Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Treinando os Cinco Sentidos da Criança
Treinando os Cinco Sentidos da Criança
Treinando os Cinco Sentidos da Criança
E-book201 páginas1 hora

Treinando os Cinco Sentidos da Criança

Nota: 0 de 5 estrelas

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

Os sentidos das crianças são estimulados mais naturalmente através de atividades lúdicas. Esse modo de educar é ideal para pais, professores e todos aqueles preocupados com a constante exposição das crianças aos meios de comunicação e aparelhos eletrônicos, pois traz de volta o ato de brincar tão esquecido e negligenciado em nossos dias, assim como reforça os laços afetivos entre pais e filhos, professores e alunos.

Hilda A. Wrightson reuniu de forma conveniente mais de 170 jogos especialmente adaptados para conseguir estes resultados. A longa experiência da autora com crianças com e sem deficiências é uma garantia da utilidade e eficácia destes jogos para este propósito.
IdiomaPortuguês
Data de lançamento15 de abr. de 2016
ISBN9788566209068
Treinando os Cinco Sentidos da Criança

Relacionado a Treinando os Cinco Sentidos da Criança

Ebooks relacionados

Métodos e Materiais de Ensino para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de Treinando os Cinco Sentidos da Criança

Nota: 0 de 5 estrelas
0 notas

0 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    Treinando os Cinco Sentidos da Criança - Hilda A. Wrightson

    TREINANDO OS CINCO SENTIDOS

    DA CRIANÇA

    Jogos e Exercícios para o Desenvolvimento Infantil

    HILDA A. WRIGHTSON

    Título original: Sense Training for Children’s Development por Hilda A. Wrightson

    Copyright© Editora Letras

    1ª edição em portugês: julho de 2013

    ISBN da versão digital: 978-85-66209-34-1

    Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida ou duplicada sem autorização expressa do editor.

    Editora Letras

    Rua Engenheiro Rebouças, 1078 – Sala 42 – Centro

    Foz do Iguaçu - PR

    CEP:85851-190

    www.editoraletras.com

    Tradução: Rodrigo Silva

    Revisão: Karina Silva

    Capa: Cilvio Meireles

    Diagramação e projeto gráfico: EL Publicações LTDA

    PREFÁCIO

    Como estas lições são uma continuação do meu livro Jogos e Brincadeiras para o Desenvolvimento Infantil, eu não poderia fazer melhor do que citar as palavras do Dr. Henry H. Goddard feitas na introdução do livro anterior: Não se pode esquecer que estes jogos e brincadeiras não desenvolvem só a coordenação motora e a atenção; mas as boas maneiras, a moral, o autocontrole, o altruísmo, a paciência e muitas outras das mais desejáveis qualidades também estão aqui envolvidas. A educação pode fazer desenvolver estas qualidades ao limite da capacidade do indivíduo, mesmo que sejam adquiridas inicialmente em um pequeno grau, e ajudar a fazer dele um indivíduo social e não um ser antissocial!

    Mesmo que muitos pais achem impossível dar a seus filhos um treinamento de acordo com os ditames da ciência, com a ajuda que temos em mãos hoje em dia, não há desculpa para que os nossos filhos cresçam em tão negligenciado estado de desenvolvimento, evidente por toda a parte.

    A vida se torna fácil apenas para aqueles que receberam treinamento mental e físico adequados em seu início. Que visão mais lamentável há do que a de um homem de vinte anos de idade que possui a mentalidade de uma criança de dez? Tamanhos são os dispositivos modernos para camuflar nossas deficiências, que não nos damos conta do grande número desta classe, mas se fosse possível analisar os cérebros de todos os nossos jovens, rapazes e moças, um grande número desses seriam encontrados!

