Shakespeare is the world's greatest ever playwright. Born in 1564, he split his time between Stratford-upon-Avon and London, where he worked as a playwright, poet and actor. In 1582 he married Anne Hathaway. Shakespeare died in 1616 at the age of fifty-two, leaving three children—Susanna, Hamnet and Judith. The rest is silence.
Relacionado a Sonho de uma noite de verão
Ebooks relacionados
O Fantasma da Ópera Nota: 5 de 5 estrelas5/5A megera domada Nota: 5 de 5 estrelas5/5Hamlet Nota: 5 de 5 estrelas5/5Otelo Nota: 5 de 5 estrelas5/5O mercador de Veneza Nota: 5 de 5 estrelas5/5A DIVINA COMÉDIA - inferno Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Corcunda de Notre-Dame Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMacbeth Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO morro dos ventos uivantes Nota: 5 de 5 estrelas5/5Os MISERÁVEIS - Victor Hugo Nota: 5 de 5 estrelas5/5Contos de Shakespeare Nota: 5 de 5 estrelas5/5Um Conto de Duas Cidades Nota: 5 de 5 estrelas5/5Persuasão Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA velha loja de curiosidades - Kit com 2 livros Nota: 0 de 5 estrelas0 notasRomeu e Julieta Nota: 5 de 5 estrelas5/5Razão e sensibilidade Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMensagem Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPRIMEIRO AMOR - Turguêniev Nota: 4 de 5 estrelas4/5Box O Fantasma da Ópera Nota: 0 de 5 estrelas0 notasGRANDES ESPERANÇAS - Dickens Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMorte Em Veneza Nota: 5 de 5 estrelas5/5O homem invisível Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA inquilina de Wildfell Hall Nota: 5 de 5 estrelas5/5Mulherzinhas - Adoráveis Mulheres Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO eterno marido Nota: 0 de 5 estrelas0 notasFrankenstein Nota: 0 de 5 estrelas0 notasViagem ao centro da Terra: Texto adaptado Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO médico e o monstro Nota: 3 de 5 estrelas3/5O retrato de Dorian Gray Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSonho de uma Noite de Verão Nota: 4 de 5 estrelas4/5
Clássicos para você
Crime e Castigo Nota: 5 de 5 estrelas5/5A Torá (os cinco primeiros livros da Bíblia hebraica) Nota: 4 de 5 estrelas4/5O Conde de Monte Cristo: Edição Completa Nota: 5 de 5 estrelas5/5A voz do silêncio Nota: 5 de 5 estrelas5/5MEMÓRIAS DO SUBSOLO Nota: 5 de 5 estrelas5/5Livro do desassossego Nota: 4 de 5 estrelas4/5A Divina Comédia [com notas e índice ativo] Nota: 5 de 5 estrelas5/5A volta ao mundo em 80 dias Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMemórias Póstumas de Brás Cubas Nota: 4 de 5 estrelas4/5O Príncipe Nota: 4 de 5 estrelas4/5Os Irmãos Karamazov Nota: 5 de 5 estrelas5/5Razão e Sensibilidade Nota: 5 de 5 estrelas5/5Dom Casmurro Nota: 4 de 5 estrelas4/5Quincas Borba Nota: 5 de 5 estrelas5/5Orgulho e preconceito Nota: 5 de 5 estrelas5/5Dom Quixote de la Mancha Nota: 5 de 5 estrelas5/5A Metamorfose Nota: 5 de 5 estrelas5/5O Morro dos Ventos Uivantes Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMulherzinhas Nota: 4 de 5 estrelas4/5Dom Casmurro: Edição anotada, com biografia do autor e panorama da vida cotidiana da época Nota: 4 de 5 estrelas4/5A Odisseia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA Felicidade Conjugal Nota: 5 de 5 estrelas5/5A divina comédia Nota: 5 de 5 estrelas5/5Campo Geral Nota: 4 de 5 estrelas4/5Decameron: Contos Selecionados Nota: 5 de 5 estrelas5/5Box árabes Nota: 5 de 5 estrelas5/5A DIVINA COMÉDIA - inferno Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA Montanha Mágica Nota: 4 de 5 estrelas4/5
Categorias relacionadas
Avaliações de Sonho de uma noite de verão
0 avaliação0 avaliação
Pré-visualização do livro
Sonho de uma noite de verão - William Shakespeare
Esta é uma publicação Principis, selo exclusivo da Ciranda Cultural
© 2021 Ciranda Cultural Editora e Distribuidora Ltda.
Texto
William Shakespeare
Editora
Michele de Souza Barbosa
Adaptação
Tiago de Melo Andrade
Preparação
Nair Hitomi Kayo
Revisão
Agnaldo Alves
Produção editorial
Ciranda Cultural
Diagramação
Linea Editora
Design de capa
Ciranda Cultural
Imagens
AVA Bitter/Shutterstock.com;
P.S.Art-Design-Studio/Shutterstock.com;
Anastasia Lembrik/Shutterstock.com;
aksol/Shutterstock.com
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) de acordo com ISBD
S527s Shakespeare, William
Sonho de uma noite de verão / William Shakespeare; adaptado por Tiago de Melo Andrade. - Jandira, SP : Principis, 2021.
