Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

100 coisas que pessoas de sucesso fazem: Como reprogramar a mente para se tornar bem-sucedido
100 coisas que pessoas de sucesso fazem: Como reprogramar a mente para se tornar bem-sucedido
100 coisas que pessoas de sucesso fazem: Como reprogramar a mente para se tornar bem-sucedido
E-book313 páginas4 horas

100 coisas que pessoas de sucesso fazem: Como reprogramar a mente para se tornar bem-sucedido

Nota: 4 de 5 estrelas

4/5

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

Os hábitos moldam o comportamento humano, seja de forma positiva ou não — alguns deles podem, literalmente, jogar contra nós. Nesse contexto, livrar-se das atitudes que fazem você se autossabotar para, então, conseguir se tornar a pessoa que sempre quis ser é um grande desafio. Nigel Cumberland, um dos mais renomados coaches do mundo, listou os 100 hábitos mais comuns das pessoas de sucesso e ensina você a aplicá-los na sua vida. Seja para sonhos mais ambiciosos ou pequenas metas que formam um objetivo maior, com este livro você vai aprender a como conquistar o que deseja. Acredite, é mais simples e fácil do que imagina. Cada capítulo apresenta uma nova ideia e traz uma forma diferente para encarar a própria vida. Além disso, Nigel propõe atividades para que você cultive novos hábitos e reprograme a sua mente para, finalmente, alcançar o seu ideal de sucesso. 100 coisas que pessoas de sucesso fazem é seu guia para uma vida de prosperidade e realizações.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento12 de abr. de 2021
ISBN9786555661330
100 coisas que pessoas de sucesso fazem: Como reprogramar a mente para se tornar bem-sucedido

Leia mais títulos de Nigel Cumberland

Relacionado a 100 coisas que pessoas de sucesso fazem

Ebooks relacionados

Comunicação Empresarial para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de 100 coisas que pessoas de sucesso fazem

Nota: 4 de 5 estrelas
4/5

4 avaliações0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    100 coisas que pessoas de sucesso fazem - Nigel Cumberland

    direito.

    01

    SIGA SEUS SONHOS

    Você terá uma vida muito melhor caso se dedique às suas paixões. Pessoas que trabalham com as coisas de que gostam geralmente desfrutam muito mais da vida do que as outras, simplesmente porque estão perseguindo seus sonhos.

    Richard Branson

    Sonhos são o combustível para o seu sucesso. Sem sonhos é impossível haver qualquer sucesso importante e duradouro na sua vida. Como o motor de um carro sem combustível de qualidade, você corre o risco de viver uma vida que nunca chega realmente a começar.

    Por trás de cada pessoa de sucesso há um sonho realizado. Eu orientei dezenas de pessoas bem-sucedidas e todas alcançaram o sucesso, concretizando pelo menos um de seus sonhos. Pode ter sido um sonho de infância ou um sonho que apareceu mais tarde na vida, mas sempre há pelo menos um sonho ligado a essas conquistas — algo que motivou, impulsionou, empolgou e cativou essas pessoas. Esse sonho se torna o objetivo que a leva a acreditar no impossível, a fazer mudanças inesperadas, a sair da zona de conforto e a assumir riscos que não haviam sido cogitados.

    Quando somos adultos, frequentemente ignoramos ou nos esquecemos daquilo que realmente amamos. Nós nos deixamos levar pela orientação ou pelas expectativas das outras pessoas. E falo isso por uma experiência própria dolorosa: na escola eu adorava geografia, mas segui o conselho de outras pessoas e estudei economia na universidade. Acabei me tornando contador em vez de seguir meu próprio sonho de carreira. Você já tomou uma decisão parecida com essa em sua vida? Às vezes, você só percebe que não está seguindo seu caminho depois de muito tempo.

    Pessoas de sucesso nunca se esquecem do que amam fazer e daquilo que desperta sua paixão. Elas aprendem rapidamente a seguir seu próprio caminho e a fazer as escolhas certas, não importa o quanto pareçam loucas ou impopulares. Basta olhar para Steve Jobs, o fundador da Apple, que abandonou os estudos em uma universidade de prestígio para seguir seus sonhos.