    Embora a maior parte dos jogos e exercícios nas páginas seguintes pareça ter sido escrita principalmente para professores, esta não foi a única intenção da autora. O livro foi publicado para servir aos interesses de pais e babás, assim como de professores, e aplica-se igualmente tanto a um só, quanto a uma instituição. A maioria das lições pode ser facilmente alterada para se adequar às circunstâncias onde houver apenas uma ou duas crianças.

    Pais que são inexperientes na formação científica das crianças devem adaptar-se para pensar com a mente da criança.

    Não menospreze uma determinada lição ou pense estar perdendo tempo por ela parecer absurdamente simples. Um bebê engatinha antes de andar, de modo que devemos tomar a nossa criança e levá-la passo a passo, gradualmente, sem sobrecarregar ou confundir sua pequena mente, até que ela esteja fora dos limites deste presente volume.

    Os pais que realizarem este trabalho não devem permitir que os seus desejos influenciem seu julgamento verdadeiro quanto ao desenvolvimento mental da criança. Ela deve começar a ser treinada em qualquer idade, sua mente se desenvolverá independentemente da sua faixa etária.

    Um dos pontos mais importantes na realização bem-sucedida destes jogos e exercícios é o ambiente no qual eles se realizam. Na maior parte das lições uma atmosfera de paz e tranquilidade deve ser mantida. A tensão, mesmo em menor grau, será desastrosa para o treinamento. Muito cuidado deve ser tomado para manter a atenção da criança sobre o assunto em questão. A principal fraqueza na maioria das crianças é a sua incapacidade de se concentrar, e é somente por meio de métodos fixos de trabalho simples, eliminação de toda a confusão, e a convicção do professor que os bons resultados devem emanar do seu treinamento, que ele pode desenvolver e fortalecer a concentração na criança.

    Quando os exercícios forem ministrados no dia a dia nenhuma variação deve ser feita em qualquer detalhe. Os diagramas devem conservar as mesmas dimensões, o material deve ser sempre da mesma cor já utilizada e todos os objetos colocados do mesmo modo como nas lições anteriores, com exceção, evidentemente, quando as fases mais avançadas do exercício forem contempladas. A menor alteração nos detalhes irá produzir uma confusão de ideias na mente da criança e o treinamento bem-sucedido não ocorrerá. Pela mesma razão, todas as perguntas e respostas devem ser feitas e dadas de forma breve e direta, evitando detalhes supérfluos e ideias abstratas.

    Observe a reação da criança e, se ela demonstrar sinais de fadiga ou perda de interesse, o exercício deve ser imediatamente trocado. Não é aconselhável manter uma criança em uma sessão por mais de uma hora. Em uma sessão mais longa, pode-se notar que a criança fica abatida ou inquieta e o seu poder de concentração enfraquece. Da mesma maneira, ela não deve ser mantida por muito tempo durante uma sessão; de 4 a 15 minutos é o suficiente para qualquer um dos exercícios. Um jogo repetido muitas vezes, em um esforço para aperfeiçoá-lo, perde o seu objetivo. Dois exercícios brandos não devem seguir um a outro.

    Os materiais usados nestes exercícios e jogos são muito simples, na maioria dos casos são objetos usados no dia a dia. Os saquinhos de feijão devem ser quadrados, com 12 cm de cada lado, feitos com tecido grosso e de cores vivas, enchidos com pequenos e duros grãos de feijão. Os blocos de madeira devem ser de 20 cm de comprimento e 4 cm de cada lado; os cantos devem ser planos, para que possam parar em pé sem dificuldade. Bolas de borracha, bolas medicinais, e bolas de beisebol¹ devem ser do tamanho regulamentar. Alguns dos materiais, tais como os diferentes tipos de papéis e tecidos usados na Série I: O Sentido do Tato, podem parecer difíceis de se obter, mas deve ser lembrado que este mesmo material será usado em uma grande quantidade de aulas. Por esta razão, tome o cuidado de colocar todos os objetos em um lugar seguro quando eles não estiverem sendo usados.

    Hilda A. Wrightson

    O

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1