Encontre milhões de e-books, audiobooks e muito mais com um período de teste gratuito

A partir de $11.99/mês após o período de teste gratuito. Cancele quando quiser.

Desemprego: Da crise à oportunidade de crescimento
Desemprego: Da crise à oportunidade de crescimento
Desemprego: Da crise à oportunidade de crescimento
E-book77 páginas50 minutos

Desemprego: Da crise à oportunidade de crescimento

Nota: 0 de 5 estrelas

()

Ler a amostra

Sobre este e-book

A obra é fruto da experiência do GAP no atendimento de mais de 35 mil desempregados ao longo de 13 anos e pretende oferecer informações importantes para o enfrentamento dos problemas decorrentes do desemprego, com fundamentação nos princípios da Psicologia Social, focando na reestruturação psicológica e na transformação do momento de crise em oportunidade de crescimento pessoal e profissional, além de apoiar o indivíduo a reestabelecer seu vínculo com a sociedade e assim resgatar a sua dignidade. Aborda a administração das finanças, os reflexos na saúde física e mental, a opção emergencial por um trabalho que gere renda ainda que sem vínculo empregatício, informações práticas e dicas para quem está em busca do primeiro emprego ou de uma recolocação no mercado de trabalho, e os benefícios e programas governamentais que visam amparar o trabalhador desempregado. Ao longo de todo o texto os autores mostram a importância de manter uma atitude positiva e enfrentar os eventuais problemas de maneira realista, mas confiante. Também há inserções de links para páginas e vídeos disponíveis na internet que complementam o texto e tornam o conteúdo dinâmico, moderno e interativo. Trata-se, portanto, de um guia completo para vencer a crise e garantir uma oportunidade de crescimento, contemplando aspectos técnicos, financeiros e psicológicos para o apoio ao desempregado de forma que ele equilibre as emoções, preserve a dignidade, se fortaleça, restabeleça o vínculo com a sociedade e se motive a agir e prosperar.
IdiomaPortuguês
EditoraPaulinas
Data de lançamento9 de mai. de 2016
ISBN9788535641622
Desemprego: Da crise à oportunidade de crescimento

Relacionado a Desemprego

Ebooks relacionados

Procura de Emprego para você

Visualizar mais

Artigos relacionados

Categorias relacionadas

Avaliações de Desemprego

Nota: 0 de 5 estrelas
0 notas

0 avaliação0 avaliação

O que você achou?

Toque para dar uma nota

A avaliação deve ter pelo menos 10 palavras

    Pré-visualização do livro

    Desemprego - GAP - Grupo de apoio psicoprofissional

    Mandela

    Agradecimentos

    Este livro é dedicado ao Grupo de Voluntários do GAP, patrimônio humano de inestimável valor, a Evelin Lindner, estudiosa e ativista incansável na luta pela dignidade humana (HumanDHS), e aos nossos familiares e amigos, pelo incentivo e apoio constantes.

    Ele é resultado de um esforço cooperativo e interativo de profissionais de diversas áreas. Agradeço a todos pela oportunidade de trabalharmos e aprendermos juntos e pelas valiosas e inspiradoras contribuições.

    Pelos ensinamentos, orientações e valiosos cuidados, homenageio os professores Amauri Mascaro Nascimento, Mercedes Marin, Conrado Ramos, Edgar Nobrega, Antonio Barone e Carlos Alberto Q. Barbosa.

    Sinceros reconhecimentos a Marlene Soares dos Santos, Andrea Castro de Jesus, Cristiane Chagas, Francisca Helena Costa Araujo, Marcelo Guedes de Britto, João Marcelo de Souza, Ivanir Maciel, Izanete e Ivani Gonzaga, Claudio de Camargo Crê e aos diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco em 2002, pelo apoio à criação e desenvolvimento do GAP.

    Por fim, especiais agradecimentos às entidades e dirigentes que viabilizam, cotidianamente, nossa atuação na cidade de Guarulhos/SP:

    Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região – presidente José Pereira dos Santos e diretorias de 2002 a 2015;

    SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) – presidentes e diretorias de 2010 a 2015.

    Rosy Rodrigues

    (Organizadora)

    Apresentação

    O leitor deste livro, de maneira geral, deve estar buscando um emprego no sentido mais corriqueiro da palavra, ou seja, uma vaga no mercado de trabalho.

    Certamente, o material aqui condensado servirá a esta finalidade. Mas o efeito mais duradouro e desejado é levá-lo a se colocar em movimento, a conjugar o verbo empregar na primeira pessoa, passando a aplicar, fazer uso, utilizar tempo, mente, capacidades, criatividade e vontade para apoderar-se o máximo possível da autoria de sua própria história.

    Se um trabalho remunerado não está sendo possível no momento, é certo que a vida não está totalmente paralisada. A pessoa pode ocupar-se de muitas outras formas. Questionar quais são essas formas é de fundamental importância na crise do desemprego.

    Saber se o tempo e a energia estão sendo utilizados de forma construtiva ou se estão sendo desperdiçados com pensamentos limitadores, atitudes ou autocríticas negativas, é parte da responsabilidade que cabe a quem procura vaga no mercado de trabalho.

    Para a superação de momentos difíceis se requer inteligência. Buscar conhecimentos e troca de experiências, voltar a atenção para os pensamentos, as opções, ações e avaliar as consequências, são atitudes importantes para o alcance de realizações.

    Não existem soluções milagrosas para o combate ao desemprego, mas é certo que parte delas só está disponível, verdadeiramente, dentro de cada um.

    Assim como qualquer outra crise, a ocasionada pelo desemprego traz oportunidade de crescimento, de criação de novos rumos, de desenvolvimento de capacidades e aprendizados.

    Este livro foi pensado para manter o leitor ativo e consciente de suas responsabilidades e motivado a criar oportunidades e buscar saídas realizadoras e efetivas. Mais ainda, para que o leitor – desempregado ou não – perceba que pode empregar tempo, energia e potencial na construção de novos rumos para sua vida.

    Introdução

    O desemprego decorre de vários fatores, dentre eles: políticas governamentais, má distribuição geográfica de oportunidades, globalização, descompasso entre a procura e a oferta de trabalho, idade, gênero, avanços tecnológicos, ausência ou má-formação profissional.

    A perda do trabalho leva a uma espécie de luto, que assusta, revolta e amedronta. Tais sentimentos se revezam até que haja aceitação, reação e recuperação. Nessa situação, o indivíduo se sente perdido, vivencia medo e culpa, sendo levado a questionar o próprio sentido da vida. Esse conjunto de sentimentos não raramente provoca reações físicas e mentais que podem transformá-lo em uma pessoa solitária, propensa à exclusão social.

    O desequilíbrio emocional pode se instalar e levar o desempregado a negligenciar a saúde, a abusar de drogas, podendo vir a praticar delitos em busca de recompensas

    Está gostando da amostra?
    Página 1 de 1