    Atrás de cada pessoa de sucesso há um sonho realizado.

    ENTRE EM AÇÃO

    Conheça seus sonhos

    Qual é o seu sonho? O que você realmente quer alcançar? Quais sonhos você deveria perseguir? Faça uma lista usando palavras, desenhos e imagens. Isso pode ajudá-lo a enxergar a conexão entre suas ideias e descobrir objetivos e desejos que há muito estavam esquecidos. As perguntas a seguir podem ajudar:

    • Quando criança, o que queria ser quando crescesse e por quê?

    • Se o dinheiro não fosse relevante, que tipo de vida e trabalho você escolheria ter?

    • Quais partes da sua vida, hoje em dia, você realmente ama e gostaria de vivenciar mais?

    • O que gosta de fazer no tempo livre?

    • Quais aspectos da vida dos seus amigos e colegas de trabalho lhe inspira?

    Seja otimista

    Pense em como vai conseguir realizar seus sonhos e observe se a sua mente começa a agir com medo e negatividade. Talvez ela diga Estou velho demais e é tarde demais para fazer isso, ou Agora eu estou casado e tenho as prestações da minha casa para pagar. Não posso fazer nenhuma grande mudança na vida, ou Meus pais nunca vão apoiar minhas ideias. Pessoas de sucesso vão lhe dizer que sempre vai haver motivos para não fazer alguma coisa. Você só precisa encontrar a força e a coragem para dar um passo à frente e começar.

    Crie soluções para realizar seus sonhos

    Saber como realizar seus sonhos pode ser algo gigantesco e assustador. Os outros 99 capítulos deste livro vão lhe dar as ferramentas e as soluções de que você precisa para perder esse medo. A chave é reconhecer onde você está agora, onde quer estar no futuro e descobrir como preencher qualquer lacuna. Não é fácil, então sugiro pedir ajuda àqueles que estão mais perto de você. O ideal é alinhar seus sonhos com os deles de modo que, juntos, vocês possam tentar realizar alguns sonhos comuns.

    02

    PEÇA AJUDA

    Qualquer pessoa que conversa consigo mesma com muita seriedade corre o risco de parecer ridícula; qualquer pessoa que é capaz de rir de si mesma consistentemente não corre esse risco.

    Václav Havel

    Dizer eu não sei requer coragem, mas é uma reação imensamente positiva e um sinal claro de que você não se leva tão a sério. Perceber quando você não sabe a resposta correta e ser honesto a respeito disso é uma das maiores habilidades que podem ser desenvolvidas. Se sua meta é a perfeição, você vai acabar se decepcionando. Quando você admite quais são seus pontos cegos, as pessoas se unem para ajudá-lo.

    Uma quantidade enorme de pessoas age como se soubesse o que fazer em situações em que estão completamente deslocadas. Uma quantidade enorme de pessoas tenta demonstrar autoconfiança no que estão fazendo ou dizendo, quando, na verdade, precisam de ajuda. Há uma pressão imensa, tanto em casa quanto no trabalho, para você agir como se tivesse todas as respostas. O segredo é saber quando dizer Espere um minuto. Eu realmente não faço a menor ideia.

    Se sua meta é a perfeição, você vai acabar se decepcionando.

    Quando os eventos o desafiam, é tentador revidar e apegar-se ao que você acreditava, ignorando as opiniões das outras pessoas. Pessoas de sucesso admitem que estão erradas. A vida é imprevisível e incerta, você nunca estará certo o tempo todo. Às vezes, a melhor coisa a se fazer é relaxar, dar um passo para trás, admitir que seria bom receber ajuda e parar de se levar tão a sério.

    ENTRE EM AÇÃO

    Descubra seus pontos cegos

    Pense na seguinte questão: você já se apegou teimosamente a uma perspectiva ou opinião, recusando-se a cogitar a possibilidade de que ela pode estar errada?

