Nos passos de São Francisco de Assis
()
Sobre este e-book
Leia mais títulos de Luiz Alexandre Solano Rossi
Lendo o Livro de Joel Nota: 5 de 5 estrelas5/5Lendo o Livro de Naum: Soberania, poder e justiça de Javé Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos passos de Santa Rita de Cássia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasOs Profetas: Vocação Para a Liberdade e Solidariedade Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos passos de Pedro Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos passos de São Marcos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasCriação e evolução: Diálogo entre teologia e biologia Nota: 4 de 5 estrelas4/5Nos passos de Santa Teresinha do Menino Jesus Nota: 0 de 5 estrelas0 notasO Caminho da Palavra: Roteiros sobre a Liturgia da Palavra dos Domingo e Solenidades - Ano B Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos passos de Santo Antônio Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAnjos e Demônios na Bíblia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos passos de São Vicente de Paulo Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSapienciais: Sabedoria a Favor da Libertação Nota: 0 de 5 estrelas0 notasLendo o Livro de Sofonias: A justiça e a pobreza como estilo de vida Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos passos de Santa Teresa de Calcutá Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos passos de São Mateus Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos Passos de São Luís e Santa Zélia: Os Pais de Santa Teresinha Nota: 5 de 5 estrelas5/5Catequese e ecologia: Espiritualidade ecológica e catequese responsável Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos passos de Santa Dulce dos pobres, o anjo bom da Bahia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasLendo o Livro de Lamentações: Solidariedade e ternura em meio à tragédia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos passos de Jesus Nota: 0 de 5 estrelas0 notasReencantar a vida Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos Passos de São João Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMês da Bíblia 2020 - Texto Base - Digital: Texto Base Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos Passos de São Lucas Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos passos de São José Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos passos de Maria Nota: 0 de 5 estrelas0 notas
Relacionado a Nos passos de São Francisco de Assis
Ebooks relacionados
A paternidade de São José Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSanto Antônio Contra o Mundo: A História do Grande Santo Para os Nossos Tempos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos passos de Santo Antônio Nota: 0 de 5 estrelas0 notasPráticas devocionais de São José Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSão Padre Pio: O êxtase da comunhão Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNos passos de Santa Teresa de Calcutá Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSão Francisco de Assis Nota: 0 de 5 estrelas0 notasVida de São Peregrino: Orações, ladainha e novena Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSão Rafael: Arcanjo da cura e libertação Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMística de Fátima: Experiências do Sobrenatural de Deus Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSaltério à Virgem Maria Nota: 4 de 5 estrelas4/5Nos passos de Santa Teresinha do Menino Jesus Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSão Vicente de Paulo Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMaria, Os Santos E Os Anjos Nota: 0 de 5 estrelas0 notasAs orações - Vol 9 Nota: 0 de 5 estrelas0 notasClara, a primeira plantinha de Francisco Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSanta Teresa de Jesus: Mística e