Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Gerenciamento pelas diretrizes: O que todo membro da alta administração precisa saber para vencer os desafios do novo milênio.
Gerenciamento pelas diretrizes: O que todo membro da alta administração precisa saber para vencer os desafios do novo milênio.
Gerenciamento pelas diretrizes: O que todo membro da alta administração precisa saber para vencer os desafios do novo milênio.
E-book375 páginas3 horas

Gerenciamento pelas diretrizes: O que todo membro da alta administração precisa saber para vencer os desafios do novo milênio.

Nota: 4 de 5 estrelas

4/5

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

O Gerenciamento pelas Diretrizes representa o lado motivante, agressivo e revolucionário da Gestão pela Qualidade Total (GQT) no estilo japonês. É um subsistema da GQT voltado para a competição e engloba não só o melhoramento dos produtos e processos existentes mas principalmente a inovação, representada pelas novas tecnologias. O conhecimento humano é o seu combustível, e é aqui que a alta administração vai perceber a necessidade de uma nova política de recursos humanos para o terceiro milênio.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento4 de fev. de 2013
ISBN9788598254838
Gerenciamento pelas diretrizes: O que todo membro da alta administração precisa saber para vencer os desafios do novo milênio.

Leia mais títulos de Vicente Falconi Campos

Relacionado a Gerenciamento pelas diretrizes

Ebooks relacionados

Gestão para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de Gerenciamento pelas diretrizes

Nota: 4 de 5 estrelas
4/5

4 avaliações0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    Gerenciamento pelas diretrizes - Vicente Falconi Campos

    Texto:

    Vicente Falconi Campos

    Capa:

    África São Paulo Publicidade Ltda.

    Ilustrações e colagens:

    Heloisa Godoy Rousseff

    Editoração eletrônica:

    Editora FALCONI

    Revisão do texto:

    Dila Bragança de Mendonça

    Produção do e-book:

    Schäffer Editorial

    Ficha Catalográfica

    C198g

    Campos, Vicente Falconi

         Gerenciamento pelas diretrizes (Hoshin Kanri): o que todo membro da alta administração precisa saber para entrar no terceiro milênio / Vicente Falconi Campos - 5. ed. - Nova Lima: FALCONI, 2013.

         ISBN: 978-85-98254-59-3

         1. Administração - Controle de Qualidade. 2. Desenvolvimento gerencial. 3. Produtividade Industrial I. Título

    CDU - 658.562

    Copyrigth © 2013 by Vicente Falconi Campos

    Direitos comerciais desta edição: Editora FALCONI

    The traditional factors of production - land, labor and even money, because it is so mobile - no longer assure a particular nation competitive advantage. Rather, management has become the decisive factor of production. *

    Peter F. Drucker

    Os fatores tradicionais de produção - terra, mão-deobra e até dinheiro, pela sua mobilidade - não mais garantem vantagem competitiva a uma nação em particular. Ao invés disto, o gerenciamento tornou-se o fator decisivo de produção.

    (*)

    Managing for the Future - The 1990’s and Beyond.

    Truman Talley Books/Dutton

    New York, 1992

    Prefácio à 5ª edição

    Nesta quinta edição, os conteúdos não passaram por nenhuma atualização em relação à edição anterior. A mudança no layout da capa se deve ao novo projeto de padronização e alteração da logomarca da empresa, antes denominada INDG TecS e atualmente Editora FALCONI.

    A Editora

    Prefácio

    Através desta obra, o Prof. Vicente Falconi Campos está ofertando ao Brasil o que talvez seja o documento/instrumento mais importante que já tenha sido produzido, no sentido de buscar o desenvolvimento do nosso país. Os que já estão iniciados no gerenciamento pela qualidade total provavelmente possam entender o significado desta minha observação. Mas, na realidade, Falconi teve visão e perseverança, e estabeleceu a meta de criar uma obra que, de uma forma absolutamente consistente, organizada e simples, nos possibilitasse consolidar o conhecimento do gerenciamento pela qualidade total.

    É indiscutível que Falconi só conseguiu realizar uma obra com tamanho conteúdo e com tamanha qualidade porque tinha uma meta claramente definida. E só foi possível atingi-la com a perseverança dos anos de dedicação, conhecimento, pesquisa, informação e troca de conhecimentos. Apenas por ter uma meta muita bem definida, perseguida nas suas várias etapas, é que pôde chegar ao resultado desta obra maravilhosa.