    O que o deixou cego e por quê? Você consegue perceber se há um padrão na maneira que age? Você sempre quer ganhar as discussões que tem com seu companheiro? Você nunca leva em consideração o que as pessoas mais jovens lhe dizem? Você sempre detestou perder e vive com uma mentalidade de vencer a qualquer custo?

    Tenha disposição para mudar alguns comportamentos e se tornar uma pessoa de mente mais aberta. No decorrer de um dia típico, ao tomar decisões, formar opiniões e dar respostas, desenvolva o hábito de perguntar a si mesmo: Estou deixando passar alguma coisa? Há algum aspecto nessa questão que não estou enxergando?

    Você precisa de um bobo da corte

    Descobrir seus pontos cegos pode ser difícil. Peça para familiares, amigos ou colegas de trabalho para serem seus "bobos da corte²". Assim como no castelo de um rei medieval, eles podem avisá-lo quando você estiver sendo teimoso além da conta, fazendo papel de palhaço ou levando a si mesmo a sério demais. O que você prefere: ouvir um bobo da corte lhe dizer que você cometeu um erro ou ser motivo de riso para outras pessoas?

    Aprenda a rir de si mesmo

    Pessoas de sucesso normalmente são ótimas em rir de si mesmas, de seus erros e das ocasiões em que seguiram o caminho errado. Esteja pronto para descer do seu pedestal e rir de si mesmo.

    03

    CRIE O SEU FUTURO

    "O futuro não é algo em que entramos.

    O futuro é algo que criamos."

    Leonard I. Sweet

    Pessoas de sucesso nunca confiam no acaso ou no destino. Você pode olhar para uma pessoa bem-sucedida e achar que ela teve sorte — uma questão de estar no lugar certo na hora certa, talvez? A verdade é que toda sorte é o resultado de horas, ou até mesmo anos, de trabalho duro e preparação.

    Não é o bastante simplesmente ter sonhos e um plano para transformá-los em realidade. Colocar um plano em ação envolve dizer a si mesmo que você vai criar seu próprio futuro; que a sorte e o destino não serão os únicos fatores a determinar o que acontece na sua vida. Você precisa da mentalidade correta e precisa assumir o controle da situação. Esteja pronto para persistir, trabalhar duro, fazer sacrifícios, assumir riscos e fazer o que for necessário.

    Nunca se resigne a simplesmente aceitar o que o futuro lhe reserva. Oriento muitas pessoas que desistiram de tentar intervir no seu futuro. Elas abdicaram da responsabilidade por si mesmas, dando todo tipo de desculpa esfarrapada, culpando o azar ou outras pessoas pela vida que têm hoje e o futuro lhes é reservado. É fácil e simplista demais sentir que, se você ainda não alcançou o sucesso, não vai ter sucesso no futuro. Superar o pensamento fatalista é essencial se você quiser um futuro incrível.

    Muitas pessoas de sucesso tiveram de superar adversidades para conquistar seus objetivos. Pense em Winston Churchill, que acumulou vários fracassos na sua carreira política antes de finalmente se tornar o primeiro-ministro do Reino Unido.

    Não permitir que os acontecimentos do passado determinem o seu futuro é algo que começa na sua mente. O que você pensa e sente são a chave. Você consegue dizer e acreditar que está criando seu próprio futuro e, parafraseando o poema Invictus de William Ernest Henley, que você é o mestre do seu próprio destino?

    Toda sorte é o resultado de horas, ou até mesmo anos, de trabalho duro e preparação.

    ENTRE EM AÇÃO

    Não deixe que lhe joguem um balde de água fria

    Você pode estar ansioso para compartilhar seus sonhos com sua família, amigos e colegas de trabalho, mas faça isso com cuidado. Muitas pessoas encaram a vida com aquela mentalidade do copo meio vazio. Elas podem agir com cinismo, inveja, negatividade e ironia. Algumas pessoas que oriento compartilharam seus objetivos com pessoas amadas e ouviram coisas como Você só pode estar brincando! ou Coloque os pés no chão!. Talvez algumas pessoas não compreendam seus planos no começo; dê algum tempo para que elas assimilem a ideia.

