Bioquímica do corpo humano: As bases moleculares do metabolismo
()
Sobre este e-book
Relacionado a Bioquímica do corpo humano
Ebooks relacionados
Tudo tem uma explicação: A biologia por trás de tudo aquilo que você nunca imaginou Nota: 4 de 5 estrelas4/5Um Olhar Bioquímico para Doenças Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAspectos Nutricionais na Síndrome Metabólica: Uma Abordagem Interdisciplinar Nota: 0 de 5 estrelas0 notasFarmacologia antimicrobiana Nota: 0 de 5 estrelas0 notasObesidade E Síndrome Metabólica Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNutricionismo: a ciência e a política do aconselhamento nutricional Nota: 5 de 5 estrelas5/5Atividade antifúngica de óleos essenciais e principais compostos químicos sobre Candida albicans Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSaúde plena: Equilibre sua alimentação e seus hábitos para uma vida mais feliz Nota: 4 de 5 estrelas4/5Plantas medicinais: Viva mais e melhor! Nota: 5 de 5 estrelas5/5Transtornos Alimentares e Neurociência Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAlimentação desintoxicante: Para uma vida longa, saudável e plena Nota: 5 de 5 estrelas5/5Tudo posso, mas nem tudo me convém Nota: 4 de 5 estrelas4/5Avaliação Nutricional do Adulto/Idoso Hospitalizado Nota: 0 de 5 estrelas0 notasUma dieta sem lectina Nota: 4 de 5 estrelas4/5Microbiota Bacteriana Entérica: na saúde e na doença Nota: 5 de 5 estrelas5/5Bioquímica: Introdução Ao Metabolismo Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAnatomia Humana Nota: 5 de 5 estrelas5/5Vírus E Bactérias Nota: 0 de 5 estrelas0 notasBases da Terapia Nutricional: Aplicação no Paciente Cirúrgico Nota: 5 de 5 estrelas5/5Práticas de Genética, Biologia Molecular, Biotecnologia e Evolução Nota: 4 de 5 estrelas4/550 Ideias de biologia que você precisa conhecer Nota: 5 de 5 estrelas5/5Imunologia E Parasitologia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasIntrodução À Microbiologia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSíndrome Metabólica E Estado Nutricional Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Biologia para você
Biomecânica Básica dos Exercícios: Membros Inferiores Nota: 4 de 5 estrelas4/5Uma Nova Ciência da Vida Nota: 5 de 5 estrelas5/5Anatomia Humana Nota: 5 de 5 estrelas5/550 Ideias de biologia que você precisa conhecer Nota: 5 de 5 estrelas5/5O verdadeiro criador de tudo Nota: 4 de 5 estrelas4/5Flores Comestíveis E Ornamentais Nota: 3 de 5 estrelas3/5Fisiologia Do Exercicio Nota: 0 de 5 estrelas0 notasOssaim - O Orixá E Nossos Chás - Volume Único Nota: 5 de 5 estrelas5/5Citologia, Zoologia E Fisiologia Resumida Para Vestibular Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA Química Do Dia A Dia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasFitoterapia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEvolução Espontânea Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMusculação Nota: 0 de 5 estrelas0 notasA Origem das Espécies Nota: 3 de 5 estrelas3/5Origem das espécies: ou A preservação das raças favorecidas na luta pela vida Nota: 0 de 5 estrelas0 notasProtagonistas Da Enfermagem Nota: 0 de 5 estrelas0 notasExperiências de quase morte (EQMs): Ciência, mente e cérebro Nota: 5 de 5 estrelas5/5Clitóris Nota: 0 de 5 estrelas0 notasVírus E Bactérias Nota: 0 de 5 estrelas0 notasEspcex - Provas Resolvidas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasManual Do Paciente Grave Nota: 0 de 5 estrelas0 notasImaginologia Na Odontologia Nota: 5 de 5 estrelas5/5História da vida Nota: 5 de 5 estrelas5/5Os Elementos De Cura Além Dos Medicamentos Nota: 4 de 5 estrelas4/5A vida no limite: Como o mundo quântico se comporta quando ninguém está olhando Nota: 0 de 5 estrelas0 notasManual De Necropsia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCultivo De Plantas Medicinais Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPreparação Física Para Lutadores Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPanc Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Avaliações de Bioquímica do corpo humano
0 avaliação0 avaliação
Pré-visualização do livro
Bioquímica do corpo humano - Fernando Fortes Valencia
Bioquímica
do corpo humano
FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP
