Jornal Digital na Educação Básica: Um Exercício de Autoria
()
Sobre este e-book
Relacionado a Jornal Digital na Educação Básica
Ebooks relacionados
Reflexões de uma Professora: Leitura e Escrita na Alfabetização Nota: 0 de 5 estrelas0 notasJornal Impresso na EJA: Alfabetização por Meio da Notícia e Reportagem Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAlfabetização: caminhos para a aprendizagem Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA Prática Docente na Formação do Leitor Literário Nota: 0 de 5 estrelas0 notasFracasso Escolar e Formação Docente Inicial: intrínsecas Relações Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSer Bom Professor: Desafios Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAs Várias Nuances da Educação Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPráticas de Leitura de Histórias em Quadrinhos no Ensino Fundamental Nota: 0 de 5 estrelas0 notasLinguagem e ensino da leitura: Estudos multimodais e multiletramentos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEpistemologia(s) Ribeirinha(s): A Educação Marajoara em Foco Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEDUCAÇÃO EM FOCO:: Formação e processos educativos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCartas de quem vive as infâncias Nota: 0 de 5 estrelas0 notasTextos em contextos: Reflexões sobre o ensino da língua escrita Nota: 5 de 5 estrelas5/5A vivência de práticas de oralidade e escrita pela criança Nota: 3 de 5 estrelas3/5Leitura e Escrita: A Subjetividade na Abordagem da Prática nos Anos Iniciais da Educação Básica Nota: 0 de 5 estrelas0 notasReivenção da Cultura Profissional na Educação Infantil Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPerspectivas da alfabetização Nota: 0 de 5 estrelas0 notasTransição Escolar Nota: 0 de 5 estrelas0 notasProjetos na Escola: Fundamentos Para a Prática Nota: 0 de 5 estrelas0 notasVitória vai à escola: Afetividade como elo entre o cuidar e o educar na educação Infantil Nota: 1 de 5 estrelas1/5Professores, leitura e escrita: Relações e ecos para suas práticas pedagógicas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasÉ Possível ser um Bom Professor? O Pensamento Ecossistêmico na Educação Superior Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPráticas Educativas no Contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa:: Desafios e Possibilidades Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMobimento: Educação e comunicação mobile Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSaberes Do Século Xxi Nota: 0 de 5 estrelas0 notasProfessor genial Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMais Redação Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMultimídia digital na escola Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEntre letras e números: A voz das crianças, dos educadores e da família Nota: 0 de 5 estrelas0 notasLíngua Portuguesa & EJA no Contexto do Ciberespaço Nota: 5 de 5 estrelas5/5
Métodos e Materiais de Ensino para você
4000 Palavras Mais Usadas Em Inglês Com Tradução E Pronúncia Nota: 5 de 5 estrelas5/5Sexo Sem Limites - O Prazer Da Arte Sexual Nota: 4 de 5 estrelas4/5Ensine a criança a pensar: e pratique ações positivas com ela! Nota: 5 de 5 estrelas5/5Aprender Inglês - Textos Paralelos - Histórias Simples (Inglês - Português) Blíngüe Nota: 4 de 5 estrelas4/5Raciocínio lógico e matemática para concursos: Manual completo Nota: 5 de 5 estrelas5/5Pais feridos. Filhos sobreviventes Nota: 5 de 5 estrelas5/5Como Convencer Alguém Em 90 Segundos Nota: 3 de 5 estrelas3/5Massagem Erótica Nota: 4 de 5 estrelas4/5Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento Infantil Nota: 4 de 5 estrelas4/5Gramática Escolar Da Língua Portuguesa Nota: 5 de 5 estrelas5/5BLOQUEIOS & VÍCIOS EMOCIONAIS: COMO VENCÊ-LOS? Nota: 4 de 5 estrelas4/5Temperamentos Nota: 5 de 5 estrelas5/5Por que gritamos Nota: 5 de 5 estrelas5/5A Bíblia e a Gestão de Pessoas: Trabalhando Mentes e Corações Nota: 5 de 5 estrelas5/5Pedagogia do oprimido Nota: 4 de 5 estrelas4/5Manual Da Psicopedagogia Nota: 5 de 5 estrelas5/5Curso Básico De Violão Nota: 4 de 5 estrelas4/5Nada Pode Me Ferir - David Goggins Nota: 5 de 5 estrelas5/5Leitura dinâmica Nota: 4 de 5 estrelas4/5Teorias E Técnicas Da Tcc Nota: 5 de 5 estrelas5/5Piaget, Vigotski, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão Nota: 4 de 5 estrelas4/5Meu Maior Desafio Da Vida - Tdah Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Avaliações de Jornal Digital na Educação Básica
0 avaliação0 avaliação
Pré-visualização do livro
Jornal Digital na Educação Básica - Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa
COMITÊ CIENTÍFICO DA COLEÇÃO EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E TRANSDISCIPLINARIDADE
Dedicamos este trabalho à nossa minha família, aos nossos amigos e aos alunos, que muito contribuíram para que este livro fosse concretizado.