    Procure ambientes solidários e receptivos nos quais você possa criar seu futuro. Talvez você precise se afastar de certas pessoas que são incapazes de aceitar e de encarar seus planos de maneira positiva.

    Adapte sua perspectiva

    Você está sentindo dificuldade em acreditar que pode criar um futuro fantástico para si mesmo? Crenças limitantes podem ser difíceis de superar, mas é mais fácil se você identificar de onde elas vêm. Hoje mesmo, anote tudo o que está impedindo seu progresso. É perfeitamente normal temer o pior, pensar que as coisas são mais difíceis do que realmente são. Quando conseguir delinear todas suas crenças limitantes, tente reconfigurar sua maneira de pensar. Você pode fazer isso olhando o lado positivo de situações ruins. Por exemplo, se você foi demitido de um emprego, reconheça que isso lhe dá a liberdade de procurar novas oportunidades.

    Analise seus sonhos e planos futuros e se pergunte com o que você está mais preocupado. Pense na pior coisa que pode acontecer e se questione se é realmente possível que isso ocorra. Isso é uma razão que vai impedi-lo de criar o futuro que você deseja?

    04

    TENHA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

    "A vida é 10% o que acontece com você

    e 90% como você reage a isso."

    Charles R. Swindoll

    Você já se sentiu culpado por reagir sem pensar, irritar-se rápido demais, agir movido pela inveja ou ser facilmente provocado? Perder o controle das emoções pode prejudicar sua chance de ter uma vida de sucesso. Isso pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

    Exemplos de falta de inteligência emocional abundam à nossa volta: pessoas que batem boca no ônibus, pais que gritam com seus filhos na rua ou alguém irritado que insulta seu chefe enquanto lhe entrega a sua carta de demissão.

    A inteligência emocional é um ingrediente essencial para uma vida equilibrada. Ela é o alicerce de um sócio, um pai, uma mãe ou um colega de trabalho de sucesso. Momentos de descontrole emocional destroem carreiras, casamentos, famílias e parcerias de negócios bem-sucedidas.

    A inteligência emocional é um ingrediente essencial para uma vida equilibrada.

    É fácil achar engraçado alguém como o chef de cozinha Gordon Ramsay, que grita e insulta pessoas em seu programa. Mas, para garantir que sua vida seja bem-sucedida, você deve evitar fazer com que outras pessoas se sintam infelizes ou amedrontadas. E, para isso, é preciso controlar suas emoções. Se ficar irritado com alguém, aja conscientemente, de modo a não perder o controle nem reagir sem pensar. Senão você vai passar a vida se desculpando por ter perdido o controle.

    Conseguir se colocar no lugar dos outros e ver a vida pelos olhos de outra pessoa é um sinal de empatia e inteligência emocional. Pessoas altamente empáticas raramente perdem o autocontrole e estão mais preparadas para lidar com o peso que a vida lhes joga nas costas.

    ENTRE EM AÇÃO

    Pare para refletir antes de reagir

    Evite funcionar no piloto automático e reagir imediatamente, você pode se arrepender. Seja honesto consigo mesmo sobre o que está sentindo naquele momento, seja inveja, mágoa ou raiva. Nesses momentos, pare para refletir por alguns instantes antes de reagir de forma verbal ou não verbal. Fique em silêncio por alguns segundos e sente-se, se estiver em pé. As pessoas ficam mais calmas e pensam melhor quando estão sentadas. Se as pessoas ao seu redor estiverem esperando uma resposta, diga Preciso de um momento para pensar nisso para ganhar tempo.

    Cansaço, excesso de trabalho e estresse podem fazer com que você reaja emocionalmente. Eu sempre aconselho aqueles que oriento tomar decisões importantes depois de uma boa noite de sono. Se você precisa escrever um e-mail difícil para alguém, é melhor esperar 24 horas depois de escrever o primeiro esboço antes de enviá-lo. Isso lhe dá tempo para refletir e revisar o texto.