    Mas, fora do conteúdo, tão ou mais importante é a forma da sua apresentação e o caráter didático da obra, porque justamente através dessa possibilidade de ser realmente uma verdadeira ferramenta didática para a busca do desenvolvimento do gerenciamento pela qualidade total, é que o objetivo do nosso Prof. Falconi está sendo atingido plenamente, conforme apresenta no prefácio de seu livro, quando menciona Peter Drucker, sobre a importância cada vez maior do gerenciamento dentro da complexidade da sociedade moderna, diante das grandes estruturas do mundo atual. O desenvolvimento da competência gerencial é fator decisivo no sucesso da atividade humana.

    A genialidade de uma ideia, a capacidade genial do indivíduo pode se perder e não se realizar pela incompetência gerencial ou pela não competência gerencial plena. Daí a importância de tratar o gerenciamento como ciência, com método, organização, além da crescente importância do gerenciamento pela qualidade total como definidor do sucesso e da evolução.

    A clara visão desta obra, quando estabelece o conceito de buscar o gerenciamento pelas diretrizes, é justamente poder adaptar as necessidades de mudanças que o mercado e o mundo, na sua rápida evolução, exigem do comportamento de cada um ou das empresas, dos governos ou dos serviços de forma global. As mudanças de mercado e a evolução do conhecimento científico e tecnológico precisam ser introduzidas, e só a capacidade de gerenciar esses processos de mudanças permitirá que as empresas absorvam as novas tecnologias com segurança e dinamismo.

    O claro estabelecimento da melhoria dos padrões para alcançar padrões seguros e repetitivos dentro das normas, o famoso S (standard), e a busca de melhorias como segunda etapa, são processos decisivos, mas a verdadeira evolução que hoje é exigida no cenário mundial é gerenciar mudanças. Assim, nesta terceira etapa de emprego do PDCA sobre a visão de construir e desenvolver as diretrizes para alcançar as novas metas que as mudanças exigem é que se faz com que o gerenciamento e desenvolvimento pela qualidade total tornem possíveis as estruturas da sociedade nas empresas, no sentido de se ajustarem ao cenário mundial da mudança. E esse quadro onde historicamente produtos e mercado sofriam mudanças lentamente, pela dinâmica do mundo moderno da informação, mostra hoje cenários de mudança extremamente rápidos, com transferência dos conhecimentos tecnológicos e científicos disponíveis. Mas tudo isso só pode ser plenamente utilizado e ajustado se houver gerenciamento. Daí a importância deste trabalho de verdadeiro conteúdo científico sobre como gerenciar o processo com as ferramentas da gestão pela qualidade total, através da visão clara de atingimento das metas estabelecidas pelas diretrizes.

    A verdade é que devido ao trabalho hoje desenvolvido pelas mais diversas frentes no desenvolvimento da tecnologia do gerenciamento pela qualidade total, já nos tornamos, no Brasil, o segundo movimento em dimensão. Mas talvez o mais importante em relação ao que existe hoje no mundo é o esforço para estender o gerenciamento pela qualidade total nas atividades dos campos social, da educação e da saúde. E, através deste novo livro, pelo seu conteúdo didático, poderemos estabelecer, de forma mais fácil e mais eficaz, a aplicação, em dimensões bem maiores, também nas áreas sociais. Acreditamos que esse trabalho nos campos da educação, saúde e serviços sociais, de forma ampla, realmente poderá produzir uma mudança de base nas relações, na estrutura e funcionamento da sociedade brasileira.

    Cabe aqui mais uma observação, que Falconi tão bem reforça nesta obra: a importância da liderança. Sem que lideranças em todos os níveis assumam a responsabilidade para que a mudança, a meta e a diretriz sejam atingidas não se atinge o objetivo. Assim, o reforço que muitas vezes é esquecido e não valorizado no nosso dia a dia, a responsabilidade da liderança, a consciência de que a liderança tem que assumir o seu papel, são peças-chave para o sucesso desejado.

    Como observação final, diria que esta obra, que praticamente se tornou uma verdadeira fonte de consultas para elucidar dúvidas, conceitos e ideias, é um verdadeiro dicionário para quem trabalha na área de administração e busca o gerenciamento do processo: o gerenciamento pela qualidade total. Neste trabalho todos têm a possibilidade de desenvolver com simplicidade a sua habilidade gerencial.

    É importante mencionar que a meta de Falconi de produzir o instrumento como benchmark mundial, provavelmente tenha sido atingida por causa do seu conteúdo e da sua simplicidade.