humanização Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNovena Nossa Senhora das Graças: Medalha Milagrosa Nota: 0 de 5 estrelas0 notasSão Miguel Arcanjo: Um Tratado Sobre Angelologia Nota: 0 de 5 estrelas0 notasNo colo de Deus: Devoção Mariana para jovens Nota: 5 de 5 estrelas5/5As doze promessas do Sagrado Coração de Jesus Nota: 5 de 5 estrelas5/5O Pai-nosso Nota: 5 de 5 estrelas5/5Devocionário a Santa Cruz Nota: 0 de 5 estrelas0 notasDevocionário a Nossa Senhora de Fátima Nota: 0 de 5 estrelas0 notasFrancisco de Assis Nota: 0 de 5 estrelas0 notas101 títulos de Nossa Senhora na devoção popular Nota: 1 de 5 estrelas1/5A devoção reparadora dos cinco primeiros sábados: Compreenda o carisma da reparação Nota: 5 de 5 estrelas5/5Pequeno Manual da Divina Misericórdia (Reedição) Nota: 0 de 5 estrelas0 notasMaria, A Mulher do Gênesis ao Apocalipse Nota: 5 de 5 estrelas5/5
Cristianismo para você
A cultura do jejum: Encontre um nível mais profundo de intimidade com Deus Nota: 5 de 5 estrelas5/5Ego transformado Nota: 5 de 5 estrelas5/5As cinco linguagens do amor - 3ª edição: Como expressar um compromisso de amor a seu cônjuge Nota: 5 de 5 estrelas5/5O Poder do Espírito Santo Nota: 5 de 5 estrelas5/5Maturidade: O Acesso à herança plena Nota: 5 de 5 estrelas5/5O Deus que destrói sonhos Nota: 5 de 5 estrelas5/560 esboços poderosos para ativar seu ministério Nota: 4 de 5 estrelas4/5Oração: Experimentando intimidade com Deus Nota: 4 de 5 estrelas4/5Mateus: Jesus, o Rei dos reis Nota: 5 de 5 estrelas5/5Bíblia sagrada King James atualizada: KJA 400 anos Nota: 4 de 5 estrelas4/5História dos Hebreus Nota: 4 de 5 estrelas4/5Pecadores nas mãos de um Deus irado e outros sermões Nota: 5 de 5 estrelas5/5Tudo que Quiser é Seu Nota: 4 de 5 estrelas4/5O significado do casamento Nota: 4 de 5 estrelas4/5Graça Transformadora Nota: 5 de 5 estrelas5/5Como flechas: Preparando e projetando os filhos para o propósito divino Nota: 5 de 5 estrelas5/5A Bíblia do Pregador - Almeida Revista e Atualizada: Com esboços para sermões e estudos bíblicos Nota: 4 de 5 estrelas4/5A sala de espera de Deus: O caminho do desespero para a esperança Nota: 5 de 5 estrelas5/5Provérbios: Manual de sabedoria para a vida Nota: 5 de 5 estrelas5/512 dias para atualizar sua vida: Como ser relevante em um mundo de constantes mudanças Nota: 5 de 5 estrelas5/5Gênesis - Comentários Expositivos Hagnos: O livro das origens Nota: 5 de 5 estrelas5/5Heróis da fé Nota: 5 de 5 estrelas5/5Leitura cronológica da Bíblia Sagrada Nota: 0 de 5 estrelas0 notas1001 perguntas e respostas da Bíblia Nota: 5 de 5 estrelas5/5A Arte de Pregar um Sermão Expositivo: Pesquisa & Púlpito Nota: 5 de 5 estrelas5/54 Temperamentos e a Espiritualidade Nota: 5 de 5 estrelas5/5
Avaliações de Nos passos de São Francisco de Assis
0 avaliação0 avaliação
Pré-visualização do livro
Nos passos de São Francisco de Assis - Luiz Alexandre Solano Rossi
Apresentação
São Francisco viveu intensamente no coração da virada do século XII para o século XIII. Suas palavras e seus gestos sacudiram e transformaram, como ninguém, a religião, a civilização e a sociedade tanto de ontem quanto de hoje. Vivia-se uma época em que a Igreja se encontrava prisioneira de antigos e novos fardos. E em meio a uma crise instalada que muitos não queriam ver ou perceber, ele foi separado por Deus para olhar em direção às origens do Evangelho. Mas ele não se via como alguém especial. Sempre haveria de se apresentar como o pequenino servo
e, por isso mesmo, não desejava ser líder de ninguém. Não havia nele qualquer pretensão de ser maior entre seus irmãos. Queria simplesmente servir. Nada, absolutamente nada, havia em seu projeto que fosse para seu benefício. Contrariamente a isso, poderíamos dizer que em seus planos não havia nada de seguro, caminhava pela fé, com um sorriso no rosto e olhos fixos em Deus. Contudo, a boa mão de Deus estava com ele!