    Seja altamente empático

    Reconhecer como os outros estão se sentindo e o que estão tentando expressar é uma habilidade fantástica a desenvolver. Os chefes mais memoráveis têm essa habilidade e são amados por causa dela. Que pessoas lhe servem de modelo e inspiração?

    A verdadeira empatia não é esperar até que a outra pessoa se faça compreendida, mas sim você tentar fazer isso de maneira proativa. É preciso se esforçar para dar ao outro sua atenção e seu tempo de maneira plena; perguntar a ele como está se sentindo e se está conseguindo lidar bem com as coisas. E não se esqueça daqueles que estão mais perto de você. Nunca presuma que você sabe tudo sobre alguém. Evite se ocupar tanto a ponto de não poder se sentar e conversar com seus filhos, sócios e colegas de trabalho.

    05

    FAÇA O CONTRÁRIO

    Observe o que a maioria das pessoas está fazendo e faça exatamente o oposto; assim, você provavelmente nunca vai errar na vida.

    Earl Nightingale

    A menos que você considere que a maioria das pessoas é bem-sucedida, é bem provável que em algum momento você tenha de agir de maneira diferente daqueles ao seu redor. O sucesso pode assumir muitas formas, e frequentemente é uma questão de se destacar da multidão ou ser alguém acima da média, de perceber quando a multidão está se deslocando para um lado e ter certeza de que você precisa ir para o lado oposto.

    Pensar e fazer o oposto do que a maioria está fazendo não é ser diferente apenas por querer ser diferente. Há muitas ocasiões em que o caminho mais conhecido e trilhado é o certo a seguir. Seu desafio é saber quando é melhor fazer o contrário:

    • Seus amigos podem falar sobre estudar mais, mesmo que não ajam assim; mas você pode se esforçar para terminar aquele curso que tanto deseja em suas horas vagas;

    • Quando os preços caírem e as pessoas venderem suas ações ou casas; você pode se opor a esse movimento e manter seu capital exatamente onde está;

    • Poucas pessoas se exercitam regularmente ou comem de maneira saudável; você pode ser aquela que vai para o trabalho a pé, que faz exercícios e come alimentos saudáveis;

    • Muitas pessoas só falam sobre largar seu emprego para seguir seu sonho de trabalhar como autônomos; você pode ser aquela que vai realmente fazer isso, se seus sonhos apontarem nessa direção.

    Fazer o contrário pode deixar você desconfortável. Pode ser assustador e fazer com que se sinta sozinho e exposto. Nunca é fácil ser visto como aquele que nada contra a correnteza ou que ignora os conselhos que são dados por colegas, amigos e familiares; mas, se você estiver preparado para explicar o que e por que está fazendo isso, eles vão acabar compreendendo.

    O sucesso pode assumir muitas formas, e frequentemente é uma questão de se destacar da multidão ou de ser alguém acima da média.

    ENTRE EM AÇÃO

    Não há problemas em agir sozinho

    Acostume-se a sentir um certo desconforto e a ser o diferentão da turma. Você não precisa justificar suas ações. As outras pessoas podem questionar sua lógica ou até mesmo sua sanidade mental — deixe que o façam.

    Eu desisti de uma carreira lucrativa no mercado financeiro para trabalhar como autônomo. Quando fiz isso, muitas pessoas acharam que eu estava maluco surtado. Fiquei magoado na época, mas isso não mudou o desejo que eu tinha de ser meu próprio chefe.

    Pratique a arte de fazer o contrário

    Em que partes da sua vida você não está alcançando os resultados e conquistando os objetivos que deseja? Você está fazendo as mesmas coisas o tempo todo e obtendo os mesmos resultados? Pense no que você pode fazer de um jeito diferente para conseguir resultados melhores. Aqui estão alguns miniestudos de caso para pensar a respeito:

    • Todo ano, você tenta se destacar no seu trabalho na

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1