Presidente do Conselho Curador
Mário Sérgio Vasconcelos
Diretor-Presidente
Jézio Hernani Bomfim Gutierre
Superintendente Administrativo e Financeiro
William de Souza Agostinho
Conselho Editorial Acadêmico
Danilo Rothberg
João Luís Cardoso Tápias Ceccantini
Luiz Fernando Ayerbe
Marcelo Takeshi Yamashita
Maria Cristina Pereira Lima
Milton Terumitsu Sogabe
Newton La Scala Júnior
Pedro Angelo Pagni
Renata Junqueira de Souza
Rosa Maria Feiteiro Cavalari
Editores-Adjuntos
Anderson Nobara
Leandro Rodrigues
COORDENAÇÃO DA COLEÇÃO PARADIDÁTICOS
João Luís C. T. Ceccantini
Raquel Lazzari Leite Barbosa
Ernesta Zamboni
Raul Borges Guimarães
Carlos C. Alberts (Série Evolução)
FERNANDO FORTES DE VALENCIA
Bioquímica
do corpo humano
as bases moleculares
do metabolismo
Coleção Paradidáticos
Série evolução
© 2013 Editora Unesp
Direitos de publicação reservados à:
Fundação Editora da Unesp (FEU)
Praça da Sé, 108
01001-900 – São Paulo – SP
Tel.: (0xx11) 3242-7171
Fax: (0xx11) 3242-7172
www.editoraunesp.com.br
www.livrariaunesp.com.br
CIP – Brasil. catalogação na publicação
Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ
Meri Gleice Rodrigues de Souza – Bibliotecária CRB-7/6439
Editora afiliada:
A COLEÇÃO PARADIDÁTICOS UNESP
A Coleção Paradidáticos foi delineada pela Editora UNESP com o objetivo de tornar acessíveis a um amplo público obras sobre ciência e cultura, produzidas por destacados pesquisadores do meio acadêmico brasileiro.
Os autores da Coleção aceitaram o desafio de tratar de conceitos e questões de grande complexidade presentes no debate científico e cultural de nosso tempo, valendo-se de abordagens rigorosas dos temas focalizados e, ao mesmo tempo, sempre buscando uma linguagem objetiva e despretensiosa.
Na parte final de cada volume, o leitor tem à sua disposição um Glossário, um conjunto de Sugestões de leitura e algumas Questões para reflexão e debate.
O Glossário não ambiciona a exaustividade nem pretende substituir o caminho pessoal que todo leitor arguto e criativo percorre, ao dirigir-se a dicionários, enciclopédias, sites da Internet e tantas outras fontes, no intuito de expandir os sentidos da leitura que se propõe. O tópico, na realidade, procura explicitar com maior detalhe aqueles conceitos, acepções e dados contextuais valorizados pelos próprios autores de cada obra.
As Sugestões de leitura apresentam-se como um complemento das notas bibliográficas disseminadas ao longo do texto, correspondendo a um convite, por parte dos autores, para que o leitor aprofunde cada vez mais seus conhecimentos sobre os temas tratados, segundo uma perspectiva seletiva do que há de mais relevante sobre um dado assunto.
As Questões para reflexão e debate pretendem provocar intelectualmente o leitor e auxiliá-lo no processo de avaliação da leitura realizada, na sistematização das informações absorvidas e na ampliação de seus horizontes. Isso, tanto para o contexto de leitura individual quanto para as situações de socialização da leitura, como aquelas realizadas no ambiente escolar.
A Coleção pretende, assim, criar condições propícias para a iniciação dos leitores em temas científicos e culturais significativos e para que tenham acesso irrestrito a conhecimentos socialmente relevantes e pertinentes, capazes de motivar as novas gerações para a pesquisa.
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1
Nutrindo bem a célula, nutrindo bem o corpo
Alimento é só energia?
Os navegadores, o limão e o escorbuto. Introdução às propriedades das biomacromoléculas
O nosso metabolismo é obra das enzimas
O que interessa dos alimentos que ingerimos.
Os monômeros e a construção da identidade do organismo
As necessidades nutricionais do ser humano. O que mais nossas células precisam obter da dieta?
CAPÍTULO 2
A força do corpo em movimento
Miosina e actina: nossos músculos moleculares
Antes de uma maratona, arroz, batata e macarrão
De onde vem e para onde e como vai a energia de que precisamos
Passar do repouso ao exercício exige maleabilidade em todos os níveis
Como repomos o ATP (parte 1)?
O metabolismo aeróbio e a oxidação em etapas orquestrada pela célula
Enzimas alostéricas coordenam o metabolismo
Como repomos o ATP (parte 2)? O metabolismo anaeróbio e a produção de ácido láctico
Suplementação de ergogênicos funciona?