PREFÁCIO
Quando Leonarlley e Maria Alice me convidaram para escrever sobre seu livro, fiquei pensando sobre como os efeitos de um trabalho acadêmico podem atingir rapidamente a sociedade. Sua pesquisa, naturalmente engajada em sala de aula, reverberava em seus trabalhos científicos apresentados nos eventos da área de ensino, nos círculos que envolvem a constituição do sujeito como a Psicanálise o vê, e, em especial, no cotidiano escolar, no qual sua pesquisa incide e promove o diálogo com professores e alunos da educação básica. Um mestrado de natureza profissional não é um mestrado qualquer. Especialmente, o escolhido pelos autores que aqui realizam uma exposição que dialoga com seu leitor, trazendo-o para junto de uma perspectiva de investigação. Os meandros dos processos de leitura, de produção textual vão além das condições objetivas, estruturais, tão necessárias, da sala de aula. A relação entre o sujeito e seu objeto, entre o ser e suas leituras, primeiras, releituras, descobertas, vão além dos processos de apreensão do código escrito e da forma que damos ao que chamamos textos. Esse universo é permeado por ações conscientes e inconscientes que constituem nossa identidade como sujeitos leitores que intervêm sobre o mundo.
Nesse sentido, o presente livro, intitulado Jornal digital na educação básica: um exercício de autoria, que ora apresento a você, leitor, organiza-se em torno da ideia de que é preciso discutir as práticas de leitura e escrita autoral na escola, uma vez que cada texto carrega em si marcas dos sujeitos envolvidos.
Ao longo do livro, os autores discorrem sobre como o ensino de Língua Portuguesa, ao longo de mais de um século, tem sido influenciado por uma infinidade de métodos que pretendiam abarcar o ensino de escrita e o domínio da leitura na escola básica. Um ensino descontextualizado, centralizado na apreensão das letras e sílabas, pretendia que, aos poucos, o estudante fosse conseguindo formar palavras, frases e pequenos textos. Esquecia-se de que o sentido se forma pelo todo... Na escola, como método de ensino que guiava as aulas dos professores, estava a cartilha para alfabetizar. O método de soletração, silabação alfabetizou muitos brasileiros, mas as críticas que fazemos a ele é tornar a língua apenas um instrumento. A língua é mais do que isso. É a condição primeira da natureza humana, social e dialógica, como afirma Bakthin, que nos permite perceber intenções, discursos enviesados e, principalmente, torna-nos capazes de exprimir o que sentimos, pensamos, de nos valer de outros discursos, constituindo-nos como sujeitos autônomos. Não se pode formar uma sociedade autônoma se ela só é capaz de decodificar os signos de sua língua materna.
O tratamento da autoria, neste livro, ganha um novo viés, pois se dedica à construção da autonomia da escrita e da leitura por sujeitos bem pequeninos, não apenas do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação – Cepae, alunos em geral do ensino fundamental, de séries iniciais, que incentivados pelos professores-pesquisadores contribuíram para o sucesso da Folhinha Aplicada, jornal online daquele nível escolar, que foi objeto-produto da dissertação do professor Leonarlley Rodrigo Silva Barbosa sob a orientação da professora Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha. Dedicar-se ao estudo da autoria, no ensino fundamental, revela a importância tamanha deste trabalho, pois o trabalho com as crianças fomentou seus indícios de autoria, da construção de sua subjetividade, promovendo seu posicionamento como cidadãos, como você, leitor, verá ao longo desta obra.
A relevância de um trabalho que evidencie o papel interacional de linguagem, de exercício do diálogo, dá-se porque permite a formação do leitor/escritor por inteiro, pois possibilita a compreensão dos meandros linguístico-discursivos envolvidos na cena enunciativa que ora trazem informações compartilhadas pelos sujeitos constituídos, ora a partir desse conhecimento se estabelecem novas relações, instituindo a autoria. É nesse sentido que o presente livro torna-se um achado para a educação básica brasileira: o fato de se dedicar