96 p. ; e-PUB. (Shakespeare, o bardo de Avon)
Título original: A Midsummer Night's Dream
ISBN: 978-65-5552-678-3
1. Literatura inglesa. 2. Sonho. 3. Aventura. 4. Fantasia. 5. Mitologia. 6. Sonho. I. Andrade, Tiago de Melo. II. Título.
Elaborado por Lucio Feitosa - CRB-8/8803
Índice para catálogo sistemático:
1. Literatura inglesa : Romance 820
2. Literatura inglesa : Romance 82/9.82-31
1a edição em 2021
www.cirandacultural.com.br
Todos os direitos reservados.
Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida, arquivada em sistema de busca ou transmitida por qualquer meio, seja ele eletrônico, fotocópia, gravação ou outros, sem prévia autorização do detentor dos direitos, e não pode circular encadernada ou encapada de maneira distinta daquela em que foi publicada, ou sem que as mesmas condições sejam impostas aos compradores subsequentes.
Personagens de
Sonho de uma noite de verão
Teseu:
Herói e Duque de Atenas
Hipólita:
Rainha das Amazonas, a noiva de Teseu
Egeu:
Pai de Hérmia
Lisandro:
Apaixonado por Hérmia
Demétrio:
Escolhido por Egeu para se casar com Hérmia
Hérmia:
Apaixonada por Lisandro
Helena:
Apaixonada por Demétrio
Filóstrato:
Mestre de cerimônias da corte de Teseu
Oberon:
Rei das Fadas
Titânia:
Rainha das Fadas
Puck:
Duende que presta serviços ao Rei das Fadas
Fadas que servem à Titânia:
Flor de Ervilha
Teia de Aranha
Semente de Mostarda
A trupe de atores:
Joca Madeira:
Carpinteiro, faz o prólogo na peça
Zé Fundilhos:
Tecelão, representa Píramo
João Flauta:
Conserta foles, é Tisbe na peça
Tito Bico:
Funileiro, atua como o Muro
Mané Faminto:
Alfaiate, representando o Luar
Zico Justo:
Marceneiro representando o Leão
Capítulo 1
A bela e rica cidade de Atenas se preparava para uma grande festa, sem dúvida nenhuma, a maior delas. O Duque Teseu, grande herói, estava de volta depois de longa jornada, regressando de missões e batalhas, nas quais lutou por honra e glória de seu amado povo e cidade.
Agora, desfrutando da paz conquistada em batalha, compartilhou, para máxima alegria de toda gente ateniense: estava em tempo de casar-se! Decidido, até a data dos festejos marcou e comunicou. Os corredores do palácio se agitaram com a novidade e seus preparativos, uma vez que não havia tempo sobrando para organizar tão importante festejo.
Era preciso comemorar! Depois de tantos amores em vão, que não acharam o caminho do altar, havia finalmente de se casar o Duque com Hipólita, a Rainha das Amazonas. As Amazonas, lendárias mulheres guerreiras que cavalgam alazões indomados pelas florestas e pelos campos de batalha lutando impiedosas, e que haviam já participado de guerras terríveis como a de Troia. Os noivos estavam felizes e ansiosos com a proximidade do casamento:
– Venha ligeiro, Hipólita, nosso casamento será em quatro dias, quando no céu se verá a lua nova! Mas como demoram a passar as fases da lua quando se tem pressa! Sou como um herdeiro aguardando ansioso parte de seu tesouro, cuja madrasta malvada esconde.
– Meu amor Teseu, quatro longos dias e noites para sonhar um tempo breve… Eis que a Lua, um arco de prata no céu, verá a noite na qual, enfim, será realizado nosso sonhado casamento!
Aguardava-se uma festa de arromba, dessas celebrações que duram dias, que há tempos não se via. A boa-nova das núpcias do Duque haveria de correr longe!
Para ajudar com os preparativos, Teseu convocou o mestre de cerimônia da corte, Filóstrato, ficando ele incumbido dos convidados da festa e de espalhar a notícia com muita alegria!
– Não queremos gente triste, tampouco lamentações! Teremos dias de festa, apresentações, música, dança teatro! – orientou o grande herói.
Tristeza não era coisa que combinasse mesmo com aquela união. Teseu antes havia conquistado Hipólita com a espada nas mãos, passado por guerras e vencido a morte. Depois de percorridos tantos percalços e dificuldades, queria, para o casamento, apenas festa e alegria!
Contudo, em meio ao entusiasmo dos preparativos, uma visita inesperada o surpreendeu. No palácio chegaram um senhor já velho, seguido de três jovens: uma moça triste, Hérmia, e dois rapazes, ambos com o semblante carregado, Demétrio e Lisandro.
– Viva Teseu, nosso amado Duque! – saudou com deferência e intimidade o velho, demonstrando longa amizade.
– Egeu, diga, quais as novidades? – quis saber o Duque, deixando de lado, por um instante, os preparativos da cerimônia.
O velho Egeu estava aborrecido, e veio ter com o Duque a fim de resolver um problema com a filha, Hérmia. Ela estava prometida ao rapaz Demétrio, que os acompanhava, em um casamento arranjado, combinado de muito tempo. Mas ela, de verdade mesmo, queria era casar-se com o jovem fazedor de versos, Lisandro.
Na opinião de Egeu, o poeta seduzira e