Nele encontramos um itinerário espiritual. São Francisco fez algo de surpreendente numa sociedade que já não mais impressionava ninguém, ou seja, ele retornou ao Evangelho da pobreza, da fraternidade e da paz. Em meio a uma sociedade que parecia não ter mais futuro, ele ousou olhar para o passado a fim de pavimentar o futuro e, na humanidade, privilegiar os mais pobrezinhos dela.
Qual o sonho original de São Francisco? Uma fraternidade pobre, orante, missionária, próxima dos pobres e, sobretudo, livre de qualquer vontade de domínio. Por isso mesmo, ele se apresentava entre os pecadores como se fosse mais um deles.
Tudo em São Francisco era doação. Ele existia para se partilhar. Era, de fato, um homem tomado completamente por Deus. Sensível às dores sociais, São Francisco ouvia Deus falar através dos gritos dos famintos e dos oprimidos. Ao correr ao encontro das necessidades alheias, ele se identificava com aqueles que a sociedade rejeitava. Na verdade, ele fazia o caminho inverso daquele que a sociedade decidira seguir. Seus caminhos o levavam, necessariamente, a questionar a insensatez de confiar no dinheiro e de colocar a esperança de felicidade nos bens e nas coisas materiais. São Francisco tinha consciência de que a sede de glória deveria ser subjugada e que, além disso, dinheiro, poder e glória seriam sempre impedimentos para Deus entrar e permanecer na vida das pessoas.
Se vivemos numa época em que acumular é sinal de status e de sucesso, São Francisco deseja nos ensinar que status e sucesso nos fazem prisioneiros tanto de um sistema quanto de nós mesmos, impedindo-nos de caminhar em direção aos que não são e que não têm, a fim de construir a verdadeira comunidade. Um grande desafio está lançado: sempre será necessário olhar para São Francisco enquanto nossa sociedade continuar produzindo fome, miséria, opressão e exclusão.
Este livro foi pensado para ser utilizado de forma diária. Nele você encontrará trinta meditações para trilhar durante um mês. Você poderá utilizá-lo como um livro devocional para ler, meditar e rezar antes de iniciar seu dia repleto de atividades ou ainda para finalizá-lo. Oro para que São Francisco, o pobrezinho de Jesus, tome você pelas mãos e o conduza por essa jornada. Que esses dias façam diferença para você e que, ao final deles, você desfrute das bênçãos de viver o discipulado em profundidade e em direção aos mais pobrezinhos.
1º dia
Inspiração
Bem-aventurado o homem que suporta o seu próximo com suas fraquezas tanto quanto quisera ser suportado por ele se estivesse na mesma situação.
Mensagem
São Francisco nasceu no coração de um período de grande desenvolvimento do Ocidente medieval e em uma região fortemente marcada por esse desenvolvimento. Era o ano de 1182, em plena idade do ouro dos comerciantes. Ele era filho de um mercador itinerante de tecidos como seus congêneres do século XIII. Seu pai se chamava Pedro Bernardone e sua mãe Pica.
Em sua época, o aumento das transações econômicas favoreceu o surgimento de uma nova classe social: os comerciantes. E, certamente, a entrada de dinheiro na vida das pessoas iria revolucionar completamente a Idade Média. O deus Mamon mostrava suas garras e dentes; o brilho do ouro seduziria muito mais pessoas do que a luz que nascia no coração de Jesus. O conceito de riqueza adquiria profundo valor e passava a diferenciar as pessoas. O dinheiro passava a ser símbolo de riqueza. Se existia uma paixão fundamental nesse período era o amor pelo dinheiro vivido noite e dia pelos comerciantes. Nesse tipo de sociedade o dinheiro era considerado rei. Estamos num mundo regido pelo dinheiro e pela cidade que via o número de trabalhadores assalariados aumentar significativamente. São Francisco é, antes de mais nada, um santo da Idade Média. Não