VO2 máximo, ou o poder da nossa fornalha
O exercício regular aumenta as chances de corpo e mente saudáveis
CAPÍTULO 3
Molécula saudável, corpo saudável
Falta de insulina: a diabetes melittus tipo I
Outros problemas em transportadores de membranas: Diabetes insipidus e fibrose cística
As alterações metabólicas da célula cancerosa
Doença da vaca louca, príons e outras doenças neurodegenerativas
Anemia falciforme e malária: quando uma doença é benéfica
CAPÍTULO 4
Bioquímica dos distúrbios alimentares e da obesidade
Anorexia, obesidade mórbida e as sensações de fome e saciedade
Há sinais de curto prazo para o controle do balanço energético
Leptina: o sinal de longo prazo para o controle do balanço energético
Obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes tipo II
GLOSSÁRIO
SUGESTÕES DE LEITURA
APRESENTAÇÃO
Você já deve ter ouvido várias vezes que o melhor caminho para uma boa saúde é a alimentação natural, variada, rica em frutas e verduras. Mas nem sempre é fácil identificar quais são os benefícios de uma alimentação balanceada. Muitos de nós frequentamos os fast food, com irresistíveis carnes e queijos, nos rendemos às batatas fritas e aos copos (cada vez maiores) de refrigerante e sundaes de sobremesa; e, mesmo assim, parecemos pessoas com saúde normal. Não é incomum, além do mais, associarmos alimentação saudável a posições contrárias à tecnologia, a comunidades alternativas, isoladas, distantes de qualquer centro civilizado. Tais impressões, porém, são errôneas. Nem a boa alimentação obriga uma mudança radical do estilo de vida, nem a saúde dos que adotam o estilo de alimentação fast-food é real, principalmente quando levamos em conta a qualidade de vida após os 40 anos. Infelizmente, a ciência ainda não conseguiu convencer grande parte da população dessas verdades. Talvez faltem canais eficientes de comunicação entre a comunidade científica e a sociedade, ou talvez para que compreendamos e aceitemos a relação direta entre bons hábitos alimentares e saúde precisemos percorrer o mesmo caminho extenso que a ciência trilhou para chegar a tal descoberta. Esse percurso é uma história de moléculas, um relato sobre o comportamento de proteínas, lipídeos, carboidratos, ácidos nucleicos, vitaminas, minerais; e sobre a miríade de transformações que sofrem, como modificam ou são modificadas, em organismos normais e em organismos mutantes, em indivíduos saudáveis e em doentes. Um trajeto cheio de siglas e abreviações para nomes às vezes estranhos e de difícil pronúncia. Para percorrê-lo são necessários veículos, ou seja, as técnicas, a linguagem, as estratégias e os argumentos usados pelos pesquisadores ao tirarem conclusões, os quais, via de regra, não fazem parte da formação da população em geral. Com tais veículos descobrimos as transformações que as moléculas do nosso corpo sofrem – o nosso metabolismo – e quais seus pontos de ligação com o ambiente. Ao nos familiarizarmos com eles, quer dizer, quando tiramos a carteira de habilitação
, podemos nos envolver nos mecanismos e nos porquês
de cada transformação, e vislumbrar a lógica e as observações experimentais por trás de cada conclusão. Uma vez que desenvolvemos a habilidade para transitar por traçados bioquímicos, tornam-se mais compreensíveis, aceitáveis e convincentes as afirmações sobre o poder da dieta saudável, rica em frutas e verduras, ou sobre o perigo provocado pela obesidade. Tornam-se também mais claros os sintomas de uma moléstia causada por um agente infeccioso, a origem de uma doença genética, os efeitos do exercício físico regular ou a base da linguagem e da aprendizagem, já que todos esses fenômenos, como todo o comportamento humano, têm uma base bioquímica, isto é, possuem sempre uma explicação molecular.
O objetivo deste livro é levar o leitor ao mundo das moléculas que compõem nossas células. Falaremos sobre nossas necessidades nutricionais, sobre como aproveitamos os alimentos, como os transformamos em energia
e sobre o que é energia
para o organismo vivo. Discutiremos sobre por que precisamos do oxigênio, sobre como o exercício nos faz gastar mais energia
e, ao mesmo tempo, como aumenta nossa capacidade de produzi-la. Falaremos sobre doenças como diabetes, malária, fibrose cística, câncer, doença da vaca louca e, no final, sobre os mecanismos de regulação do apetite e complicações da obesidade. Em cada um desses tópicos procuraremos manter o nível de aprofundamento numa abordagem que, por um lado, evita detalhes complicados e, por outro, destaca o conceito fundamental, recupera a ideia básica e intuitiva, sempre encarando o desafio da linguagem molecular. Esperamos ser bem-sucedidos nessa tentativa. Como a riqueza de aspectos do funcionamento do nosso corpo é estonteante, o sucesso que almejamos será tanto maior quanto maior for, daqui para