    Porto Alegre, novembro de 1996

    Jorge Gerdau Johannpeter

    Prefácio do autor

    Tenho uma grande admiração pela obra do Prof. Peter Drucker e dediquei a ele a primeira página deste texto. Fiz isso para dar ênfase à necessidade de nós, brasileiros, aprofundarmos a nossa habilidade gerencial. Essa habilidade gerencial tem que começar pela alta administração das organizações e se estender a todos. Quanto mais me aprofundo nessas coisas, mais me convenço de que a habilidade gerencial está no âmago da sobrevivência humana. Estamos vivenciando no Brasil uma experiência formidável: empresas que mudam sua cara e que sobrevivem galhardamente a mudanças impensáveis; escolas públicas inertes e decadentes que adquirem nova vida e batem recordes de desempenho apesar do desprezo de alguns de nossos políticos; hospitais que sobrevivem honrosamente à falta de recursos; pequenos sitiantes que dobram sua renda no espaço de um ano, etc. Nunca o Prof. Drucker esteve tão certo.

    O final deste milênio já está mostrando que o conhecimento humano é, de longe, o mais importante recurso para a competitividade das organizações, em especial o conhecimento gerencial. Se observarmos alguns países, concluiremos que os recursos minerais, energéticos, de terra, sol e água não garantem a riqueza das nações. O Japão não tem nada disso e é um dos países mais ricos do mundo.

    A era em que as empresas podiam ser conduzidas somente por homens de bom senso parece haver terminado. O gerenciamento está deixando de ser político para ser científico. A sobrevivência das organizações somente será garantida pelo atingimento das metas impostas pelo mercado. As metas são atingidas com método e conhecimento. Se a alta administração não aprender essas coisas, a sua empresa desaparecerá do mapa. É uma questão de tempo.

    Este livro foi uma luta de muitos anos. Foi como decifrar um hieróglifo em relação ao qual mesmo os autores ainda se confundem. Tomamos vários cursos sobre hoshin kanri, acompanhamos nossos amigos japoneses em várias empresas, praticamos e praticamos, e praticamos. Levantamos toda a bibliografia existente sobre o tema. Com a ajuda de amigos, conseguimos relatórios e estudos não publicados. Discutimos nosso texto com vários amigos competentes: brasileiros e japoneses. Não nego meu objetivo: sempre quis escrever o melhor livro do mundo sobre o tema.(2) Você fará o julgamento.

    Tive um outro grande problema ao escrever este livro. Ser suficientemente simples, para que todos possam entender e aplicar.

    Apesar disso, ser suficientemente profundo, para deixar para os brasileiros um verdadeiro caminho das pedras. Nesse sentido, me inspirei num filme sobre a vida de um homem extraordinário: Bruce Lee, para quem não havia limites. O gerenciamento pelas diretrizes também deveria ser assim: uma busca, sem limites, de novos resultados. No entanto, como nas artes marciais, é necessário, ao longo do tempo, adquirir as habilidades necessárias. Resolvi, então, com a ajuda da Heloisa, apresentar o gerenciamento pelas diretrizes como se fosse uma prática de lutas marciais.

    Impressionou-me muito também o livro A máquina que mudou o mundo,(45) pois ali se fala que "no Japão todos aplicam os conhecimentos sobre gestão pela qualidade total. No entanto, no mundo ocidental, todos conhecem a letra da canção, mas poucos se dispõem a cantá-la". Isso não pode acontecer no Brasil. Essa é a sua responsabilidade, leitor. Siga as instruções deste livro e dentro de poucos anos você estará contribuindo mais eficazmente para a sobrevivência de sua empresa e para o bem-estar de nosso povo e da humanidade. Não existe nada mais honroso do que isso.

    O livro que lhe apresento contém métodos e técnicas revolucionários, que permitirão à sua empresa entrar num ciclo positivo e permanente de melhorias. Você, sua empresa e o nosso país precisam muito dos conhecimentos aqui contidos. Não perca tempo. Que Deus o ajude nessa caminhada.

    Belo Horizonte, novembro de 1996.

    Vicente Falconi Campos

    Prefácio do autor

    3ª edição

    Lembro-me de que na década de 1980 pouco se falava em metas e planos de ação. Ninguém se preocupava com isso, já que o desempenho de uma gestão era, na maioria das vezes, julgado pela sua capacidade em conseguir autorizações do governo para praticar preços mais elevados. Com a estabilidade da moeda e a abertura dos mercados, houve verdadeira corrida ao gerenciamento.

    Esquecemo-nos rapidamente das coisas, mas até o início da década de 1990 pouquíssimas empresas brasileiras dispunham de padronização de tarefas, para não falar de processos. Houve um grande esforço nacional nessa direção e, muito embora ainda haja um bom caminho a percorrer, hoje já se pode dizer que as grandes e médias empresas brasileiras são razoavelmente gerenciadas.

    A partir de 1996 o gerenciamento pelas diretrizes tem sido amplamente utilizado no Brasil, nas mais diversas formas: para gerenciar as metas oriundas da formulação estratégica, para gerenciar as metas setoriais ou para gerenciar orçamentos, como é o caso do orçamento matricial.

    Este livro trata da utilização do método

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1