Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Iniciação à vida cristã dos pequeninos: Livro do Catequista
Iniciação à vida cristã dos pequeninos: Livro do Catequista
Iniciação à vida cristã dos pequeninos: Livro do Catequista
E-book356 páginas1 hora

Iniciação à vida cristã dos pequeninos: Livro do Catequista

Nota: 4 de 5 estrelas

4/5

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

Os encontros foram estruturados para acolher o universo afetivo, emocional e criativo das crianças a partir dos 6 anos. Seu diferencial encontra-se na própria consonância com as diretrizes educacionais voltadas a essa faixa etária, particularmente no que se refere ao desenvolvimento das habilidades e competências.
IdiomaPortuguês
EditoraPaulinas
Data de lançamento15 de abr. de 2016
ISBN9788535641424
Iniciação à vida cristã dos pequeninos: Livro do Catequista

Leia mais títulos de Nucap Núcleo De Catequese Paulinas

Relacionado a Iniciação à vida cristã dos pequeninos

Ebooks relacionados

Cristianismo para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Avaliações de Iniciação à vida cristã dos pequeninos

Nota: 4 de 5 estrelas
4/5

4 avaliações1 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

  • Nota: 5 de 5 estrelas
    5/5
    Muito bom, dá pra tirar muitas ideias e organizar para fazer um excelente encontro

Pré-visualização do livro

Iniciação à vida cristã dos pequeninos - NUCAP - Núcleo de catequese Paulinas

vocação!

APRESENTAÇÃO

Paulinas Editora congratula a autora por sua capacidade pedagógica e seu compromisso com as crianças e com a catequese. É admirável vê-la em ação junto aos pequeninos na sala de aula e, mais ainda, coordenando a catequese na Paróquia Bom Jesus, na cidade de Franco da Rocha, bem perto de São Paulo.

Erenice é daquelas mulheres que aprenderam a não esperar que as oportunidades venham a si; mais que isto, ela aprendeu a cavar, a cultivar, a crescer, a buscar e a encontrar novos caminhos, mas com um diferencial: acredita na Palavra e tem uma fé inquieta aliada ao estudo. Tudo isto faz dela uma moça invejável, em plena fase de amadurecimento, como uma árvore frondosa que dá sombra, frutos bons e abrigo para uma ninhada de pássaros.

Este livro quer abrigar muitos pássaros. Destina-se aos pequeninos dos mais variados cantos do país que, a partir dos 6 anos de idade, começam a perguntar por Deus e a serem iniciados na vida cristã. A autora, incansavelmente, recomenda que temos que ouvi-los e levar a sério suas considerações.

Este livro nasceu da prática da autora em sala de aula – pois, até bem pouco tempo, lecionava em dois períodos para crianças dessa idade – aliada, ainda, aos conhecimentos do mestrado em Educação, como também da formação específica em muitos cursos de extensão na área da teologia e da catequese.

O resultado é surpreendente! Une a atualidade da prática pedagógica com a competência e experiência de fé da autora.

Parabéns, Erenice!

Pe. Antonio Francisco Lelo

Editor assistente

INTRODUÇÃO

Em nossas comunidades, realizamos uma catequese que dedica especial atenção à educação da fé das crianças, a exemplo de Jesus Cristo que as acolheu em seu projeto de vida e lhes confiou o próprio Reino dos Céus (cf. Lc 18,15-17; Mt 19,13-15). À luz dessa imagem e à sua semelhança, há dois mil anos a catequese toma forma e afirma a importância, desde a mais tenra idade, da iniciação dos pequeninos à vida cristã.

Presentes e atuantes, as crianças seguem na caminhada e manifestam, ao longo da infância,¹ maturidades, necessidades e curiosidades que exigem constante atualização, dinamismo e criatividade dos trabalhos catequéticos, em vista da própria vivência dos valores cristãos no seio familiar e comunitário. Reconhecemos em seus pensamentos e atitudes o gosto pelo mundo que as rodeia, por tudo que possa ser aprendido, tocado, sentido e não poderíamos deixar de pensar a fé em meio a tudo isto.

Atenta a esta realidade e, consequentemente, aos seus desafios, este livro une-se às famílias e catequistas de norte a sul do país, com o objetivo de apoiá-los na rica missão de educar na fé os pequeninos. Busca motivar a realização dos estudos de modo aprofundado e atualizado sob as bases psicológica, pedagógica e catequética, dedicando-o a todos que pensam e fazem da catequese caminho para o discipulado.

Fundamentado nos estudos da Psicologia e da Pedagogia e de acordo com as linhas fundamentais da catequese a partir do Diretório Geral e Nacional da Catequese, o presente subsídio também permite a organização de um roteiro de trabalho que favorece importantes e bonitas descobertas, uma vez que ao reunirmos as crianças, temos a responsabilidade de mediar situações que favoreçam suas explicações sobre o mundo, valorizando seus pontos de vista, sem constranger-lhes a espontaneidade.²

Seu diferencial encontra-se na própria consonância com as diretrizes que orientam as ações educacionais,³ particularmente no que se refere ao desenvolvimento das habilidades e competências inerentes ao desenvolvimento da criança a partir dos seis anos. Nesta idade, é possível adentrar o universo infantil de modo a garantir que as crianças expressem sentimentos, pensamentos e atitudes espontaneamente, além de favorecer a maturidade e a autonomia diante do maravilhoso mundo da leitura e da escrita⁴ que começa a se constituir.

De acordo com o próprio Diretório Geral para a Catequese, é neste momento da vida – período no qual se destaca o trabalho da Catequese infantil (de modo comum chamada de pré-catequese) – que [...] nascem preciosas possibilidades para a edificação da Igreja e para a humanização da sociedade.⁵ Daí a necessidade de um processo catequético eminentemente educativo, atento a desenvolver aqueles recursos humanos que formam o substrato antropológico da vida e fé, tais como o senso da confiança, da gratuidade, do dom de si, da invocação, da alegre participação [...].⁶

Neste sentido, os encontros foram estruturados para acolher o universo afetivo e emocional próprio e criativo dessas crianças, pois sabemos que as formas como elas compreendem a Deus, dialogam com ele, realizam suas orações, conhecem a Jesus e nele testemunham, necessitam ser captadas e valorizadas. Desse modo, a catequese afirma o seu lugar por excelência ao afirmar as bases de um aprendizado dinâmico da vida cristã que favoreça o seguimento de Jesus Cristo (cf. DNC, n. 40a) e que desperte para o compromisso missionário com a ação sociotransformadora à luz da Palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja (cf. DNC, n. 40g).

No mais, muitas são as experiências e, em cada uma delas, muito nos alegrará incentivar novas práticas e fazer adultos voltarem a ser crianças. Será com tais atitudes que sentiremos o dever cumprido, sabendo que frutos foram degustados e que sementes foram plantadas para que nossos pequeninos possam participar com autonomia e prazer, tornando-se adultos maduros na fé.

PLANEJAR A CAMINHADA

INICIAÇÃO À VIDA

Como a própria palavra Iniciação já expressa algumas considerações, podemos enumerar definições que nos ajudarão a compreender este fenômeno tão importante na história da humanidade.

Primeiramente, propomos a você que se prepara, a partir do estudo deste itinerário, a seguinte questão:

O que é ser iniciado?

Num grupo de formação de catequistas é sempre bom apresentar ideias para que sejam aprofundadas e façam parte da concepção de trabalho do grupo. Neste sentido, observe as considerações de um grupo de catequistas ao refletir a mesma questão:

Ser iniciado é começar a aprender alguma coisa, mas, também, pode ser um momento que exige maturidade, consciência, autonomia, no qual a pessoa tenha que decidir sobre o que fazer. No mais, concordou-se que a Iniciação exige a troca de experiências

Está gostando da amostra?
Página 1 de 1